quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Lição 9 - O Discípulo de Jesus

Vamos iniciar lição nove, o discípulo de Jesus.  Espero que você tenha em mãos o esboço simples para esta lição.  O primeiro ponto desta lição é uma leitura bíblica.  Leia Atos 11:26: “e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia.  Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos.  Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos”.  A Bíblia diz que “os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos”.  A palavra “cristão” é uma boa palavra para descrever aqueles que foram batizados em nome de Jesus para perdão dos seus pecados, mas esta palavra aparece somente três vezes no Novo Testamento (Atos 11:26; 26:28; 1 Pedro 4:16).  Desde Atos 2 e durante vários anos as pessoas batizadas foram chamadas de “discípulos”.  A palavra “discípulo” aparece mais de duzentos e sessenta vezes em Mateus, Marcos, Lucas e João.  A palavra “discípulo” significa: “Aquele que segue as idéias ou doutrinas de outrem”.  A palavra significa mais do que ser um aluno, mas um seguidor e um aprendiz.  Leia Lucas 6:40.  “O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre”.  O propósito do discípulo é aprender tão bem que ele pode agir como o mestre.  O aluno tem o alvo de tornar-se professor.  Ser discípulo não significa somente freqüentar cultos no domingo e assistir pregações, mas significa que vai agir como Jesus.
O segundo ponto desta lição é: O que Jesus exigiu dos Seus discípulos?  Leia Marcos 1:14-18.  “14 Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus.  15 ‘O tempo é chegado’, dizia ele.  ‘O Reino de Deus está próximo.  Arrependam-se e creiam nas boas novas’!  16 Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e seu irmão André lançando redes ao mar, pois eram pescadores.  17 E disse Jesus: ‘Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens’.  18 No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram”.  Vamos observar as frases desta leitura quando Jesus chamou os primeiros discípulos.  Jesus estava andando à beira mar e viu Simão e André e disse:  “Sigam-me”.  Jesus não esperava que eles sentassem para ouvir uma pregação.  Ele queria que eles se levantassem para seguir.  Jesus nos chama também para sermos discípulos, seguidores e não apenas ouvintes.  Jesus também disse: “eu os farei”.  Jesus queria fazer alguma coisa com a vida deles.  Jesus não forçou estes homens ou obrigou estes homens a fazer nada.  Ele os convidou a mudar de vida.  Para Jesus conseguir transformar o discípulo à Sua semelhança, o discípulo tem que ter uma atitude de humildade e submissão.  O que Jesus queria fazer com estes homens?  Ele queria fazer deles: “pescadores de homens”.  Estes homens sabiam pescar peixes, mas agora vão aprender a pescar homens.  Reprodução espiritual é o alvo de um discípulo.  Discípulos vão fazer outros discípulos.  Por exemplo: No lado físico da vida, um pai e uma mãe vão dar à luz a um filho.  Os pais vão criar e ensinar este filho até ele é capaz de casar-se e ter filhos e criá-los.  A mesma coisa acontece no lado espiritual da vida.  Depois de nascer de novo, o alvo deste novo discípulo é crescer e aprender a fim de ser capaz de reproduzir novos discípulos.  Nesta leitura de Marcos 1 Jesus chamou estes novos discípulos para seguir e aprender.  Depois de três anos de aprendizagem de como ser pescadores de homens, leia o que Jesus lhes disse em Mateus 28:18-20: “18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.  19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.  E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.  Depois de três anos de ser aprendizes, Jesus disse: É a sua vez de fazer discípulos.  Faça a mesma coisa com outros que eu fiz com vocês.  Chame uma pessoa a seguir, batize esta pessoa e depois ensine esta pessoa como fazer discípulos.  Todos os estudos que nós vamos fazer juntos, vão ajudar você a crescer espiritualmente, viver a vida cristã e trazer outros a seguir Jesus e conhecer a vida eterna.  Vamos voltar à leitura de Marcos 1.  Depois de chamar estes homens, o texto diz: “No mesmo instante eles deixaram as suas redes”.  Seguir Jesus é mais importante do que qualquer emprego.  Você não tem que necessariamente largar o seu emprego, mas Jesus quer o primeiro lugar na sua vida profissional.  Se o seu emprego interferir com a sua participação nos cultos de louvor, será que você vai largar o emprego e confiar em Deus para um emprego melhor, ou você vai honrar o patrão acima do Criador do mundo?  Coloque Deus em primeiro lugar e Ele cuidará de todas as suas necessidades (Mateus 6:33).  Estes homens largaram os seus negócios e Jesus providenciou todas as suas necessidades na obra de Deus.  Deus colocou você na sua profissão para que você possa ganhar mais discípulos para Ele.  Quantos dos seus colegas de trabalho sabem de sua crença em Jesus?  Você já os convidou para fazer estas lições dos Princípios Básicos da Fé Cristã?  Depois de deixar as suas redes a Bíblia diz: “e o seguiram”.  Uma decisão de seguir Jesus não é suficiente.  Tem que haver ação também.  Estes homens literalmente levantaram-se, saíram dos seus barcos e foram seguir Jesus.  O que você está fazendo para seguir Jesus?  A nossa lição termina este ponto com uma pergunta?  O que Jesus exige de sua vida?  A mesma coisa!  Veja este mesmo ensinamento mais tarde no Novo Testamento.  Leia o que Paulo escreveu a Timóteo: “E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros” (2 Timóteo 2:2).  Paulo fez um discípulo de Timóteo e agora ele quer que Timóteo faça discípulos de homens fiéis que vão fazer discípulos de outros.  Por que é tão importante fazer discípulos?  Porque é a única maneira de evangelizar o mundo inteiro.  Hoje o nosso mundo tem cerca de seis bilhões de habitantes.  É possível evangelizar todos?  Parece difícil, não é?  Jesus deu este mesmo alvo para onze discípulos em Marcos 16:15-16: “15 E disse-lhes: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.  16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.  Será que Jesus deu um alvo impossível para eles?  Posso imaginar Pedro pensando: “Como vamos aprender tantas línguas e viajar tão longe”?  Será que foi impossível?  Leia o que foi escrito trinta anos depois de Jesus dar o alvo de evangelizar o mundo inteiro, Colossenses 1:23: “desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu.  Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro”.   Trinta anos depois de Marcos 16, Paulo afirmou que o evangelho for pregado a todos.  Nem todos obedeceram ao evangelho, mas todos tinham a oportunidade de ouvir as boas novas de Jesus.  Como eles conseguiram?  Eles não tinham rádio, televisão, telefones, nem internet.  Eles foram a pé e fizeram discípulos!  Lembra-se da primeira lição desta série?  Em João capítulo um, João Batista trouxe André para Jesus e André trouxe Pedro e Pedro trouxe outros.  Jesus trouxe Filipe e Filipe trouxe Natanael, etc.  Se nós começamos hoje, só nós dois, será que pudermos evangelizar o mundo todo antes de nossa morte?  Parece difícil, não é?  Mas não é difícil, se fizermos discípulos.  O princípio de fazer discípulos é progressão geométrica.  Imagine no primeiro ano que eu ensino você e você torna-se cristão e eu passo um ano treinando você a fazer discípulos.  No final do primeiro ano teremos dois discípulos.  No segundo ano eu vou fazer um novo discípulo e você vai fazer um discípulo.  Quantos teremos no final do segundo ano?  Quatro!  No final do terceiro ano?  Oito!  No final do quarto ano?  Dezesseis!  No final do quinto ano?  Trinta e dois!  No final do sexto ano?  Sessenta e quatro!  No final do sétimo ano?  Cento e vinte e oito!  No final do oitavo ano?  Duzentos e cinqüenta e seis!  No final no nono ano?  Quinhentos e doze!  No final do décimo ano?  Mil e vinte e quatro discípulos!  O que está acontecendo todo ano?  Estamos dobrando e multiplicando.  Se continuar neste ritmo, no final de vinte anos o número chega a dois milhões de discípulos.  No final de trinta e quatro anos o número chega a trinta e quatro bilhões, sete vezes a população do mundo.  Sim, é possível evangelizar o mundo todo em nossa vida e nenhum de nós tem que fazer mais do que trinta e cinco discípulos durante a vida toda.  O segredo:  Faça discípulos e não ouvintes.  É fácil batizar alguém e correr batizar mais um.  Mas quando damos a luz a um filho, não deixamos na calçada e corramos ficar grávida de novo.  Não, nós cuidamos do filho até ele é capaz de cuidar dos seus filhos.  Portanto, o professor ou a professora deve continuar ensinando, cuidando e treinando o novo discípulo.  Uma coisa que vai ajudar você a fazer discípulos é participando num grupo pequeno de evangelismo.  Assim, trabalhamos em equipe para trazer os nossos amigos a Cristo.  Não temos que evangelizar sozinhos.
O terceiro ponto desta lição é: O que Jesus exigiu dos Seus discípulos?  Leia Lucas 9:23-26.  “23 Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.  24 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará. 25  Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo?  26 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos”.  Vamos observar as frases desta leitura.  “Se alguém” – qualquer pessoa pode seguir Jesus, não é somente para pregadores, evangelistas, missionários e pastores.  “Quiser acompanhar-me” – Vontade é necessário.  Ninguém vai forçar você a seguir ou forçar você a ser batizado.  Ninguém vai torcer o seu braço ou manipular você para seguir Jesus.  A decisão é sua.  Jesus está chamando você para seguir, mas se você não quer, Ele vai chamar outros.  “Negue-se a si mesmo” – Ser discípulo de Jesus é negar sua vontade (disposição), para fazer a vontade de Deus.  Jesus é um exemplo de como fazer isso.  Jesus orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice”!  Jesus não queria morrer.  Mas Ele também orou: “Contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres” (Mt 26:39).  Vamos seguir o exemplo de Jesus e sacrificar o que for necessário para viver eternamente.  “Diariamente” – Nós devemos seguir Jesus todos os dias, vinte e quatro horas por dias, sete dias por semana, não somente no dias de culto da igreja.  “Tome a sua cruz” – A cruz significa responsabilidade, mesmo com sofrimento.  Algumas responsabilidades cristãs são: estudo bíblico, arrependimento dos pecados, oração, freqüência e participação nos cultos, amor pelos irmãos, servir num ministério e evangelismo.  Quando Jesus tomou a Sua cruz, Ele a carregou e depois morreu nela.  Quando seguimos Cristo, morremos para a velha vida e agora vivemos para Cristo.  Uma maneira moderna de falar: “Tome a sua cruz” é “vestir a camisa”.  Vestir a camisa significa mais do que colocar um uniforme e aparecer para o jogo.  Vestir a camisa significa participar nos treinos todo dia em preparação para o jogo.  “E siga-me” – Não vamos seguir uma filosofia, uma denominação ou outro homem, mas sim Jesus.  Para seguir Jesus, temos que permanecer na Palavra Dele (João 8:31; 12:48).  Nós devemos ter o mesmo alvo de um bebê.  O alvo de um bebê é andar e falar como todos aqueles ao seu redor.  Vamos ter como o nosso alvo: andar e falar como Jesus.  Para isso acontecer, temos que seguir Jesus.  “Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo”? – O que você quer na vida?  Quais são os seus alvos?  Seguir Jesus abençoará a sua vida agora e durante toda a eternidade.  Se deixar Cristo de lado e você procura somente as coisas desta vida, então perderá a vida eterna.  Algumas pessoas acham que têm que trabalhar no Domingo ao invés de adorar a Deus.  Ao invés de dobrar o joelho para Jesus e confiar no cuidado Dele (Mateus 6:25-33), dobram o joelho para o patrão para receber um pouco mais.  A nossa vida é física e espiritual.  Se você deixar a parte espiritual de lado, você vai viver a metade da vida, a metade do que Deus planejou para você nesta vida.  O que Jesus exige de sua vida?  A mesma coisa que Ele exigiu dos primeiros discípulos.
O quarto ponto desta lição é: O que Jesus exigiu dos Seus discípulos?  Leia Lucas 14:25-33.  “25 Uma grande multidão ia acompanhando Jesus; este, voltando-se para ela, disse: 26 Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.  27 E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.  28 Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?  29 Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, 30 dizendo: Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar.  31 Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil?  32 Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz.  33 Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo”.  Uma grande multidão estava seguindo Jesus.  O povo gostava de Jesus e dos Seus ensinamentos.  Mas, Jesus parou e explicou para todos o que é necessário para ser o Seu discípulo.  Três vezes nesta leitura Jesus disse: “Não pode ser meu discípulo” (vs. 26-27,33).  Não é qualquer maneira que é aceitável para seguir Jesus.  Temos que seguir como Jesus quer ser seguido.  Vamos observar algumas frases desta leitura.  “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim” – Nós devemos amar Jesus mais do que qualquer outra pessoa ou coisa.  Um discípulo não deve largar sua família.  Pelo contrário, ele será um pai, mãe, marido, esposa ou filho melhor.  O discípulo é conhecido pelo amor (João 13:34-35).  Jesus quer ser o primeiro na sua vida, acima das demais pessoas.  (Algumas traduções colocam a palavra “aborrece” que quer dizer “amar menos” – Mateus 10:37).  Se a minha família quer que eu abandone Jesus, vou amar Jesus acima da minha família e seguir a vontade de Deus e participar nos cultos, etc.  “Calcula o preço” – Antes de fazer uma construção, o construtor deve calcular o preço.  Quantos prédios estão em nossa cidade, construídos pela metade e abandonados?  O que aconteceu?  Faltou dinheiro.  Muito foi investido no alicerce e outras partes da construção, mas sem terminar a construção, é inútil.  Jesus está usando esta ilustração para falar de uma pessoa que vai se batizar sem pensar nas modificações que esta decisão pode provocar na sua família, amizades, trabalho, tempo, finanças, divertimentos, linguagem, moral, hábitos, vícios, etc.  Você pode permanecer fiel até a morte?  Um seguidor de Jesus tem um compromisso de crescer e andar sempre fiel a Cristo.  Isso não significa que a pessoa vai andar perfeito, mas seguir, aprender, confessar pecados e amadurecer.  Se uma pessoa não tem a intenção de ser fiel, não deve ser batizada.  “Se não for capaz” – Quando um exército de dez mil homens vai enfrentar um exército de vinte mil, quem vai ganhar?  Aquele com vinte mil!  Nesta ilustração o rei com dez mil homens somos nós.  O rei com vinte mil homens é Deus.  Analise as alternativas e renda-se antes de ser destruído.  As alternativas são vida eterna com Deus ou castigo eterno no inferno.  “Renunciar a tudo o que possui” – Jesus é o dono de tudo que temos e nós somos os administradores Dele.  Quando Jesus falou sobre renunciar tudo o que possui, Ele não estava dizendo que você tem que necessariamente vender todas as suas coisas.  Só que Jesus quer ser o primeiro na sua vida, acima de todas as suas possessões e interesses.  Jesus quer tudo ou nada.  Quando eu tinha dezessete anos, eu gostava muito de atletismo e ganhava corrida após corrida (oitocentos e mil metros).  Um domingo de manhã tinha uma corrida de cinco mil metros e o prêmio ao vencedor foram vinte e cinco dólares.  Eu pensei: “Eu posso ganhar aquilo”.  Eu fiquei ausente do culto de louvor, corri, ganhei o dinheiro.  Depois da corrida, eu cheguei ao prédio da igreja e vi todo mundo saindo do culto.  Eu pensei: “O que eu fiz”?  Eu troquei um momento de agradecer o meu Criador e Salvador por vinte e cinco dólares.  Que loucura!  Foi a minha última corrida de competição.  Eu larguei o atletismo, porque estava interferindo com o meu relacionamento com Jesus.  O que é mais importante?  Dinheiro ou eternidade?  Também, minha filha tem sido uma boa atleta nas corridas de oitocentos metros e no jogo de basquete.  Eu a admiro muito.  Cada vez que tem uma corrida ou jogo no domingo, ela fala ao treinador que ela já está comprometida no domingo.  Eu sempre gostei daquele filme “Carruagem de Fogo”, sobre atletas em treinamento para as olimpíadas.  Um atleta dos duzentos metros rasos chegou às olimpíadas, o melhor no mundo, e descobriu que a sua corrida estava no domingo.  Ele não correu!  No final da história, ele teve outra oportunidade para correr numa outra corrida mais comprida (quatrocentos metros), pela qual ele não treinou.  E ele ganhou a medalha de ouro.  Deus honra aqueles que O honram!  Eu conheço uma jovem que decidiu seguir a Cristo e casar-se com um cristão.  Os pais dela ficaram tão bravos que a mandou embora da família e tirou o nome dela da herança.  Era uma família rica.  Ela confiou em Cristo.  Com a passagem dos anos, o relacionamento foi restaurado com os pais e no falecimento deles, ela herdou a fortuna deles.  Ela e o seu marido têm usado tudo isso para o Reino de Deus!  Confie em Deus e tudo sempre dará certo.  O que Jesus exige da sua vida?  A mesma coisa que Ele exigiu dos Seus primeiros discípulos. 
O quinto ponto desta lição é: Jesus prometeu que você receberá mais do que renuncia.  Leia Marcos 10:28-30.  “28 Então Pedro começou a dizer-lhe: Nós deixamos tudo para seguir-te.  29 Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, 30 deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna”.  Tudo que nós temos pertence a Deus.  Se temos que deixar algo por causa de Jesus e do evangelho, o que Jesus prometeu?  Vamos receber no tempo presente cem vezes mais bênçãos, também perseguição e a vida eterna.  Quando Ele falou “cem vezes mais” Ele não estava motivando alguém para dar para receber.  O ponto é que Deus sempre cuidará de nós.  Eu posso testemunhar deste fato.  Quando a minha esposa e eu deixamos bens e família para mudar para o Brasil como missionários, eu vi as lágrimas nos olhos da minha esposa quando embarcamos no avião.  Já estamos no Brasil mais de vinte e dois anos e amamos este pais e o povo brasileiro.  Deus nos deu cem vezes mais de irmãos, irmãs, pais, mães e filhos.  Se alguma coisa acontecer com a nossa casa, sabemos que temos mais de cem casas em Curitiba onde morar, pois temos uma grande família aqui.  Viemos ao Brasil com pouca coisa, mas hoje estamos bem cuidado em todos os sentidos.  Deus é grande e digno de todo o louvor!  Eu li em algum lugar o testemunho de uma outra pessoa.  Alguém fez esta observação sobre ela: “Você sempre oferta tanto para a obra de Deus e parece que você sempre tem mais”.  A pessoa respondeu: “Eu uso a minha pá para colocar os meus bens no celeiro de Deus e Deus usa a pá Dele para colocar bens no meu celeiro, mas a pá de Deus é maior do que minha”.  Jesus prometeu que você receberá mais do que renuncia.
Aplicação e desafio.  Você quer ser um discípulo ou somente um ouvinte de Jesus?  O que falta na sua vida para você ser um discípulo?  Você está pronto para obedecer ao evangelho e tornar-se um discípulo?  Participe nos grupos pequenos de C.A.S.A. da congregação.  Estes grupos enfatizam os relacionamentos espirituais entre os discípulos.  Os discípulos encorajam um ao outro em evangelização, comunhão e aperfeiçoamento espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário