quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Lição 6 - O Plano da Salvação.

            Vamos começar a lição seis sobre o plano da salvação. Verifique que você tem o esboço simples desta lição em mãos.  


Com um click aqui, acesse o esboço da lição!

 Antes de iniciar a lição, eu sempre faço uma pergunta para o aluno que está estudando: “Você quer entrar no Reino de Deus”?  A maioria diz: “Sim, eu quero”.  A próxima pergunta é “Quando”?  A maioria diz: “Logo”.  (Assim você vai descobrir o interesse verdadeiro do seu aluno na aplicação da última lição).  Nós vamos aprender agora o que é preciso para entrar no Reino de Deus.  E eu quero encorajar você a obedecer a esta mensagem.  O que eu tenho feito para iniciar a lição é pegar um pedaço de papel em branco e escrevo nele uma lista compartilhando as qualidades de um cristão.  Eu peço para a pessoa concordar ou discordar comigo sobre os itens  enquanto faço a lista.  Primeiramente um cristão é uma pessoa “salva”, embaixo disso: “pecados perdoados”, embaixo disso: “pecados lavados”, embaixo disso: “nasceu de novo”, embaixo disso: “Espírito Santo”, embaixo disso: “nova criatura”, embaixo disso: “boa consciência”, em baixo disso: “em Cristo”, embaixo disso: “anda em nova vida”.  Há outras qualidades que descrevem uma pessoa cristã, mas estas são as principais.  Esta lista que fizemos é um esboço que vamos seguir no decorrer do nosso estudo.  Segundo esta lista que fizemos, são estas as qualidades que devemos ter em nossas vidas.  Então eu pergunto a você: “Você tem estas qualidades”?  Alguns vão dizer: “sim”, outros vão dizer: “algumas” e outros vão dizer “não tenho, mais eu quero ter”.  O propósito desta lição é ensinar uma pessoa como ter todas estas qualidades.  As próximas perguntas a serem feitas são: “É possível que uma pessoa pense que tem todas as qualidades de um cristão e na verdade não tenha nenhuma?  É possível que alguém se ache salvo, mas na verdade não está salvo”?  É bem possível.  É como Saulo de Tarso (conhecido depois como o apóstolo Paulo), que achava que estava fazendo o certo matando cristãos, mas quando ele descobriu a verdade ele mudou e começou a seguir a Cristo (Atos 26:9-11).   Nesta lição vamos comparar o que a Bíblia diz a respeito de salvação com o que nós achamos, e ver se nós precisamos mudar ou continuar como estamos.  
            Vamos ver a primeira pergunta no esboço simples: “O que devemos fazer para ter remissão dos pecados e ter salvação”?  Nós temos uma pequena entrevista para ser feita aqui.  “Você se considera salvo ou perdido nesse momento”?  É como casar-se.  Quando o rapaz pede a moça em casamento, já estão casados?  Não.  Quando compram as alianças na loja, já estão casados?  Não.  Quando dão entrada nos documentos no cartório, já estão casados?  Não.  Quando são casados?  No dia que assinam no documento e fazem os votos um ao outro.  Agora sim, são casados.  Houve um momento assim na sua vida espiritual?  Num momento você estava perdido e no próximo momento você estava salvo?  Muitas pessoas com quem você vai falar já tiveram uma experiência de salvação no passado, então elas vão dizer: “Eu sou salvo”! E outros que não conhecem nada vão responder “perdidos”!  Se a pessoa responder: “perdido”, pergunte se ela já teve uma experiência religiosa no passado em que se achava salva por um tempo, mesmo que não se sente salvo agora.  Se não houve nenhuma experiência religiosa, ensine o restante da lição.  Se houve uma experiência religiosa, anote o que foi de acordo com as próximas perguntas do esboço simples.  Se a pessoa responde “salvo”, circule esta resposta e a próxima pergunta a ser feita é: “Como foi a sua conversão”?  (Deixe a pessoa descrever como foi a sua conversão.  Escreva o que ela está contando para afirmar a crença da pessoa sobre este assunto de salvação.  Se você está lendo ou ouvindo esta material, escreva a sua conversão numa folha a parte antes de proceder com a lição).  Há duas respostas principais de pessoas que afirmam que já estão salvas.
PRIMEIRA RESPOSTA: Pessoas pentecostais, evangélicas ou protestantes vão falar algo parecido com o seguinte.    Normalmente a pessoa vai responder que ela estava numa igreja, ouviu uma pregação, foi para frente (ou levantou a mão), fez uma oração com o pastor, aceitando Jesus como seu Salvador pessoal.  Eu gosto de fazer uma linha de tempo no meu papel em branco e vou colocar o dia que a pessoa foi salva.  A próxima pergunta é: “se responder ‘salvo’ especificamente quando foi que recebeu o perdão dos pecados”?  Talvez a pessoa responda: “Enquanto eu orava com o pastor e aceitava Jesus no meu coração, eu estava chorando e pedindo perdão e Deus me perdoou todos os meus pecados.  Depois da oração eu senti alegria no meu coração”.  Depois de confirmar a data da sua conversão, o dia de sua salvação e perdão, eu vou perguntar se ela já foi batizada?  (Não fale sobre batismo até a data de salvação foi confirmada).  (Algumas pessoas já foram batizadas e outras não).  “E quando foi o seu batismo”?  Eu escrevo aquela data que foi dada, no papel, naquela linha do tempo.  Muitas pessoas vão falar que foram batizadas dois meses ou dois anos depois do dia de sua salvação.  Outra pergunta: “Como foi o seu batismo”?  Normalmente a pessoa falará imersão ou aspersão.  Outra pergunta: “Por que você foi batizado”?  Esta é uma pergunta difícil para várias pessoas porque elas não sabem como responder a razão do batismo.  Muitos dizem que se batizaram para serem membros de uma igreja, outros para seguirem o exemplo de Jesus.
SEGUNDA RESPOSTA: Pessoas católicas vão responder que sempre foram salvas, pois foram “batizadas” quando eram bebê e mais tarde houve “confirmação”.  Coloque estas duas idéias na linha de tempo: “batizado como bebê” e mais tarde começou a ter a própria fé.  As respostas obtidas na entrevista são para realmente saber se a pessoa foi salva e o que ela acredita sobre salvação.  Agora o que vamos fazer é ler o que a Bíblia fala, ver o que Deus ensina sobre salvação e comparar o ensinamento bíblico com a nossa conversão.
Vamos começar com a leitura de Efésios 2:8-10...“8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não por obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós s praticarmos...”. A Bíblia diz como nós somos salvos. Segundo o versículo 8, como nós somos salvos? Pela graça, por meio da fé. (Preencha as lacunas no seu esboço simples).
Duas coisas são necessárias para a salvação, graça e fé. No papel que estamos usando para fazer anotações, vamos escrever “graça” e “fé”. Ao lado da palavra “graça”, vou escrever “Deus”. Pois, é Ele que dá a graça. Ao lado da palavra “fé”, vou escrever “nós”. Pois, a fé é a nossa resposta a graça de Deus.  O que significa graça?  É uma coisa dada por Deus que nós não merecemos. E o que significa fé? Nós estudamos sobre o que significa fé, no livro de João. Vimos que quer dizer obediência (João 8:31; 12:42-43). Vamos ler Romanos 1:5. “Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé”.  Vemos nesse texto que fé é necessária, mas que tipo de fé é necessário?  Uma fé obediente. Vamos ler Romanos 6:17-18.  “17 Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.  18 Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça”.  O que aprendemos neste texto é que o povo era escravo do pecado, mais agora são servos da justiça.  O que eles fizeram para mudar de vida?  Eles “obedeceram de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida”.  Alguém os entregou o ensinamento de Deus.  Eles obedeceram a este ensinamento e agora são servos da justiça.  Agora o que eles fizeram?  O que eles obedeceram?  O que eles fizeram com a sua fé?  No começo deste mesmo capítulo mostra exatamente o que eles fizeram, mais antes de você ler isso, vamos continuar falando sobre fé obediente.  Leia Romanos 16:26.  “Mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe”.  Novamente vemos as palavras crer (fé) e obediência andando juntos.  Você deve ter fé e obedecer ao que Deus mandar ou você não poderá ser salvo.  Agora vamos ler Romanos 3:24.  “Sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”.  Aqui diz que graça, redenção, justificação e perdão estão somente em Jesus Cristo.   Leia Romanos 5:17.  “Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo”.  Aqui diz que nós temos que “receber” a graça de Deus.  Como recebemos a graça de Deus?  Romanos 6:17-18 diz que temos que obedecer ao ensinamento que foi transmitida.  Qual é o ensinamento?  É o restante desta lição.  
       Olhe no esboço simples na sua mão.  Há cinco lacunas para preencherem.  Leia cada referência e preencha as lacunas.  Primeira lacuna: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”, João 3:16.  Aprendemos que temos que “crerem Jesus.  Já aprendemos de João 8:31 e 12:42-43 que “crer” é mais do que um pensamento na sua mente.  É um ato de obediência à Palavra de Deus.  Aprendemos de Tiago 2:19 que até os demônios crêem em Jesus, mas não são salvos, pois não vão obedecer.  Segunda lacuna: “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns.  Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”, 2 Pedro 3:9.  Aprendemos que Deus espera “arrependimento” das pessoas.  Estudamos sobre isso na lição três sobre o maior problema de humanidade, o pecado.  Arrependimento é a decisão de mudar a mente e não querer pecar mais, mas seguir a vontade de Deus daqui para frente.  2 Coríntios 7:9-10 mostra que arrependimento é mais do que tristeza, mas é uma mudança do rumo de sua vida.  Isso não significa que jamais vai pecar de novo, mas a sua decisão de não querer pecar mais e a sua decisão de seguir nos passos de Jesus.  Terceira lacuna: “9 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.  10 Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação”, Romanos 10:9-10.  Aprendemos que devemos “confessar”  com a nossa boca, Jesus como Senhor de nossas vidas.  É uma declaração que Jesus será o meu Rei.  Vou obedecer a Palavra de Jesus.  Algumas pessoas lêem esta passagem e acham que é somente isso que tem que fazer para serem salvas, mas elas têm que lembrar o contexto destes versículos.  Paulo já ensinou como ser salvo nos capítulos 1 a 8 de Romanos.  Agora em capítulos 9 a 11, ele está escrevendo aos judeus que tinham rejeitado Jesus como Senhor.  E em um versículo, ele resumiu capítulos 1 a  8.  Se fosse somente confessar e crer para ser salvo, eu perguntaria: “E arrependimento”?  Esta passagem não mencionou arrependimento e com certeza este ensinamento também é necessário.  O ponto é que temos que estudar tudo que o Novo Testamento ensinou sobre salvação.  Quarta lacuna: aprendemos em Atos 2:38 e João 3:5 que “batismo” (nascimento da água e do Espírito) é necessário para salvação (vamos falar sobre estas passagens em mais detalhe daqui a pouco).  Quinta lacuna: aprendemos de Mateus  10:22 que precisamos “perseverar até o fim”.  Em Atos 2:42 aprendemos na última aula sobre três mil pessoas que foram batizadas e lá diz que elas perseveraram na sua participação na igreja (estudo da Palavra, comunhão com outros cristãos, ceia do Senhor e oração diária).  Olhe no esboço simples de novo.  Está vendo a mão com a palavra “fé” escrita no meio?  Estas cinco coisas são necessárias para a salvação (Crer, Arrepender-se, Confessar, Batizar e perseverar).  É como abrir um cofre.  Se o segredo é 1,2,3, será que o cofre vai abrir com 3,2,1?  Não.  Que tal 2,1,3?  Não.  Tem que ser 1,2,3.  Tem que ter todos os números e na ordem certa ou não vai abrir.                    
           O que vou fazer agora é seguir aquele pequeno esboço que fizemos no começo sobre o que é um cristão: salvo, pecados perdoados, pecados lavados, nasceu de novo, boa consciência, Espírito Santo, nova criatura, em Cristo, anda em nova vida, que nós escrevemos no papel.  Ao lado da palavra “salvo” escreva a passagem Marcos 16:15-16.  “15 E disse-lhes: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.  16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.  O que podemos aprender nesta passagem é que Jesus falou para irmos por todo mundo e pregarmos o evangelho a toda criatura.  O que é o “evangelho”?  Escreva a palavra “evangelho” na sua folha e coloque uma lacuna ao lado.  Você sabe o que é o “evangelho”?  A palavra “evangelho” é uma palavra grega, traduzida em português moderna, é a palavra “boa nova” ou “boas notícias”.  Quais são as boas notícias?  (Responda a pergunta por escrito antes de proceder).  Algumas pessoas vão responder: “salvação” (não, este é o resultado do evangelho); “igreja” (não, este é outro resultado do evangelho); “vida eterna” (não, este é outro resultado do evangelho); “a vida de Jesus” (não, isso foi antes do evangelho); “Jesus” (sim, mas o que sobre Jesus?)  Até este momento o aluno fica um pouco frustrado, pois não respondeu corretamente ainda e achava que sabia a resposta facilmente.  Eu tenho feito esta pergunta para muitas pessoas, de vários grupos religiosos, por muitos anos.  A maioria das pessoas não sabe o que é o evangelho.  Se nós não conhecermos o evangelho, nós não somos salvos.  Muitos alunos vão exigir que você fale qual é o evangelho.  Eu como professor, prefiro deixar a Bíblia responder a pergunta.  O evangelho está em Marcos 16, mas vamos deixar a lacuna em branco por alguns minutos e daqui a pouco vamos ler uma passagem bíblica que vai definir o “evangelho” para nós.  Até o final desta lição você vai saber o que é o evangelho.
            Agora, Marcos 16:16 diz que: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.  Nós devemos “crer” no que?  No evangelho, mencionado no versículo 15 (que ainda vamos descobrir o que é daqui a pouco).  Segundo esse versículo, o que é necessário para ser salvo?  Algumas pessoas falam: “Quem é batizado é salvo e pode crer depois”.  Está certo?  Não, pois Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo”, mas é o que acontece na “conversão” de alguns bem conhecidos em nossa sociedade.  Pois “batizam” um bebê e mais tarde quando crescer vai “crer” por si mesmo.  Marcos 16:16 disse que uma pessoa precisa “crer” antes de ser batizado.  Uma pessoa que será batizada tem que ter a idade suficiente e capacidade para crer no evangelho antes de ser batizada.  Já mostramos na terceira lição, desta série, que bebês não tem pecado a ser perdoado.  Portanto, não precisam de batismo.  Leia Ezequiel 18:18-20.  “18 Mas seu pai morrerá por causa de sua própria iniqüidade, pois praticou extorsão, roubou seu compatriota e fez o que era errado no meio de seu povo.  19 Contudo, vocês perguntam: ‘Por que o filho não partilha da culpa de seu pai?’ Uma vez que o filho fez o que é justo e direito e teve o cuidado de obedecer a todos os meus decretos, com certeza ele viverá.  20 Aquele que pecar é que morrerá. O filho não levará a culpa do pai, nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo lhe será creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada”.  Somente quem pecar tem pecado.  Bebês não herdam o pecado dos pais.  Portanto, não existe a idéia “pecado original” na Bíblia.  Jesus disse que as crianças já estão no Reino, Mateus 18:1-4.  Uma criança somente terá pecado quando sabe distinguir entre o bem e o mal e decide praticar o mal, então será pecador, (Deuteronômio 1:39; Números 14:29).  Outras pessoas falam: “Quem crer é salvo e pode ser batizado mais tarde”.  Está certo?  Não, pois Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo”, mas é o que acontece na “conversão” de alguns bem conhecidos em nossa sociedade.  Pois “crêem em Cristo” fazendo uma oração de fé: “aceitando Jesus em seu coração como Salvador pessoal” para serem salvos e talvez sejam batizados mais tarde, quando forem aprovados para serem membros de uma denominação.  Se for assim, seria mais fácil entrar no céu do que entrar na denominação.  Muitos hoje dizem que o batismo não é necessário para a salvação.  Eles dizem que você pode crer e ser salvo e mais tarde ser batizado.  Mas Jesus diz que batismo é necessário para a salvação.  De acordo com Jesus, quando alguém é salvo, antes ou depois do batismo?  Depois!  Você não pode ser salvo sem o batismo.  Marcos 16:16 é como dois vagões de um trem (ilustrar na sua folha).  Separados, os dois vagões podem ir em direções diferentes.  Mas, quando for colocado um elo no meio dos dois, então ambos vão na mesma direção.  A palavra “e” é o elo aqui.  Quem crer e for batizado será salvo.  Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.  Também, você percebeu que Jesus não disse: “mas quem não crer e não for batizado será condenado”, porque quem não crer, obviamente não será batizado.  É como a frase: “Quem for para casa e comer será satisfeito, mas quem não for para casa será insatisfeito”.  Ele não precisava acrescentar as palavras: “e comer” porque não foi para casa.  Quando a pessoa será satisfeita?  Somente depois de chegar em casa e comer.  A razão que as pessoas dizem que o batismo não é necessário é porque não sabem, ou não entendem o que é o “evangelho”.  Quando alguém sabe o que é o “evangelho”, o batismo é a coisa mais natural a fazer.  Mais uma observação antes da próxima leitura.  Jesus disse literalmente: “Quem crer e for mergulhado em água, será salvo”.  Por que Jesus está pedindo que as pessoas sejam mergulhadas em água?  Quando você entender o “evangelho” vai fazer muito sentido.  
            Coloque Atos 2:37-38 ao lado da segunda resposta na folha: “pecados perdoados”.  “37 Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: Irmãos, que faremos?  38 Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo”, Atos 2:37-38.  Pedro pregou o evangelho nos versículos anteriores (vs. 22-24).  Depois de ouvirem o evangelho, eles perguntaram “O que devemos fazer”?  Compare a resposta que temos ouvido dos religiosos hoje em dia (entrevista feita no começo da lição), com o que Pedro pregou.  Vamos descobrir que são pregações bem diferentes.  Vamos ver por que precisamos ser batizados.  Nesse versículo Pedro diz que precisamos fazer duas coisas, para receber duas coisas, quais são?  Precisamos nos arrepender e sermos batizados.  Mas por que precisamos ser batizados?  Qual é o propósito do batismo?  Para o perdão dos pecados e para receber o Espírito Santo.  Então, podemos concluir que ninguém tem perdão dos pecados, sem batismo.  Pedro pregou o evangelho em Atos 2:22-24 e depois ensinou a mesma coisa de Jesus.  Ele ensinou que alguém tem que arrepender-se e ser mergulhado em água para o perdão dos pecados.  Por que temos que ser mergulhado em água?  Quando entendermos o “evangelho” vai fazer muito sentido.                     
            Coloque Atos 22:16 ao lado da terceira resposta na folha: “pecados lavados”.  “E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele” Atos 22:16.  O que o apóstolo Paulo (Saulo) fez, para obter salvação, segundo esse versículo?  Por que o apóstolo Paulo foi batizado?  Para lavar os seus pecados, invocando o nome do Senhor.  É no batismo que invocamos o nome do Senhor e pedimos o perdão e Ele nos dá o perdão.  O ponto de Atos 22 é que Paulo estava indo para Damasco para matar cristãos; no caminho ele ficou cara a cara com Jesus.  Ele viu uma luz e caiu no chão; conversou com Jesus e Paulo perguntou o que ele devia fazer?  E Jesus o mandou ir para Damasco, porque lá ele ficaria sabendo o que ele devia fazer.  Então, ele foi para Damasco, encontrou com Ananias e Ananias perguntou por que ele estava demorando.  Ele devia levantar e aceitar o batismo que lava os pecados e invocar o nome de Deus.  Então Paulo não foi convertido na estrada.  Paulo não foi salvo na estrada.  Se ele foi salvo na estrada e batizado mais tarde em Damasco, então por que Paulo ainda estava com seus pecados no versículo 16?  Nesse texto podemos confirmar que é na hora do batismo, que os pecados são lavados.         
            Coloque João 3:5 ao lado da quarta resposta na folha: “nasceu de novo”.  “Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito” João 3:5.  Segundo este versículo não podemos entrar no Reino de Deus sem batismo.  Você se lembra da pesquisa que você ia fazer sobre João 1:12-13.  Eu mostrei no livro de João o que significa “receber” e “crer”, e você ia pesquisar “nascer de Deus”.  Novo nascimento acontece na água.  Agora estamos sabendo do significado.
            Coloque 1 Pedro 3:21 ao lado da quinta resposta na folha: “boa consciência”.  “E isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus por meio da ressurreição de Jesus Cristo”, 1 Pedro 3:21.  Segundo esse versículo, o que nos salva?  É o batismo.  Se você não se batiza, você não tem salvação, a própria Bíblia fala isso.  Batismo não é tomar um banho com sabão para remover a “sujeira do corpo”.  É através do batismo que obtemos uma consciência limpa e boa, porque recebemos o perdão dos pecados.
            Coloque Gálatas 3:26-27 ao lado da sexta resposta na folha: “em Cristo”.  “26 Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, 27 pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram”, Gálatas 3:26-27.  Aqui aprendemos como entrar “em Cristo”.  Como entramos em Cristo e como nos revestimos de Cristo?  Por meio do batismo.  Está vendo a fé obediente?  
             Agora vamos entender o que é o “evangelho”.  Leia 1 Coríntios 15:1-4.  “1 Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. 2 Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.  3 Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras”.  Nesse texto, vemos o que é o evangelho, segundo Jesus e segundo o apóstolo Paulo.  Quais são as boas novas, as boas notícias sobre Jesus?  Paulo escreveu: “que Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia segundo as Escrituras”.  Portanto, o “evangelho” é isso: a morte de Cristo pelos nossos pecados, o sepultamento e a ressurreição Dele.  Lembre-se disso,  o evangelho são as boas notícias.  Por que são boas?  Porque Jesus morreu em meu lugar.  Você pode imaginar um assassino?  E o policial o prendeu.  O júri e juiz julgaram que ele tem que morrer na cadeira elétrica pelo crime dele.  Pode imaginar o filho, do pai que foi morto, entrando e querendo perdoar o assassino?  Ele quer libertar o homem.  O juiz disse que é impossível, pois a justiça tem que acontecer.  O crime tem que ser pago.  Então, o filho disse que ele morreria no lugar do assassino, para pagar pelo crime.  Você conhece alguém que faria isso?  Difícil, não é?  Mas, é exatamente o que Jesus fez na cruz por nós.  Nós merecemos o inferno, mas Jesus pagou o crime com a Sua morte na “cadeira elétrica” do primeiro século.  A cruz era usada para matarem criminosos.  Realmente são boas notícias!
            Qual é a minha responsabilidade para com as boas notícias?  Já aprendemos que devemos ter uma fé obediente.  Leia 2 Tessalonicenses 1:7-9: “7 e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.  8 Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.  9 Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder”.  Aqui diz que Jesus voltará um dia e tomará vingança contra os que não conhecem a Deus, e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor.  Nós temos que crer e obedecer ao evangelho.  O que é o evangelho?  É a morte de Cristo pelos nossos pecados, o sepultamento e a ressurreição de Jesus.  Aqui diz que nós temos que obedecer ao evangelho para que não sejamos castigados pela eternidade.  Nós temos que morrer, ser sepultados e ressuscitados.  Como podemos fazer isso?
           Temos que ter uma fé obediente.  Temos que obedecer ao ensinamento (o evangelho) que foi transmitido (Romanos 6:17-18).  Vamos ver como obedecer este ensinamento em Romanos 6:3-7.  Enquanto lemos, procure o evangelho e como você pode obedecer: “3 Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?  4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.  5 Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.  6 Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; 7 pois quem morreu, foi justificado do pecado”.  Na minha folha, onde estou ilustrando esta lição eu faço o desenho que está no verso do esboço simples:

Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados.  Depois um soldado romano furou o lado Dele e Jesus derramou a Sua vida, o Seu sangue por nós.  Eles sepultaram o corpo Dele num túmulo.  O que aconteceu no terceiro dia?  Ele ressuscitou!  Você acredita nisso?  Existiam testemunhas oculares que viram Jesus, tocaram Nele, comeram com Ele e conversavam com Ele (Atos 1:3; 1 Coríntios 15:3-8).  Leia Romanos 6:3-5 de novo.  “3 Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?  4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte (nossa morte ao pecado) por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.  5 Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição”.  Coloque a si mesmo no desenho.  Você está morto por causa dos seus pecados (Romanos 3:23; 6:23).  O que deve ser feito com uma pessoa morta?  Deve ser sepultada.  Coloque si mesmo no túmulo.  Deus quer te dar vida (Romanos 6:23).  Ele quer que você ressuscite.  De acordo com Romanos 6:3-5, onde você sepulta o homem velho para que ressuscite nova pessoa?  No batismo.  Em qual lado do batismo tem vida, antes ou depois do sepultamento?  Depois.  Em qual lado do batismo você anda em nova vida ou viva uma vida nova?  Antes ou depois?  Depois.  Por isso, nós não somos salvos antes do batismo.  Se fossemos salvos antes, então por que ser batizado?  Estaria sepultando uma pessoa viva.  Batismo é a sua participação na morte, sepultamento e ressurreição de Cristo.
          Leia Colossenses 2:12: “Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos”.  Mesmo ensinamento de Romanos 6:3-5.  Por que devemos ser batizados?  Você viu aquela frase: “mediante a fé”.  É no batismo que mostramos a nossa fé obediente.  Talvez alguém pergunte:  “Mas como Deus me dá nova vida no ato de batismo”?  Eu tenho uma pergunta parecida:  “Como Deus ressuscitou Jesus dos mortos”?  A resposta para as duas perguntas está em nossa leitura de Colossenses 2:12, o “poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos”.  Foi o poder de Deus que ressuscitou Jesus e o mesmo poder está atuando na hora do batismo.  O poder que tirou Jesus do túmulo é o mesmo poder que tira você do túmulo, dando nova vida.  Você tem fé nisso?  A água não tem poder.  A água é simplesmente o túmulo.  O que acontece com você é a mesma coisa que aconteceu com Jesus.  O inimigo matou Jesus; um amigo (José de Arimatéia) O sepultou e Deus O ressuscitou.  O inimigo, Satanás, matou você quando você pecou; um amigo pode sepultar você na água e Deus vai ressuscitar você: “mediante a fé”.  Você tem fé no sangue de Jesus e que Ele morreu por você?  Pois é isso que é necessário antes de ser batizado.
           Vamos resumir Marcos 16:15-16 que vimos no começo da lição.  Jesus disse que devemos pregar o evangelho (a morte de Jesus pelos nossos pecados, o sepultamento e a ressurreição Dele).  Quem crer no evangelho (morte, sepultamento e ressurreição de Jesus) e for batizado (nossa morte, sepultamento e ressurreição) será salvo.
           Veja a aplicação e desafio no final do seu esboço simples.  Olhe na linha de tempo que fizemos no começo da lição e compare a sua conversão com o ensinamento de Jesus.  Você está salvo ou perdido segundo a Bíblia?  Se você fosse batizado como bebê e creu mais tarde, a sua “conversão” é diferente do que Jesus ensina.  Jesus exige que uma pessoa creia antes do batismo.  Se você aceitou Jesus no seu coração durante uma oração para ser salvo e perdoado e mais tarde você foi batizado para fazer parte de uma igreja, a sua “conversão” é diferente do que Jesus ensina.  Você não foi batizado para ser salvo ou perdoado, pois foi ensinado que recebeu a salvação e o perdão antes do batismo.  Portanto, seu batismo não foi o batismo bíblico.  Você está pronto para obedecer ao evangelho agora mesmo?  Faça logo o que está faltando, para que tenha a salvação, o perdão dos pecados.  (Se a pessoa está pronta, pode ser batizada agora mesmo.  Se a pessoa quer pensar sobre isso, tudo bem.  Marque a próxima lição para a próxima semana e vamos aprender mais na lição 7). 
           O último ponto da lição é: Quais são algumas falsas doutrinas sobre batismo?  Há três coisas que algumas pessoas falam como objeção ao que foi ensinado nesta lição.  Se a pessoa foi batizada como bebê por aspersão, há a dúvida sobre imersão.  A palavra grega "batizo” significa mergulhar, imergir, ou submergir.  A prática bíblica sempre foi imersão, (Colossenses 2:12; Atos 8:38-39).  Batismo por aspersão nunca foi uma prática bíblica e não foi completamente aceito pelas igrejas humanas até 1311 no Concílio de Vienne.  Uma pessoa que foi batizada por aspersão não recebeu o batismo bíblico.  Se a pessoa foi “salva” quando “aceitou Jesus no seu coração”, ela fala que "Batismo é o sinal externo de uma graça íntima”.  Ou em outras palavras: “Eu fui batizado para mostrar aos outros que eu já estava salvo”.  Alguns consideram o batismo somente um símbolo da salvação e não necessário para receberem perdão dos pecados.  Pedro, porém, disse que batismo é “para perdão dos seus pecados”, (Atos 2:38).  Alguns oferecem o seguinte para dizer que batismo não é necessário: “Batismo não é necessário para salvação desde que o ladrão na cruz foi salvo sem batismo, (Lucas 23:39‑43)”.  Leia Hebreus 9:15‑17.  “Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.  No caso de um testamento, é necessário que se comprove a morte daquele que o fez; pois um testamento só é validado no caso de morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo quem o fez”.  O Novo Testamento e o evangelho não iniciaram até Jesus estava morto na cruz.  O ladrão vivia sob o Velho Testamento e antes da morte e ressurreição de Jesus.  O ladrão não foi batizado pela mesma razão que Moisés, Daniel, Isaías, Abraão entre outros não foram batizados.  Eles viviam de baixo de outras alianças.  Além disso, Jesus não tinha morrido ainda.  O evangelho não existia ainda.  Leia Lucas 5:24.  “Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados disse ao paralítico eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.  O ladrão recebeu perdão pessoalmente de Jesus como vários outros também receberam enquanto Jesus estava vivo aqui na terra.  Porém, nós temos que cumprir os requisitos do Seu Novo Testamento para receber perdão.  Agora o evangelho existe, pois Jesus morreu, foi sepultado e ressuscitou.  Vamos obedecer ao evangelho no batismo como a Bíblia ensina, assim seremos salvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário