quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Lição 5 - A Vinda do Reino de Deus.





            Vamos iniciar a lição 5 que fala a respeito do Reino de Deus.  Tenha em mãos o esboço simples desta lição para acompanhar.  Qual é o seu primeiro pensamento quando você pensa a respeito do Reino de Deus?  Muitas pessoas pensam sobre o céu e a vida eterna em nosso futuro.  Esta resposta está correta em parte.  Vamos descobrir o restante da verdade sobre o Reino de Deus.  Nesta lição eu tenho três pontos para ensinar.  O primeiro é as profecias sobre o Reino de Deus no Velho Testamento.  O segundo é as profecias sobre o Reino de Deus no Novo Testamento.  O terceiro é o cumprimento das profecias sobre o Reino de Deus no Velho e no Novo Testamentos.
            Vamos conversar sobre o primeiro ponto: As profecias do Velho Testamento sobre o Reino de Deus. Abra a sua Bíblia em Isaías 2:1-4.  Este livro foi escrito setecentos anos antes de Cristo e ele vai predizer o futuro sobre o Reino de Deus.  Vamos considerar o contexto da leitura antes de ler.  A nação de Israel tinha muito poder e era um Reino muito forte durante a época do rei Davi (o menino que matou o gigante).  Isso ocorreu mil anos antes da época de Cristo.  Depois de Davi, o povo se tornou rebelde contra Deus.  E Deus mandou outras nações para derrotarem Israel.  Durante a escravidão de Israel e antes de Judá ser dominado pela Babilônia, Isaías escreveu sobre o Reino de Deus e quando o povo leu essas palavras se lembrou do Reino de Davi e a gloria que o Reino tinha.  Isaías disse que o Reino que viria seria melhor.  Quero também fazer uma observação sobre profecia, antes de nossa leitura.  As profecias da Bíblia são interpretadas de maneiras diferentes por diversas igrejas.  É difícil encontrar duas igrejas que interpretam as profecias iguais.  Eu quero afirmar que é impossível interpretar profecia e compreender o seu significado antes do cumprimento da profecia.  Quando a profecia se cumprir, ficaremos sabendo o seu significado exato.  Os profetas que escreveram, não compreenderam exatamente o seu significado, nem os anjos no céu (1 Pedro 1:10-12).  Os discípulos de Jesus também não compreenderam o significado das profecias até se cumpriram.  Mostrarei um exemplo disso num momento em Atos 1:6-7; João 16:12.  Várias pessoas e grupos religiosos têm tentado predizer o fim do mundo e têm falhado.   Por exemplo: Nostradamus disse que o final do mundo seria em 11 de agosto 1999.   Meu ponto é que não vou interpretar as profecias para você.  Vamos simplesmente ler cada uma e notar as características mencionadas.  Ao invés de interpretar, vamos deixar a Bíblia explicar si mesma.
Leia Isaías 2:1-4: “1 Foi isto que Isaías, filho de Amoz, viu a respeito de Judá e de Jerusalém: 2 Nos últimos dias o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas, e todas as nações correrão para ele.  3 Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.  4 Ele julgará entre as nações e resolverá contendas de muitos povos.  Eles farão de suas espadas arados, e de suas lanças, foices.  Uma nação não mais pegará em armas para atacar outra nação, elas jamais tornarão a preparar-se para a guerra”.  Nesta passagem Isaías está prevendo o futuro sobre o Reino de Deus.  No versículo 2 ele escreveu “Nos últimos dias o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal”.  O que foi que ele disse que acontecerá nos últimos dias?  Que o monte do templo do Senhor será estabelecido.  Esta palavra “monte” é muito repetida no Velho Testamento e seu significado é “Reino” (Isaías 24:23).  Quer dizer que nos últimos dias Deus estabelecerá o Seu Reino, a Sua casa em cima dos outros montes.  Quando isso vai acontecer segundo o texto?  Nos “últimos dias”.  Agora quando são os últimos dias?  Isaías não tinha idéia nenhuma e nem nós temos idéia nenhuma com a leitura desta passagem.  De acordo com o final do versículo 2 e o começo do versículo 3, quem vai participar deste Reino?  Diz “todas as nações” e muitos povos vão participar deste Reino (monte).  E de acordo com o fim do versículo 3, onde vai começar o Reino?  De onde vai sair a Lei do Senhor?  Onde será estabelecido o Reino de Deus?  Disse de “Sião”, também conhecido como “Jerusalém”.  Jerusalém será o lugar para o estabelecimento do Reino.  Agora o que quer dizer “Jerusalém”?  Nova Jerusalém que desce do céu (Apocalipse 21), a capital de Israel aqui na terra ou mais alguma coisa?  O texto não explicou.  O texto simplesmente disse que o Reino de Deus será estabelecido nos últimos dias, para todas as nações, em Jerusalém.  A única maneira para sabermos o que significa esses termos é quando a profecia for cumprida, aí nós poderemos dizer “Agora eu sei o significado da profecia”.
Vamos pular duzentos anos na história e ler no livro de Daniel que foi escrito quinhentos e cinqüenta anos antes de Cristo.  Leia Daniel 2:44.  “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um Reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo.  Destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará, mas esse Reino durará para sempre”.  Segundo o texto, quando Deus estabelecer o seu Reino, existirá por quanto tempo?  Ele disse: “para sempre”.  Quero pedir que você leia o capitulo dois, inteiro, quando puder.  Vou resumir a leitura agora.  Nabucodonosor, o rei dos Babilônios teve um sonho que perturbava o seu sono.  Ele queria uma interpretação do sonho, portanto chamou todos os magos, encantadores, feiticeiros, astrólogos e sábios do seu Reino.  Os astrólogos pediram que ele contasse o seu sonho para que pudessem dar uma interpretação.  Nabucodonosor sabendo que eles podiam inventar uma explicação falsa, os desafiou a adivinhar o sonho e depois dar a interpretação.  Assim ele não seria enganado.  Os astrólogos disseram que foi impossível adivinhar o sonho.  Nabucodonosor decidiu então, matar todos eles.  Daniel, um judeu e reconhecido como um dos sábios do reino da Babilônia, também foi destinado a morrer.  Ele orou a Deus e pediu ajuda.  Deus revelou o sonho e a interpretação para Daniel.  Daniel foi para Nabucodonosor e disse que o sonho foi sobre uma grande estátua.  A cabeça era de ouro; o peito e os braços eram de prata; o ventre e os quadris eram de bronze; as pernas eram de ferro e os pés eram em parte de ferro e em parte de barro.  Também, uma pedra veio e esmagou a estátua.  E a pedra se tornou uma montanha e encheu a terra.  Depois veio a interpretação de Daniel.  A estátua representava quatro reinos mundiais.  A cabeça de ouro representava a Babilônia que dominava o mundo na época.  O peito e braços de prata representavam outro reino inferior que dominaria o mundo, os reis da Média e da Pérsia (Daniel 5:25-31; 8:20).  O ventre e os quadris de bronze representavam um terceiro reino inferior que dominaria o mundo, a Grécia (Daniel 8:21).  As pernas e os pés de ferro e barro representavam um quarto reino que dominaria o mundo, a Roma (Lucas 2:1-2; 3:1; Daniel 7; Apocalipse 13).  A pedra que esmagaria a estátua é um quinto Reino.  No versículo 44 este quinto Reino seria estabelecido nos dias dos reis do quarto reino e jamais seria vencido.  Quando Deus estabelecer o Seu Reino Ele não será vencido como o da Babilônia, o reino dos reis da Média e da Pérsia, dos Gregos e dos Romanos.  Ele terá um Reino para toda a eternidade.  Daniel predisse os próximos quatrocentos anos da história humana com exatidão e por nome.
Leia Daniel 7:18.  “Mas os santos do Altíssimo receberão o Reino e o possuirão para sempre; sim, para todo o sempre”.  Quanto tempo os participantes vão viver neste Reino?  “Para sempre”.  Daniel, Isaías e os outros profetas falaram ao povo que o Reino iria chegar, mas ninguém sabia exatamente quando.
 Vamos iniciar no segundo ponto da lição: As profecias do Novo Testamento sobre o Reino de Deus.   Vamos pular mais quinhentos anos para frente na história desde os dias de Daniel.  Agora estamos na época dos Romanos.  Os dias do quarto reino predito em Daniel.  Leia Mateus 3:1-2.  “1 Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia.  2 Ele dizia: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.  O que João Batista pregava sobre o Reino, que animava o povo judaico?  João pregou ao povo para arrepender-se, pois o Reino de Deus “está próximo”.   Está perto o Reino de Deus.  Imagine se você estivesse ouvindo a pregação de João.  João olhava nos seus olhos e disse: “Pare de pecar, pois o Rei está chegando.  Prepare-se”!  Você pode imaginar o entusiasmo do povo?  Já faz mais de quinhentos anos de domínio por outras nações e agora João está dizendo que as profecias sobre o Reino de Deus do Velho Testamento estão prestes a acontecer.  O povo está animado, enquanto lembra-se dos dias do Reino de Davi.
             Agora vamos ver o que Jesus falava e pregava sobre o Reino.  Leia Mateus 4:17.  “Daí em diante Jesus começou a pregar: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.  O que Jesus pregava?  Exatamente a mesma coisa.  Pare de pecar, mude a sua vida agora, pois o Reino “está próximo”.  Daqui para frente, no esboço simples vou destacar em negrito todas as profecias sobre o Reino.  (Extra: Traduções mais antigas da Bíblia usam a frase: “é chegado o Reino de Deus”.  Em outras palavras “chegou e está batendo na porta”.  Falta pouca coisa.  Alguém precisa abrir a porta.)
     Em Marcos 9:1 temos mais uma profecia sobre o Reino de Deus: “E lhes disse: Garanto-lhes que alguns dos que aqui estão de modo nenhum experimentarão a morte, antes de verem o Reino de Deus vindo com poder”.  É interessante aquilo que Jesus falou aos discípulos neste texto: “dos que aqui estão de modo nenhum experimentarão a morte, antes de verem o Reino de Deus vindo com poder”.   O que podemos entender é que Jesus disse que o Reino de Deus chegaria durante a vida dos apóstolos.  Alguns vão ver o Reino chegar antes de morrer.  A palavra “alguns” significa que alguém entre os apóstolos morreria e não veria o Reino, mas os outros veriam o Reino chegar durante as suas vidas.  O texto também diz que o Reino de Deus chegará com “poder”.  Qual é o poder?  Ninguém sabia.  Esta passagem de Marcos é interessante, porque é um pensamento diferente do que os religiosos hoje em dia estão acostumados a ouvir.  Muitos hoje acham que o Reino está em nosso futuro ainda.  Se foi estabelecido nos dias dos apóstolos, então onde está? 
Leia João 3:1-7.  “1 Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.  2 Ele veio a Jesus, à noite, e disse: Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele.  3 Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.  4 Perguntou Nicodemos: Como alguém pode nascer, sendo velho?  É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!  5 Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.  6 O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.  7 Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo”.  Jesus é claro que alguém precisa “nascer de novo” para ver e entrar no Reino.  Se alguém hoje não está vendo o Reino, então algo está faltando na sua vida.  A pessoa precisa nascer de novo (vs. 3).  O que significa nascer de novo?  Não sabemos desta leitura, nem Nicodemos entendeu.  Uma observação antes de continuar.  Talvez você esteja pensando: “Eu não estou entendendo nada”.  Não se preocupe.  Estamos lendo as profecias, que não podemos interpretar.  Daqui a pouco veremos o cumprimento de todas as profecias e vamos entender tudo.  Aguarde com paciência, mais alguns minutos, e a Bíblia vai explicar si mesma.
            Leia Lucas 17:20-21.  “20 Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: ‘O Reino de Deus não vem de modo visível, 21 nem se dirá: Aqui está ele, ou Lá está; porque o Reino de Deus está entre vocês’”.  O Reino de Deus é físico ou espiritual de acordo com Jesus?  Aqui diz que quando os fariseus estavam interrogando Jesus sobre o Reino, Jesus diz que o Reino não vem com visível aparência.  Não é um Reino físico, é um Reino espiritual.  Ele também diz que o Reino de Deus está “entre vocês”.  Agora como o Reino está dentro de nós ou entre nós?  Não podemos interpretar.  Nós vamos ver quando o Reino vier, quando as profecias se cumpram.
Leia Mateus 16:13-19: “13 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: ‘Quem os outros dizem que o Filho do homem é’?  14 Eles responderam: ‘Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas’.  15 ‘E vocês’?, perguntou ele. ‘Quem vocês dizem que eu sou’?  16 Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’.  17 Respondeu Jesus: ‘Feliz é você, Simão, filho de Jonas!  Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.  18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.  19 Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus’”.  Jesus perguntou aos discípulos, quem sou Eu?  Quem o povo acha que Eu sou?  Alguns responderam que Ele era Elias, Jeremias ou um dos profetas.  Mas Pedro respondeu: “Tu és o Cristo o Filho do Deus vivo”.  Agora baseado nesta resposta, Jesus respondeu no versículo 18.   Jesus disse a Pedro que baseado nesta afirmação, deste fato de que Ele é o Cristo, Ele vai estabelecer a Sua igreja.  Algumas pessoas acham que Pedro é a pedra sobre qual a igreja foi edificada.  O assunto aqui não é Pedro, mas a identidade de Jesus no contexto.  Além disso a palavra: “Pedro” (petros) em grego é masculino em gênero e significa “pedra”.  É uma pedra pequena que alguém pode jogar com as mãos.  Mas a palavra “pedra” de versículo 18 em grego é petra, uma palavra feminina em gênero e significa um alicerce de uma casa.  São duas palavras distintas.  Além disso, 1 Coríntios 3:11 afirma quem é o alicerce da igreja: “Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo”.  Se Pedro ou Joseph Smith ou qualquer outro é o alicerce da igreja, então não é a igreja de Cristo.  O versículo também enfatiza que Jesus vai edificar a igreja e as portas do Hades não poderão vencê-la.  Quando Jesus edificar a Sua igreja, nada pode destruí-la.  Ao contrário, a igreja vai prevalecer contra o inimigo e resgatar os perdidos.   No versículo 19 Jesus falou que Pedro vai receber “as chaves” deste Reino.  Para Jesus a igreja e o Reino são a mesma coisa e nunca serão destruídos.  Jesus vai edificar a igreja e Pedro terá as chaves deste Reino.  A profecia que vemos é que Pedro terá as chaves do Reino.  Qual é o propósito de uma chave?  Abrir uma porta e deixar as pessoas entrar.  O que significa?  Nem Pedro entendeu neste momento.  Vamos entender quando a profecia se cumprir.
            Leia Lucas 24:44-49: “44 E disse-lhes: Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.  45 Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras.  46 E lhes disse: Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, 47 e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.  48 Vocês são testemunhas destas coisas.  49 Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”.  Mais uma profecia sobre o Reino.  Jesus está reunido com os apóstolos logo após a ressurreição.  Ele explicou aos discípulos no versículo 44 que tudo que estava escrito sobre Ele na Lei de Moises, nos profetas e nos Salmos estava se cumprindo.  Ele deu um exemplo no versículo 46 que o Cristo tinha que sofrer e no terceiro dia ressuscitar.  As Escrituras disseram que isso aconteceria e aconteceu (Isaías 53).  No versículo 47 Ele explicou que mais profecias estavam prestes a se cumprirem.  Alguém vai pregar sobre arrependimento, em Seu nome, para perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.  Onde nós já ouvimos estas profecias?  Lembre-se de Isaías 2:1-4?  Jesus está juntando várias das profecias numa leitura só, porque todas elas vão acontecer em poucos dias e a maioria no mesmo dia.  Quando alguém ver tudo isso acontecendo, então saberão que o Reino está aqui.  No versículo 49 nós vemos que os apóstolos precisavam ficar em qual cidade?  Jerusalém.  Por quê?  Porque é lá onde o Reino de Deus será estabelecido.  O que vai acontecer em Jerusalém?  Os apóstolos serão revestidos do poder do alto.  Onde já vimos esta profecia antes?  Marcos 9:1.
            Vamos ler mais uma passagem do livro de Lucas antes de entrar no terceiro ponto que é o cumprimento das profecias do Reino de Deus no Velho e no Novo Testamentos.  Leia Lucas 23:50-51: “50 Havia um homem chamado José, membro do Conselho, homem bom e justo, 51 que não tinha consentido na decisão e no procedimento dos outros.  Ele era da cidade de Arimatéia, na Judéia, e esperava o Reino de Deus”.   Esta passagem mostra que o povo esperava o Reino de Deus.  Até aqui o Reino não veio ainda.  Não veio nos dias de João Batista, nem com o nascimento ou ressurreição de Jesus.  O povo estava esperando o cumprimento das profecias.
 Vamos começar o terceiro ponto da lição: O cumprimento das profecias do Velho e do Novo Testamento.  Vamos ler a maior parte de Atos capítulos um e dois. Vamos ver nesta leitura o cumprimento das profecias do Velho e do Novo Testamento em poucos dias e a maioria num só dia.  Leia Atos 1:1-6: “1 Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, 2 até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido.  3 Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo.  Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus.  4 Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: ‘Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei.  5 Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo’.  6 Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: ‘Senhor, é neste tempo que vais restaurar o Reino a Israel’”?  No versículo 1 podemos deduzir que Lucas escreveu o livro de Atos.  Ele diz que já escreveu um livro anterior ao Teófilo que é o Evangelho de Lucas.  Ele relatou naquele livro todas as coisas que Jesus fez e ensinou.  Agora Lucas vai relatar o que aconteceu depois da subida de Jesus aos céus.  Lucas diz no versículo 2 que Jesus deu mandamentos pelo Espírito Santo aos apóstolos e que Jesus junto com os apóstolos no versículo 3 deu muitas provas indiscutíveis que Ele estava vivo.  Ele falou com os apóstolos sobre o Reino de Deus durante quarenta dias.  Durante esta conversa, Ele pediu que os apóstolos não se ausentassem de Jerusalém, pois é nela que o Reino vai começar.  Quando Jesus falava tudo isso, os discípulos ficaram muito animados com o Reino, e no versículo 6 perguntaram se o Senhor vai restaurar neste tempo o Reino de Israel?  Eles estavam muito entusiasmados, mas eles estavam mal interpretando as profecias.  Eles estavam esperando um Reino físico, com Jesus num trono físico para dominar o mundo e eliminar os romanos (Mt 26:51).  Mas não era este o propósito de Jesus.  Veja a resposta de Jesus em Atos 2:7: “Ele lhes respondeu: ‘Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade’”.  Isso mostra claramente que os discípulos não entenderam as profecias do Velho Testamento.  Portanto Jesus mandou que eles esperassem em Jerusalém e vão compreender logo.  É assim que devemos tratar toda a profecia.  É impossível entender as profecias antes de elas acontecerem.  Só quando elas acontecerem é que nós ficaremos sabendo.
 Agora leia Atos 1:8-12.  “8 ‘Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra’.  9 Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.  10 E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia.  De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, 11 que lhes disseram: ‘Galileus, por que vocês estão olhando para o céu?  Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir’.  12 Então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro”.  Jesus falou para eles no versículo 8 que eles iriam receber “poder”.  Qual é o poder que vai iniciar o Reino, segundo o versículo 8?  O Espírito Santo.  E Jesus subiu para o céu.  Depois que Jesus subiu, para onde os discípulos foram?  Jerusalém, porque Jesus os instruiu que ficassem na cidade.
Agora leia Atos 1:13-20.  “13 Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. Achavam-se presentes Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago. 14 Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele.  15 Naqueles dias Pedro levantou-se entre os irmãos, um grupo de cerca de cento e vinte pessoas, 16 e disse: ‘Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse por boca de Davi, a respeito de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus.  17 Ele foi contado como um dos nossos e teve participação neste ministério’.  18 (Com a recompensa que recebeu pelo seu pecado, Judas comprou um campo.  Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas vísceras se derramaram.  19 Todos em Jerusalém ficaram sabendo disso, de modo que, na língua deles, esse campo passou a chamar-se Aceldama, isto é, campo de Sangue.) 20 ‘Porque’, prosseguiu Pedro, está escrito no Livro de Salmos: Fique deserto o seu lugar, e não haja ninguém que nele habite; e ainda: Que outro ocupe o seu lugar’”.  Aqui Pedro se levanta e explica uma profecia cumprida.  Ele disse que alguém entre os discípulos morreu, quem foi?  Judas.  Ele que traiu a Jesus foi e se enforcou.  Agora entra aquela profecia de Marcos 9:1 que disse que “alguns” morreriam antes de ver o Reino de Deus.  Judas morreu e não verá a chegada do Reino de Deus.  O restante do capítulo é sobre a escolha de um novo apóstolo, Matias.
            Agora vamos fazer a leitura de Atos 2:1-13.  “1 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.  2 De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.  3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.  4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.  5 Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo.  6 Ouvindo-se o som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua.  7 Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: ‘Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando?  8 Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna?  9 Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia, 10 Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, 11 tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua’!  12 Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: ‘Que significa isto’?  13 Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: ‘Eles beberam vinho demais’”.  É o dia de Pentecostes, um feriado dos judeus quando eles louvavam a Deus pela colheita e trouxeram as suas primícias para ofertarem.  Quando eles chegaram a Jerusalém para praticarem a sua religião, neste mesmo dia os apóstolos estavam todos reunidos num só lugar.   De repente veio do céu um grande som e foi quando o Espírito de Deus veio sobre os apóstolos e eles foram batizados com o Espírito Santo como foi dito que aconteceria na profecia anterior (Marcos 9:1; Atos 1:5,8).  O Espírito veio e os ungiu com poder.  Quando eles começaram a falar em línguas diferentes, toda a atenção do povo se voltou para eles e alguns pensaram que eles estivessem bêbados.  O que está acontecendo?  Há muitas lições para aprender desta leitura sobre línguas, o batismo com o Espírito Santo etc, mas nós vamos concentrar somente nesta lição sobre o Reino e nas lições 12 e 13 desta série vamos voltar e estudar esta leitura de novo sobre estes outros assuntos.  Veja as profecias sendo cumpridas sobre a vinda do Reino.  O poder do Espírito veio para anunciar a chegada do Reino (Atos 2:1-4).  Onde aconteceu?  Em “Jerusalém” (2:5).  Quem estava lá para testemunhar o “poder”?  Representantes de “todas as nações” do mundo (2:5).  O povo entendeu as línguas?  Sim, pois os apóstolos falavam na língua materna do povo que veio das diversas nações do mundo (2:6-11).  No versículo 13 alguns acharam que beberam demais.  Provavelmente foi alguém que ouviu um apóstolo falando na língua dele e entendeu, mas ouviu outro apóstolo falando outra língua estrangeira que não entendia e achou que este homem da Galiléia bebeu demais.
Leia Atos 2:14-17.  “14 Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção: 15 estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã!  16 Ao contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: 17 Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos”.  Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, e agora entendendo as profecias, pois acabaram de se cumprir, ficou de pé e começou a explicar profecia por profecia cumprida.  Ele começou em Joel 2:28-32 e Isaías 2:1-4 que disseram: “Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos”.  Pedro afirmou que os “últimos dias” iniciaram naquele dia de Pentecostes, quase dois mil anos atrás.  Também com a vinda do Espírito, o Reino de Deus começou com “poder”.  Está vendo as profecias cumpridas?  Pedro continuou as sua pregação mostrando outras profecias sobre o Messias e a Sua crucificação que foram cumpridas.
            Vamos continuar nosso estudo a partir do versículo 36 para vermos mais profecias compridas sobre o Reino de Deus.  Leia Atos 2:36-47.  “36 Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo.  37 Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: Irmãos, que faremos?  38 Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.  39 Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar.  40 Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: Salvem-se desta geração corrompida!  41 Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.  42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.  43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.  44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.  45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.  46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo.  Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.  Segundo o versículo 36, quem é Jesus agora?  É o Senhor e Cristo vivo, ressuscitado, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores.  Quando alguém faz Jesus o Rei de sua vida, o Reino está “dentro dele (Lucas 17:20-21 – profecia cumprida).  No versículo 37 o povo estava perguntando: “Que faremos”?  Pedro, que tem “as chaves” do Reino, mostrou ao povo (vs. 38) como entrar no Reino.  “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo”.  Em Lucas 24:44-49, Jesus disse que alguém ia pregar sobre “arrependimento e perdão dos pecados, e é o que Pedro fez.  Profecia cumprida.  Lembra-se de que Jesus também profetizou em João 3:1-7 que se tem que “nascer de novo da água e do Espírito para entrar no Reino”?  E o que Pedro está pregando?  Batismo em nome de Jesus Cristo, pois é preciso nascer da água e do Espírito para entrar no Reino.  Mais uma profecia cumprida.  No versículo 41 vemos as pessoas nascendo de novo.  No versículo 42 vemos estas pessoas congregando junto como igreja, pois a igreja e o Reino são a mesma coisa (Mateus 16:18-19).  Mais uma profecia cumprida.  No versículo 47 diz que havia pessoas sendo batizadas todos os dias e Jesus vinha os acrescentando à igreja ao Reino, e diz também no versículo que estas pessoas iam sendo salvas.  Quando alguém se batiza, esta pessoa é salva.  Agora entra uma pergunta, nós ficamos salvos por quanto tempo?  Pela eternidade, pois é um “Reino que jamais será destruído” (Daniel 2:44; 7:18).  Mais profecia cumprida.  
Vamos dar uma revisada.  Veja o verso do seu esboço simples.  Marcos 9:1, sobre “alguns” foi comprida, Judas morreu.  Jesus disse em Marcos 9:1 também que o Reino iria começar com “poder”.  Confirmamos esta profecia em Atos 1:8 e 2:1-4 onde diz que o Espírito foi derramado com poder.  Isaías também foi cumprido quando foi falado que “todas as nações” participariam no Reino e que aconteceria nos “últimos dias em “Jerusalém” (Isaías 2:1-4; Atos 2:5,17).  João Batista e Jesus falaram que o Reino estava próximo”.  O Reino foi estabelecido três anos após eles terem falado isso (Mateus 3:1; 4:17; Atos 2:1-4).  Com Jesus como o Senhor de nossa vida, o Reino “está dentro de nós (Lucas 17:20-21; Atos 2:36,47).  Pedro tinha as chaves” e ele mostrou as pessoas como entrarem no Reino no versículo 38 (Mateus 16:19).  Nós vemos Pedro pregando sobre “o arrependimento e perdão dos pecados” (Atos 2:38) que cumpriu Lucas 24:44-49.  Jesus disse que temos que “nascer da água e do Espírito” e Pedro também pregou sobre isso (Atos 2:38; João 3:1-7).  Daniel disse que “o Reino duraria para sempre”, e vai durar para sempre porque nem as portas do Hades poderão vencê-lo.  Também, nós somos salvos, o nosso corpo pode morrer, mas o nosso espírito viverá pela eternidade e desfrutará do Reino de Deus (Daniel 2:44; 7:18; Atos 2:47).  A igreja é o Reino aqui na terra.  Este é o ponto da lição e os cristãos espalharam essa mensagem.  Uma observação interessante.  Esta folha na sua Bíblia, Atos capítulo dois, é interessante.  Tudo antes desta folha diz que o Reino está chegando.  Este capítulo diz que o Reino chegou.  O restante do Novo Testamento fala: “Venha entrar no Reino”.
Vamos concluir esta lição com o último ponto, Aplicação e Desafio.  Vamos ver os discípulos chamando outros para entrar no Reino.  Leia Atos 8:12.  “No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres”.  Aqui nós vemos uma diferença entre a pregação de Isaías e Daniel e a dos apóstolos.  Antes de Atos 2 foi pregado que vai chegar o Reino de Deus, e a partir de Atos 2 vemos a pregação falando que o Reino está aqui e todos podem entrar.  Nesse versículo vemos a pregação de duas coisas: o Reino de Deus e o nome de Jesus Cristo, o Rei.  O resultado disso foi que pessoas foram batizadas, nascendo de novo da água e do Espírito, entrando no Reino de Deus.  Leia Atos 28:30-31.  “30 Por dois anos inteiros Paulo permaneceu na casa que havia alugado, e recebia a todos os que iam vê-lo.  31 Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum”.  Vemos a mesma idéia.  Já vimos Pedro pregando sobre arrependimento e perdão no Reino; Felipe pregando sobre o Reino, e nestes versículos, vemos Paulo pregando sobre o Reino e Jesus que é o Rei dos reis.  Vamos ler uma outra passagem no Novo Testamento para confirmar que o Reino está aqui na terra agora.  Este é o Reino espiritual de Deus que não é físico porque o Reino está dentro de nós.  Leia Colossenses 1:13-14.  “13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14 em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados”.  No Velho Testamento quando se fala do Reino de Deus, sempre usa verbos no futuro (virá, será estabelecido, etc.).  Mas agora no Novo Testamento estamos vendo os verbos no passado (resgatou, transportou).  Aqui diz que quando nós saímos das trevas e entramos na luz nós estamos dentro do Reino de Deus, onde temos o perdão dos pecados.  Outras passagens que podem ser lidas sobre a presença do Reino de Deus na terra são 1 Coríntios 15:24-25; Apocalipse 1:5-6,9; 5:10, entre outras.  Um dia Jesus voltará buscar o Seu Reino, por isso temos que fazer parte do Reino agora.
            A conclusão desta lição é Atos 2:42: “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e as orações”.  Diz que nós devemos continuar firme nos ensinamentos dos apóstolos, (a Bíblia), na amizade uns com os outros (congregando), no partir do pão (a ceia do Senhor), e nas orações (a comunhão diária com Deus).  Estas são as responsabilidades de alguém que quer nascer de novo e entrar no Reino de Deus.  1 João 1:7-9 mostra como se manter puro no Reino de Deus.  Mateus 6:33 mostra que o Reino deve ser em primeiro lugar em nossa vida.  Vamos colocar o Reino em primeiro lugar e Deus cuidará bem de nossas vidas.  Se você quer Deus tomando conta da sua vida, você precisa fazer parte do Reino.  Você tem que buscar Deus em primeiro lugar.
            A partir da lição seis nós aprenderemos sobre a salvação e vamos mostrar como participar do Reino.  Você quer participar no Reino?  Se a sua resposta é “sim”, na próxima lição vamos aprender o que Jesus quer que você faça para entrar no Reino e ser salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário