quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Lição 7 - Conversões no Livro de Atos dos Apóstolos


          Vamos começar a lição sete sobre as conversões a Cristo no livro de Atos dos apóstolos.  Verifique que você tem o esboço simples desta lição em mãos.  Na última lição aprendemos de Marcos 16:15-16.  Jesus disse que devemos pregar o evangelho (a morte de Jesus pelos nossos pecados, o sepultamento e a ressurreição Dele).  Quem crer no evangelho (a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus) e for batizado (nossa morte, sepultamento e ressurreição) será salvo.  Vimos os mandamentos sobre conversão e agora vamos ver vários exemplos de conversão a Cristo. 
          Este estudo trata de várias das conversões contidas no livro de Atos dos apóstolos.  Leia a passagem, responda às perguntas e preencha o quadro no verso do seu esboço simples.  O que estas pessoas fizeram para obedecerem ao evangelho?  Baseado no que nós aprendemos na última aula, nós vamos ver agora, várias pessoas se tornando cristãos e confirmando o que estudamos na lição seis.  Quando algumas pessoas aprendem o evangelho, elas já estão dispostas a obedecer e se batizar no mesmo dia; outras querem pensar um pouco mais, avaliar, verificar se vão se arrepender dos pecados e se comprometer a ser um seguidor fiel a Jesus.  Portanto, eu falo: “Tudo bem.  Vamos estudar mais na próxima semana”.  Na próxima semana eu ensino essa aula para elas, para ajudá-las e encorajá-las a tomar a decisão a seguir a Cristo como discípulo Dele.  
           Vamos para o primeiro ponto do esboço simples: Os Judeus no Dia de Pentecostes – Atos 2:36-47.  36 Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo.  37 Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?”  38 Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.  39 Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar.  40 Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: Salvem-se desta geração corrompida!  41 Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.  42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.  43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.  44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.  45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.  46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.
Ponto A:
Qual foi o pecado dos judeus? (Atos 2:36; 3:13-15; 5:28)
Segundo o texto, o versículo 36 diz que eles crucificaram e mataram Jesus.  Além de todos os outros pecados, eles também mataram Jesus.  
Ponto B:
Qual foi a pergunta dos judeus quando se conscientizaram do seu próprio pecado? (Atos 2:37)
Irmãos, que faremos”?  Agora, preste atenção da resposta de Pedro no versículo 38.  A sua resposta é bem diferente do que estamos acostumados a ouvir na praça religiosa hoje em dia.
Ponto C:
Qual foi a resposta de Pedro (duas ações)?  (Atos 2:38)
Pedro respondeu: Arrependam-se e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo”.  O evangelho foi pregado nos versículos 22-24 (a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo), o povo creu na pregação do evangelho (a morte, o sepultamento e  a ressurreição de Cristo) quando perguntaram: “Irmãos que faremos”?  Agora o povo precisa de batismo (morrer, ser sepultado e ressuscitar).
Ponto D
Quais são os dois propósitos do batismo? (Atos 2:38)
Segundo o texto, no versículo 38: “para perdão dos seus pecados e receberão o dom do Espírito Santo”.  É no batismo que você é perdoado, porque é naquele momento que você, que é morto nos pecados, é sepultado e ressuscitado.  É naquele momento que você encontra o sangue de Cristo, que o lava de todo o pecado.  De acordo com Pedro não há perdão dos pecados antes do batismo.
Ponto E
O que os judeus fizeram depois de ouvirem Pedro?  (Atos 2:41)
Segundo o texto, no versículo 41: “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas”.  Aprendemos que eles não “aceitaram Jesus em seu coração como Salvador pessoal, através de uma oração”.  Eles aceitaram (receberam) a mensagem.  Já aprendemos sobre isso no livro de João 1:12; 12:48; 17:8; Tiago 1:21 e Romanos 6:17-18.  Depois de aceitar a mensagem (evangelho), a pessoa precisa obedecer ao evangelho (1 Coríntios 15:1-4; 2 Tessalonicenses 1:7-9; Romanos 6:3-7).  Desde que a pessoa tinha que “aceitar” a mensagem antes de ser batizada, é mais uma razão por que bebês não são batizados. 
Ponto F
Quanto tempo os judeus levaram para fazer a decisão?  (Atos 2:41)
Eles foram batizados no mesmo dia.  Eles não esperaram nem um dia, nem uma semana, nem um mês, nem dois anos, como muitas pessoas fazem hoje em dia.  Normalmente um dia de batismo é marcado nas denominações, porque elas não acreditam na urgência nem a necessidade de batismo para salvação e perdão dos pecados.  Também, isso mostra que uma pessoa não tem que conhecer a Bíblia toda antes de ser batizada, pois foram batizadas no mesmo dia que aprenderam o evangelho.
Ponto G
Como era a vida dos novos cristãos, depois do batismo?  (Atos 2:42)
Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e às orações”.  Então, se nós queremos ter uma vida espiritual como estes novos cristãos, nós precisamos perseverar no ensino dos apóstolos (somente a Bíblia), na comunhão (freqüência dos cultos e reuniões da igreja), no partir do pão (a ceia do Senhor no primeiro dia da semana) e nas orações (nosso relacionamento diário com Deus).  Estas são quatro responsabilidades de um novo cristão.  Por exemplo: Se você vai trabalhar numa empresa, você tem que assumir responsabilidades de participar ativamente na empresa.  Se uma pessoa quer se batizar, eu pergunto se ela está disposta a fazer estes quatro itens como participante ativo da igreja.  Se ela não vai perseverar nestes quatro itens, então ela não está pronta para ser batizada.
Ponto H
Quem acrescentou os salvos à igreja?  (Atos 2:47)
O Senhor lhes acrescentou à igreja.  Quando alguém decide se batizar e fazer parte do Reino de Deus, Deus acrescenta a pessoa.  Assim quando você for batizado, você é a igreja, você é o Reino de Deus.
Ponto I
Com que freqüência eram acrescentadas novas pessoas à igreja?  (Atos 2:47)
Diariamente.  Pessoas foram batizadas todos os dias.  Elas não marcavam um dia especial.  Quando alguém ouviu a mensagem do evangelho, ele se batizava no mesmo dia.  Então a igreja do primeiro século tinha batismos todo dia.
          Vamos ver o segundo ponto do esboço simples: O Eunuco, o Oficial Etíope – Atos 8:26-40.  “26 Um anjo do Senhor disse a Filipe: Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza.  27 Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e, 28 de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías.  29 E o Espírito disse a Filipe: Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a.  30 Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: O senhor entende o que está lendo?  31 Ele respondeu: Como posso entender se alguém não me explicar? Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado.  32 O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca.  33 Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes?  Pois a sua vida foi tirada da terra.  34 O eunuco perguntou a Filipe: Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro?  35 Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.  36 Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água.  O eunuco disse: Olhe, aqui há água.  Que me impede de ser batizado?  37 Disse Filipe: Você pode, se crê de todo o coração.  O eunuco respondeu: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.  38 Assim, deu ordem para parar a carruagem.  Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.  39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente.  O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.  40 Filipe, porém, apareceu em Azoto e, indo para Cesaréia, pregava o evangelho em todas as cidades pelas quais passava”.
Ponto A
Como Deus trabalhou na conversão do eunuco?  (Atos 8:26,29)
Nós podemos ver nos versículos 26 e 29 que Deus enviou Filipe para pregar a mensagem ao eunuco.  Deus não falou com o homem de Etiópia e não explicou nada.  Ele simplesmente enviou um homem com a mensagem.  Deus sempre vai enviar alguém com a mensagem.  Hoje, nós estamos estudando a Palavra juntos, pois Deus me enviou de certa forma para ensinar você o evangelho (Mateus 28:19; Marcos 16:15).  A mensagem a ser pregado hoje, já está escrito.

Ponto B

Que profeta o eunuco estava lendo?  (Atos 8:28,32-33)
Segundo o versículo 28, ele estava lendo o profeta Isaías.  Depois de ler Isaías, nos versículos 32 e 33, notamos que esta leitura é uma profecia sobre Jesus.  Então Filipe, sentou com o eunuco e começou a explicar o texto de Isaías.

Ponto C

Cite pelo menos dois ensinamentos que Filipe incluiu no seu estudo com o eunuco.  (Atos 8:35-36)
O versículo 35 diz que ele anunciou Jesus!  O versículo 36 diz que o eunuco queria se batizar.  Como o eunuco sabia que era preciso se batizar?  Porque este ensinamento está incluído na mensagem sobre Jesus, é o evangelho: a morte, o sepultamento e a ressurreição que acontece no batismo.

Ponto D

O que se deve fazer antes do batismo? (Atos 8:37)
Segundo o versículo 37, a pessoa tem que crer antes do batismo.  Por isso não batizamos bebês, porque não têm idade suficiente a crer e porque o batismo é uma decisão individual.  O que a pessoa deve crer?  Ela deve crer no evangelho, que Cristo morreu, foi sepultado e ressuscitou, e no batismo ela vai fazer a mesma coisa.

Ponto E

Qual foi a forma de batismo usada na conversão do eunuco?  (Atos 8:38-39)
Segundo os versículos 38 e 39 diz que, ambos desceram às águas, e Filipe batizou o eunuco, e os dois saíram da água.  Então nós podemos afirmar que o batismo foi por imersão, embaixo da água.  Não foi um pouco de água colocada na cabeça do eunuco.  Ele tinha que obedecer ao evangelho.  Ele tinha que ser mergulhado, sepultado no túmulo da água.

Ponto F

Quanto tempo levou para o eunuco tomar a decisão de ser batizado?  (Atos 8:36)
Ele foi batizado no mesmo dia, na mesma hora.  Ele não marcou um dia no final do mês.  Por que ele não esperou?  Porque se ele esperasse, ele poderia ter morrido antes e não teria sido salvo e perdoado dos pecados.  Ele tomou a decisão no mesmo dia de receber a graça de Deus por meio de sua fé obediente, como os judeus no dia de Pentecostes.  Há uma urgência de tomar esta decisão, porque Jesus pode voltar a qualquer hora, então será tarde demais.

Ponto G

Como o eunuco se sentiu depois de ser batizado?  (Atos 8:39)
O versículo 39 diz que ele estava cheio de alegria.  Por quê?  Porque ele recebeu o perdão dos pecados e o Espírito Santo em sua vida e passou a fazer parte do Reino de Deus.
          Vamos ver o terceiro ponto do esboço simples: O Carcereiro – Atos 16:22-34.  “22 A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados.  23 Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão.  O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado.  24 Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.  25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.  26 De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados.  Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram.  27 O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido.  28 Mas Paulo gritou: Não faça isso! Estamos todos aqui!  29 O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.  30 Então levou-os para fora e perguntou: Senhores, que devo fazer para ser salvo?  31 Eles responderam: Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa.  32 E pregaram a Palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa.  33 Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados.  34 Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus”.
Ponto A.
Qual foi a pergunta do carcereiro?  (Atos 16:30)
Senhores, que devo fazer para ser salvo”?  É a mesma pergunta de Atos 2:37.  Você acha que Paulo vai responder algo diferente do que Pedro?  Não!  Ele vai pregar a mesma mensagem do evangelho e como obedecer ao evangelho.
Ponto B.
Cite pelo menos dois elementos da resposta de Paulo.  (Atos 16:31-33)
 Ele falou no versículo 31: “Creia no Senhor Jesus”.  A pessoa tem que crer.  Eu posso imaginar o carcereiro perguntando: “O que eu devo crer sobre Jesus”?  Então, Paulo pregou a Palavra de Deus para o carcereiro e a todos de sua casa.  O que Paulo pregou?  O evangelho (Marcos 16:15-16).  No versículo 33 Paulo ensinou sobre o batismo e eles foram batizados.  É a mesma coisa que Jesus ensinou em Marcos 16:15-16: “Quem crer e for batizado será salvo”.
Ponto C.
Quanto tempo levou para o carcereiro tomar a decisão de ser batizado?  (Atos 16:33)
Segundo o versículo 33: “Naquela mesma hora da noite . . . ele e todos os seus foram batizados”.  Ele se batizou na mesma hora da noite.  Ele não esperou até o outro dia.  Você está vendo a diferença entre o ensinamento das denominações que batiza somente no domingo ou num dia marcado no fim do mês ou fim do ano e o ensinamento da Bíblia que mostra batismos todos os dias e qualquer hora do dia ou da noite.  A que horas da noite ele foi batizado?  O versículo 25 diz que: “Por volta da meia noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus”.  Eles foram batizados no versículo 33 e o versículo 35 diz: “Quando amanheceu . . .”.  Então, depois da meia-noite, por volta de uma ou duas horas da madrugada, que eles foram batizados em Cristo.  Por quê?   Porque o evangelho foi pregado.  Também porque há uma urgência em tomar a decisão.  Não sabemos se viveremos mais um dia e não sabemos quando Cristo vai voltar.  Queremos estar preparados.
Ponto D.
Como o carcereiro e sua família se sentiram depois de serem batizados?  (Atos 16:34)
Segundo o versículo 34: “Todos de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus”.  Por que eles estavam tão alegres, cheios de júbilo, como o eunuco de Etiópia?  Porque eles foram perdoados os pecados, receberam o Espírito Santo, fizeram parte do Reino de Deus e terão vida eterna.  É mais um exemplo de pessoas obedecendo ao evangelho, como no dia de Pentecostes e o eunuco de Etiópia.
          Vamos ver o quarto ponto do esboço simples: Os Doze Discípulos de Éfeso – Atos 19:1-5.  “1 Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso.  Ali encontrou alguns discípulos 2 e lhes perguntou: Vocês receberam o Espírito Santo quando creram?  Eles responderam: Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo.  3 Então, que batismo vocês receberam?, perguntou Paulo.  O batismo de João, responderam eles.  4 Disse Paulo: O batismo de João foi um batismo de arrependimento.  Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus.  5 Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus”.
Ponto A.
Qual foi o problema dos doze discípulos de Éfeso?  (Atos 19:1-4)
Eles não tinham recebido o Espírito Santo.  Paulo perguntou: “Vocês receberam o Espírito Santo”?  E eles nem sabiam o que era o Espírito Santo.  Por isso Paulo perguntou sobre o batismo deles, porque no batismo é quando alguém recebe o Espírito Santo (Atos 2:38; 5:32).  A conclusão é óbvia, eles receberam o batismo errado.
Ponto B.
O que estes discípulos fizeram depois de ouvirem Paulo?  (Atos 19:5)
Eles se batizaram novamente.  Este segundo batismo foi com entendimento, para obedecer ao evangelho e receber o Espírito Santo e perdão dos pecados.  Aqui temos mais uma ênfase que uma pessoa recebe o Espírito Santo no ato de batismo, não antes.  O batismo feito com conhecimento e obediência ao evangelho é o “um só batismo” de Efésios 4:5.
Ponto C.
Os que receberam um batismo inadequado, mesmo sendo pessoas boas e religiosas, devem ser batizados de novo?  (Atos 19:4-5)
Aqui nós temos um bom exemplo de pessoas, religiosas que se batizaram não conhecendo o evangelho, não obedecendo ao evangelho. Então, elas precisavam ser batizadas, novamente, para obedecer, pois o primeiro batismo, sem entendimento, não valeu.  O batismo que vale é o batismo onde a pessoa morta nos seus pecados, é sepultada e ressuscitada na hora do batismo.  Hoje temos pessoas, com batismos inadequados, porque foram batizadas quando eram bebês (sem fé ou entendimento) ou acreditavam que eram salvas quando “aceitaram Jesus no seu coração” por meio de uma oração antes do batismo.  Portanto, não foram batizadas para serem salvas.
          Vamos ver o quinto ponto do esboço simples: A Conversão de Saulo (Hebraico) ou Paulo (Grego) – Atos 9:1-22 e Atos 22:1-16.  Temos duas leituras aqui que falam da mesma conversão. 
PontoA.
Estas são perguntas sobre a leitura de Atos 9:1-22, se você quer tomar o tempo para ler na sua própria Bíblia.
1. Quais foram as instruções que Jesus deu a Saulo?  (Atos 9:6)
2. Quantos dias Saulo ficou sem ver e sem comer?  (Atos 9:9)
3. Como Deus operou na conversão de Saulo?  (Atos 9:10-11)
4. O que Saulo fez depois de ouvir Ananias?  (Atos 9:18)
5. O que Saulo fez depois de seu batismo?  (Atos 9:20)
          Vamos ler Atos 22:1-16.  “1 Irmãos e pais, ouçam agora a minha defesa.  2 Quando ouviram que lhes falava em aramaico, ficaram em absoluto silêncio. Então Paulo disse: 3 Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje.  4 Persegui os seguidores deste Caminho até a morte, prendendo tanto homens como mulheres e lançando-os na prisão, 5 como o podem testemunhar o sumo sacerdote e todo o Sinédrio; deles cheguei a obter cartas para seus irmãos em Damasco e fui até lá, a fim de trazer essas pessoas a Jerusalém como prisioneiras, para serem punidas.  6 Por volta do meio-dia, eu me aproximava de Damasco, quando de repente uma forte luz vinda do céu brilhou ao meu redor.  7 Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que você está me perseguindo?  8 Então perguntei: Quem és tu, Senhor?  E ele respondeu: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem você persegue.  9 Os que me acompanhavam viram a luz, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo.  10 Assim perguntei: Que devo fazer, Senhor?  Disse o Senhor: Levante-se, entre em Damasco, onde lhe será dito o que você deve fazer.  11 Os que estavam comigo me levaram pela mão até Damasco, porque o resplendor da luz me deixara cego.  12 Um homem chamado Ananias, piedoso segundo a lei e muito respeitado por todos os judeus que ali viviam, 13 veio ver-me e, pondo-se junto a mim, disse: Irmão Saulo, recupere a visão.  Naquele mesmo instante pude vê-lo.  14 Então ele disse: O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca.  15 Você será testemunha dele a todos os homens, daquilo que viu e ouviu.  16 E agora, que está esperando?  Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele”.
Ponto B.
1. Saulo era um homem religioso antes de tornar-se cristão?  (Atos 22:3-5)
Segundo os versículos 1 a 5, ele era um homem judeu, homem zeloso para com Deus, um homem muito religioso.
2. Por que Saulo foi batizado?  (Atos 22:16)
Segundo o versículo 16, ele foi batizado para lavar os pecados e invocar no nome de Deus.
3. Paulo foi salvo na estrada para Damasco (Atos 22:10) ou depois do batismo (Atos 22:16)?  Ele não poderia ter sido salvo na estrada para Damasco, porque no versículo 16 ele ainda estava com seus pecados.  Portanto, ele foi salvo depois do batismo.
          Veja a aplicação e desafio no final do seu esboço simples. 
Ponto A.
Compare sua experiência religiosa com as conversões no livro de Atos dos Apóstolos.  Você está salvo ou perdido, segundo a Bíblia?  Se você foi ensinado que você estava salvo antes do batismo, seu batismo não valeu para ser salvo, porque você achava que já estava salvo.  Se você foi aspergido, quando bebê e não conheceu o evangelho, então você não obedeceu ao evangelho.  Portanto, você também, está perdido e precisa se batizar, segundo a Bíblia.
Ponto B.
Se responder “perdido”, faça logo o que está faltando à sua conversão para que você tenha a salvação.  Eu quero convidar você a obedecer ao evangelho e ser batizado.  A água, roupas e toalhas estão sempre prontas.
          No final desta lição, no esboço simples, há um gráfico para você preencher.  Assim vamos fazer um resumo da lição.  O gráfico se chama: Os Elementos nas Conversões Bíblicas.  Observação: Marque com um “x” se o elemento é mencionado no texto e um “(x)” se o elemento pode ser deduzido do texto.  (Leia também sobre as outras conversões no livro de Atos 8:12-13; 10:48; 16:14-15; 18:8).






              

Os judeus foram ensinados a arrepender-se, ser batizados e perseverarem.  Dá para deduzir que acreditaram.
O eunuco foi ensinado a crer e ser batizado.  Dá para deduzir que ele arrependeu-se, confessou Jesus e perseverou.
O carcereiro foi ensinado a crer e ser batizado.  Dá para deduzir que ele arrependeu-se.
Os doze discípulos foram ensinados a crerem e serem batizados.  Dá para deduzir que eles arrependeram-se.
Paulo foi ensinado a ser batizado.  Dá para deduzir que ele creu e arrependeu-se.  Também sabemos que ele perseverou, pois escreveu a maior parte do Novo Testamento.
E você?  Você acredita no evangelho?  Você já se decidiu arrepender-se dos pecados?  Você está disposto a confessar Jesus como Senhor?  O que falta?  Somente falta ser batizado e perseverar.  Não adianta batizar alguém se a pessoa não quer perseverar no ensinamento dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações.  Se você está decidido a seguir Jesus fielmente, você está pronto para ser batizado.  Depois do batismo, a sua participação nas reuniões da igreja vai ajudá-lo a crescer em Cristo e perseverar.

3 comentários:

  1. Meu amado faço parte da Igreja de Cristo em Recife PE na congregação que se localiza em Monsenhor Fabrício
    gostei muito desta aula sobre batismo, uma maravilha estou repassando para outros irmãos este material. E que Deus te ilumine mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. Tenho dificuldade de aprender preciso de ajuda,

    ResponderExcluir