quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Lição Introdutória - Linha do Tempo (Visão Global da Bíblia Sagrada - Gênesis a Apocalipse)


 
Você acredita em Deus?






Você acredita na ressurreição de Jesus?






Você acredita na inspiração da Bíblia (que é a Palavra de Deus)?






Você acredita que a Bíblia não foi modificada pelos anos?

          Click aqui e acesse o esboço da lição para exercitar!
          Se alguém responder sim a essas perguntas, vá em frente e ensine a linha do tempo e as lições dos Princípios Básicos da Fé Cristã (A maioria das pessoas acredita).


          Se alguém tem dúvida sobre essas perguntas, vá em frente e ensine a linha do tempo, mas durante as próximas lições, ensine as cinco lições:

          • "Evidências cristãs" (A Existência de Deus);
          • "Evidências da Ressurreição de Jesus";
          • "A Preservação Exata da Bíblia";
          • "Exato Pré-conhecimento Científico da Bíblia";
          • "Um Diálogo com um Ateu".

          No começo da lição “Linha do Tempo” peça para o aluno abrir a Bíblia no índice e mostre-lhe a lista dos livros da Bíblia em ordem. O propósito desta lição é ver o conteúdo principal da Bíblia em uma hora.

          Vamos começar este estudo da Bíblia com uma visão global da Bíblia. Quando começo um estudo bíblico com um amigo, reconheço que muitas pessoas não conhecem o conteúdo da Bíblia. Muitos pensam sobre Noé e a Arca; ouviram alguma coisa sobre Daniel na cova dos leões ou ouviram sobre Jesus Cristo, mas eles não sabem que todas essas histórias fazem parte de uma história só.


          Antes de eu entrar em um estudo bíblico detalhado com alguém lendo os textos bíblicos eu aproveito uma hora com a pessoa para dar uma visão global do conteúdo da Bíblia. A Bíblia é um livro fantástico. Levou cerca de mil e quinhentos anos para ser escrita (1400 a.C. a 100 d.C.). Deus usou mais de quarenta homens para escrever os livros. Os autores eram pescadores, pastores de ovelhas, cobradores de impostos, médicos, reis, entre outros.


          Há uma história do começo ao fim.  Bem resumido é, Deus fez o homem, o homem abandonou a Deus e Deus tem um plano para reconciliar o homem. Há um tema e não existem erros ou contradições. O impressionante é que muitos desses autores não conheciam um ao outro, moravam em países diferentes, culturas diferentes e falavam línguas diferentes, mas com a ajuda de Deus produziram uma história completa da humanidade de forma breve.

          Você conhece quarenta autores hoje que trabalhariam em conjunto e produziriam algo assim?  Difícil!  Impossível!  Pois homens escrevem livros compridos e falam quase nada, enquanto a Bíblia é breve e fala tudo. Não existe nenhum livro igual!
          Muitas pessoas acham que a Bíblia é cheia de provérbios e ditados que são interessantes para ler ou tirar de uma caixa para incentivar o seu dia. Cada vez que alguém faz isso, acaba tirando um versículo fora do seu contexto original. A Bíblia realmente é uma história só do começo ao fim sobre Jesus Cristo.


          Queremos conhecer o contexto maior sobre cada livro, capítulo e versículo que vamos estudar.  Quando iniciamos as lições "Princípios Básicos da Fé Cristã" você terá referências históricas para cada evento que aconteceu. Você vai entender onde tudo encaixa na história toda. Nessa lição não vamos ler muito a Bíblia, mas vê-la em ordem cronológica. De acordo com o índice da mesma, os livros não foram colocados em ordem cronológica, mas foram organizados como se fosse uma biblioteca. A palavra Bíblia significa “conjunto de livros” ou “biblioteca” (Daniel 9:2) e foi organizada de acordo com assuntos: Livros da Lei, Livros de História, Livros de Poesia, Livros de Profecia.


          Se começar em Gênesis e ler até o Apocalipse, vai ficar perdido na história de vez em quando ou verá a história fora de ordem cronológica.  Por isso veremos essa lição e compreenderemos a história como aconteceu. Mesmo que algumas pessoas não aceitem a Bíblia como a Palavra de Deus, elas reconhecem ser o melhor livro de história já escrito.  


          Cada coisa mencionada é historicamente correta. Várias coisas já foram comprovadas pela arqueologia (datas de reinados, lugares, geografia, relevo... tudo é exato!). Enquanto andamos pela linha do tempo aprenderemos a história que produziu Jesus. Durante a história veremos o inimigo de Deus tentar eliminar o Seu plano, mas sem sucesso.


          Vamos iniciar esta linha de tempo da história humana. Eu tenho um pedaço de papel em branco e eu vou fazer uma linha de tempo. Colocarei no papel algumas linhas para representar a história humana desde os primeiros homens até o final da Bíblia e começando no livro de Gênesis. Você pode me ajudar lembrar a história toda.


          Quando abrimos o livro de Gênesis, vemos o começo de tudo.  A palavra Gênesis significa o começo de tudo, mas nesse livro descobrimos que Deus já existia antes do começo. Ele é o Criador de tudo e donde Ele veio?  Boa Pergunta! A Bíblia afirma que Ele sempre existiu. A Sua existência é incontestável, e tem sido comprovada (veja as lições de evidências se for preciso). O propósito do livro de Gênesis não é para responder cada pergunta científica que alguém tem sobre a existência de Deus e a criação do mundo, mas seu propósito é mostrar donde veio o povo judeu que produziu Jesus Cristo, o qual aparece mais tarde nesta linha de tempo.


          Você lembra quem eram as primeiras pessoas que Deus fez e como elas se chamavam?  


          Isso mesmo, Adão e Eva.  Deus fez o mundo inteiro em seis dias e descansou no sétimo dia.  
          Informação extra: Algumas pessoas vão perguntar se os seis dias da criação são literalmente vinte e quatro horas para cada dia ou milhares de anos.  Quero passar algumas observações à considerar, antes de continuar com a história de Gênesis.  Primeiro, Deus disse em Gênesis 1:5 que houve “a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia”.  Isso indica vinte e quatro horas para cada dia na criação.  Segundo, a palavra hebraica para “dia” (yom) é usado duzentas vezes em Gênesis a Deuteronômio e significa vinte e quatro horas.  Por exemplo, esta palavra é usada em Gênesis 7:11,13; 8:4,14; 22:4; 31:22; 34:25Terceiro, pense sobre o meio ambiente e o equilíbrio delicado à ser mantido.  Abelhas não podem existir sem flores e nem flores sem abelhas.  Se Deus criasse flores num dia que durou milhares de anos, não teriam sobrevividas sem a criação de abelhas num outro dia. Tudo tinha que ser criado simultaneamente para ter equilíbrio. Também se Deus fizesse flores num momento e ainda não existia dia e noite, as mesmas seriam queimadas pelo sol ou congeladas pela falta do mesmo.  São apenas algumas observações para mostrar que provavelmente foram dias de vinte e quatro horas na criação. 

          Durante a criação Ele fez Adão e Eva, colocando-os em um jardim muito bonito.  Ele cuidou deles em um relacionamento de Pai e filhos.  Eles tinham todas as coisas que necessitavam.  Eram inocentes como as nossas crianças pequenas correndo nus em casa.  Deus lhes deu algumas instruções.  Eles podiam cuidar do jardim, comer frutas de qualquer árvore, mas da árvore do meio do jardim eles não deveriam tocar, pois tratava-se da árvore do conhecimento, do bem e do mal.  Deus falou: "Se alguém comer frutos daquela morrerá!".  Então o tempo foi passando.

          Nós não sabemos quanto tempo eles ficaram no jardim, mas logo o inimigo de Deus veio e trouxe tentações e os olhos deles abriram, conhecendo a diferença entre o bem e o mal.  Basicamente toda essa história de Gênesis 3, chamamos da Queda”, quando o povo desobedeceu a Deus. 

          Algumas pessoas vão perguntar: De onde veio Satanás e os demônios? Duas leituras ajudarão responder: Ezequiel 28:12-19 e 2 Pedro 2:4.

          Durante a leitura do livro de Gênesis você aprenderá um outro propósito deste livro - o começo de tudo; o primeiro de tudo.  Por exemplo, o primeiro pecado, o primeiro casamento, os primeiros filhos, a primeira desobediência, o primeiro assassinato, etc.  Lendo a Folha de São Paulo ou Gazeta do Povo do Paraná, já na primeira página verás assassinatos,  mentiras,  enganos, divórcios e adultérios.  Onde tudo isso começou?  Lendo Gênesis, verás a mesma coisa.  Tudo começou lá, quando a humanidade desobedeceu a Deus.  Então houve a queda. 

          Qual foi o pecado de Adão e Eva?  Eles comeram o fruto proibido.  E qual foi o fruto?  Nós não sabemos.  Mas eles foram afastados do jardim, eles sofreram as conseqüências de sua desobediência.
               
          Uma coisa que eu quero deixar bem claro por meio desta linha do tempo inteira é a história sobre Jesus Cristo.  Cada livro do Velho Testamento fala diretamente ou indiretamente sobre Jesus Cristo.  No livro de Gênesis quando houve a queda nós temos a primeira profecia sobre Jesus Cristo (Gn 3:15).  Deus falou para a serpente que no futuro ela pegaria no calcanhar do descendente da mulher, mas o Descendente da mulher pisará na cabeça dela para liquidá-la.  


          Então, pela Bíblia inteira temos a ação de Satanás, aquela serpente antiga, numa guerra contra Deus.  Ele vai procurar uma maneira para destruir o descendente da mulher.  Veremos no final da história que Satanás realmente pegou no calcanhar deste descendente da mulher quando colocou Jesus na cruz.  Ele achou que ganhou, mas Jesus ressuscitou.  A boa notícia de nosso futuro é que Jesus vai eliminar Satanás para todo o sempre, no final do livro do Apocalipse.  A história de Jesus Cristo está por toda parte da linha do tempo.
               
          Também Deus pediu para Adão e Eva se multiplicarem e encherem a terra com seus filhos.  Então eles foram se multiplicando.  A Bíblia não relata todos os filhos de Adão e Eva, citando apenas três.  Dois deles eram Caim e Abel, seguidores das instruções de Deus, buscando adorar e ofertar a Deus, em agradecimento por tudo que o Senhor providenciou.  Abel trouxe as primícias a Deus e Caim trouxe alguma coisa.  
          (*)

          Deus aceitou o louvor de Abel, mas não aceitou o louvor e a oferta de Caim.  Desde o começo da Bíblia nós aprendemos que Deus não aceita qualquer tipo de louvor, nós temos que obedecer ao que Deus manda.  Nós sabemos o resultado dos ciúmes de Caim.  Ele matou o irmão e Deus disciplinou Caim.  A Bíblia diz que Caim saiu e se casou com alguém e muitos não cristãos vão perguntar com quem ele casou?  Deus fez outras pessoas?  Hoje você percebeu que nós não estamos lendo a Bíblia, nós só estamos resumindo o conteúdo dela.  A partir da semana que vem nossa próxima lição sobre Jesus Cristo no livro de João, nós leremos muito na Bíblia.  Mas se você ler Gênesis 3:20 e Atos 17:26, a Bíblia afirma que toda a raça humana veio de Adão e Eva (Jesus é descendente desta mulher, Lucas 3:23-38).  Eu não sei como Deus programou geneticamente todo esse DNA dentro de Adão e Eva para sair as diversas raças, mas Ele diz na Bíblia que todo homem veio deste primeiro casal.  Portanto, Deus não fez Adão e Eva e depois fez pessoas em outros lugares e elas começaram a se conhecer e se casaram.   Não foi assim.  Adão e Eva tinham filhos e filhas e obviamente eles se casaram entre si.  Para nós, isso é estranho hoje em dia.  Irmãos não devem se casar com as suas irmãs, mas é assim que aconteceu.   Quando você ler Gênesis e Êxodo, vai descobrir que isso foi normal na história do começo do mundo durante várias gerações.  Seus corpos eram fantásticos e viviam seiscentos a novecentos anos.  Mas com tempo e o pecado os corpos ficaram mais fracos.  Mais tarde quando o povo saiu do Egito e Deus deu a Lei de Moisés para Israel, Deus proibiu irmãos se casar com irmãs.  Mas, antes da Lei, Deus permitiu e assim o povo foi se multiplicando.  Hoje em dia nós sabemos até porque nós não casamos com irmãos e irmãs porque diversas doenças podem ocorrer, bem como o nascimento de um filho especial (deficiente mental) ou com hemofilia (alguém cujo sangue não coagula corretamente) que é uma doença dos reis da Inglaterra porque eles queriam preservar o dinheiro do reino e o poder dentro da família.  Então eles se casaram entre si e seus filhos e acabaram tendo problemas.  Em Gênesis Deus permitiu isso, mas mais tarde em Êxodo Ele proibiu.  Então Caim obviamente casou com uma irmã, pois Deus pediu para eles se multiplicarem.  Desse modo eles foram se multiplicando pelo mundo.
               
          Depois de um tempo Deus percebeu que as pessoas do mundo inteiro eram corruptas e desobedientes.  Deus estava se comunicando verbalmente com os pais dessas tribos que estão surgindo, mas eles não queriam ouvir a Deus.  E Deus decidiu disciplinar as pessoas do mundo, menos uma família.  Ele encontrou uma família obediente.  Você se lembra qual era?  Era Noé e a senhora Noé e os seus três filhos e as três noras.  Era impressionante Noé ter uma esposa fiel, três filhos fiéis e até as noras seguindo a vontade de Deus.  Deus olhou no mundo inteiro e só encontrou uma família fiel.  Algumas vezes nós na igreja pensamos que somos um grupo tão pequeno.  Será que não tem mais?  Precisamos nos lembrar que Deus salva somente os obedientes.  Deus se importa com quantidade, mas mais importante que quantidade é qualidade.  Havia muitas pessoas, mas somente Noé e sua família eram obedientes a Deus.  Deus disse para Noé que Ele destruiria o mundo com um dilúvio e a água subiria acima das montanhas mais altas e tudo seria destruído, menos Noé, sua família e um casal de cada espécie de animal.  Depois, Deus pediu para Noé construir a arca e Deus falou que tipo de madeira ele devia usar.  Deus também deu instruções específicas sobre a largura, o comprimento e a altura.  Noé foi construindo a arca exatamente como Deus pediu.  Noé tinha que obedecer.  Se Noé fosse mudar a planta, fosse mudar as medidas e substituísse o tipo de madeira, ele teria sido desobediente.  Mas nós lemos em Gênesis capítulo 6 que Noé fez exatamente o que Deus pediu e construiu a arca.  Uma pergunta interessante é: “Quanto tempo levou para Noé construir a arca”?  Levou cem anos.  A Bíblia diz que ele tinha quinhentos anos quando Deus pediu para ele começar a construir a arca e com seiscentos anos ele entrou na arca.  Na época da desobediência do povo, Deus pediu para Noé fazer duas coisas: construir a arca e pregar ao povo.  No livro de 2 Pedro 2:5 nós descobrimos que Noé era um pregador da justiça.  Você pode imaginar Noé pregando sobre como seguir a Deus e construindo a arca por cem anos e não houve nenhum convertido.  Eu posso imaginar que Noé ficasse meio desanimado, mas ele não desistiu.  Cem anos de fidelidade durante a construção da arca, sem desistir, mostra a fé forte da parte dele, principalmente porque até agora ele nunca viu a chuva.  Nós lemos em Gênesis 2:5-6 que não choveu sobre a terra ainda.  Deus causava uma neblina para molhar as plantas.  Então ele nunca viu a chuva e ele estava construindo essa arca no seu quintal.


          Eu posso imaginar todo mundo zombando dele: “O que está construindo lá, um navio longe do mar e a esposa no supermercado comprando comida que vai sobrar por um ano dentro da arca”?  É impressionante a fé e a obediência deste homem.  Mas, o que aconteceu?  Estas oito pessoas e somente oito pessoas de toda humanidade foram salvas.  Eles entraram na arca e começou a chover e o povo fora da arca foi morto pelas águas.  De acordo com Gênesis capítulos 6-8, eles ficaram na arca, um ano, durante aquele dilúvio.  Enquanto lemos algumas dessas histórias bíblicas algumas pessoas hoje em dia acham que são lendas, mentiras e mitos.  Elas perguntam: “Será que são histórias verdadeiras”?  Mas se nós analisarmos as histórias religiosas de todas as tribos do mundo, todo mundo tem uma historia sobre um dilúvio.  Investigue entre os índios na Amazônia, fale com os chineses ou os japoneses e descobrirá que todos já ouviram falar em um dilúvio mundial.  Eles contam esse fato histórico na história deles.  Foi achada uma pedra na cidade de Ur onde Abraão morava antes de sair para Canaã, e no túmulo de um rei estava escrito: “Terceira geração desde o dilúvio”.  É um fato histórico.  Hoje em dia eles acham que descobriram pela arqueologia a arca.  Eles a encontraram nas montanhas de Ararate (Gênesis 8:4).  Eles encontraram um navio em cima de uma dessas montanhas com as mesmas dimensões do navio que Noé construiu.  Qual outro navio poderia ser?  Este local pode ser visitado hoje.  Isto não é ficção é um fato histórico comprovado pela arqueologia.  Antes dessa descoberta arqueológica, algumas pessoas duvidaram que houve um dilúvio mundial.  Mas um arqueólogo que se chama Edward Suess, em 1885, descobriu fósseis de peixes em cima das montanhas mais altas do mundo.  Como esses peixes morreram lá e viraram fosseis?  Somente através de um dilúvio mundial.  Também no interior dos Estados Unidos, longe do mar, já foram descobertos fosseis de baleias, tubarões e animais exóticos de outros continentes.  Então, cientificamente tem sido comprovado esse dilúvio mundial.  Nós veremos várias histórias assim pela Bíblia que são fantásticas.  Será que aconteceram mesmo?  Cada dia a arqueologia está confirmando mais e mais eventos que estão registrados na Bíblia.  Depois de sair da arca, Noé adorou a Deus e Deus deu uma ordem para ele, a esposa, os filhos e as noras: “multipliquem-se e encham a terra com seus filhos”.  Eles obviamente se casaram com seus primos, irmãos e irmãs para se multiplicarem.  Nós sabemos que mais tarde a lei proibiu o casamento de parentes.  Um outro detalhe interessante durante a leitura bíblica, antes da arca é que as pessoas tinham a tendência de viver seiscentos a novecentos anos.  É impressionante a quantidade de tempo que elas viviam.  Eu acho que Deus deu esse espaço para Adão e Eva viver novecentos e trinta anos para terem cem a trezentas crianças, assim eles poderiam se multiplicar e povoar o mundo.  Mas houve uma hora nessa época de Noé em que Deus diz que Ele não agüentava o homem vivendo tantos anos por causa da maldade.  E Ele limitou a vida do homem para cento e vinte anos no máximo (Gênesis 6:3).


          Noé e a sua família foram se multiplicando, mas eles chegaram a um lugar e esses descendentes de Noé começaram a construir uma torre.  Você se lembra como se chamava essa torre?  A Torre de Babel.  Esse povo pensava que podia construir uma torre que ia atingir o céu e acabou desobedecendo a Deus.  Eles queriam ser famosos.  Deus disse: “multipliquem-se e se espalhem pela terra”, mas esse povo parou de se multiplicar e começou a ficar num lugar e construiu uma torre.  Por isso Deus forçou o povo a obedecer.  Ele confundiu as línguas para que as pessoas não pudessem entender um ao outro.  Elas foram forçadas a se separar e aqui as nações começaram a se desenvolver.  Eu não sei se nessa hora Deus confundiu as raças também, talvez saísse chineses, japoneses, africanos e assim por diante.  Talvez fosse simplesmente programado no DNA genético de Adão e Eva desde o começo.  Com certeza o lugar de moradia na terra influenciou muito a cor da pele.  A química melanina na pele determina a sua cor de acordo com o tempo que passa no sol.   Pessoas que moravam perto do equador ficavam com pele escura por causa do sol forte; enquanto pessoas que moravam longe do equador ficavam com pele mais clara.  Até entre nossos próprios filhos é interessante o que ocorreu.   Eu tenho olhos verdes, a minha esposa tem olhos escuros, mas nossa filha nasceu com olhos azuis.  De qualquer forma, Deus e Seu plano para a humanidade são fantásticos.  Logo depois desse evento da Torre de Babel as primeiras nações começaram a se formar, porque Deus forçou o povo a falar línguas diferentes e o povo foi se multiplicando.


          Em pouco tempo a maioria do mundo foi desobediente a Deus novamente.  Mas um casal pegou a atenção de Deus.  Você se lembra de quem era?  O casal era Abrão e Sarai.  Deus pediu para Abrão sair de sua terra e Deus o levou para uma terra especial, que Ele queria doar para os descendentes de Abrão.  Duas coisas são muito importantes sobre Abrão e Sarai.  Deus primeiramente fez uma promessa para eles.  Ele disse a Abrão que através de sua descendência Deus abençoaria todas as pessoas do mundo.  “Promessa” e “descendente” são duas palavras repetidas muitas vezes no Velho Testamento.  Deus disse: “Eu quero resgatar a humanidade para Mim, e através do descendente de Abrão, Eu vou abençoar todas as pessoas do mundo”.  Quem é o descendente de Abrão que abençoou todas as pessoas do mundo?  Jesus Cristo.  (Aqui no final da lição eu coloco uma cruz no meu papel para lembrar para onde estamos indo com a linha do tempo).  A Bíblia é uma história só, que ensina como Jesus chegou ao mundo para salvar a humanidade.  Mas quando Deus fez essa promessa a Abrão, Abrão disse: “mas já viu minha esposa e quantos anos ela tem?  E eu estou chegando aos cem anos e nós não temos filhos.  Ela é estéril.  Como eu vou gerar um descendente?  Eu não tenho filho.  Eu não tenho herdeiro.  Como isso vai acontecer”?  E Deus disse: “Eu vou te dar um filho”.  E quando Sarai ficou sabendo que Deus ia lhe dar um filho ela riu.  “Que coisa, eu tenho sessenta e cinco anos, já passou da época, não tem como, eu já tenho a idade de uma vovó”.  Deus mudou o nome dele para Abraão: “pai de muitas nações”.  E Deus mudou o nome de Sarai para Sara: “princesa”.  Passou vinte e cinco anos e um filho nasceu de Abraão e Sara, Isaque.  Você sabe o que significa a palavra Isaque?  “Riso”, Deus riu por último!   Nunca devemos rir na cara de Deus, porque quando Deus fala que vai fazer alguma coisa Ele a faz, pode confiar.  Desse modo, o que estamos vendo com o nascimento de Isaque é a descendência de Abraão começando.


          Depois Isaque cresceu e há muitas histórias sobre ele e Abraão para aprender, mas eu vou pulando só para ver os pontos principais do Velho Testamento.  Isaque se casou e teve dois filhos, Jacó e Esaú.  E Jacó era muito fiel a Deus e tem muitas histórias interessantes sobre ele, mas ele se casou e teve doze filhos.  Estamos vendo essa família de Abraão crescer: Abraão, Isaque, Jacó e agora doze filhos.  Estes sãos os bisnetos de Abraão.  A descendência está crescendo.  Deus está fazendo uma grande nação.  Em Gênesis 12 Deus disse: “Eu prometo fazer uma grande nação de você e seu descendente irá abençoar todas as pessoas do mundo”.   Jacó teve uma luta com Deus (não contra) e por causa disso, Deus mudou o nome dele para Israel.  Cada vez que você lê na Bíblia “Israel” está se referindo ao Jacó.  Jacó e Israel são a mesma pessoa, só mudou seu nome.  E nós conhecemos o final dessa história como as doze tribos de Israel, as doze famílias, as doze nações de Israel.  De onde vieram essas doze nações?  Inclusive o povo judeu do qual nasceu Jesus?  São todos descendentes de Abraão.  Esse é o propósito do livro de Gênesis.  Um registro sobre a origem dos Israelitas, que originou a família de Judá e também Jesus Cristo.  Então Israel gerou doze filhos.


          Um desses filhos, José, era o preferido do pai.  O pai o amava muito.  Ele lhe deu um casaco de muitas cores.  Ele era o filho número onze.  Você se lembra do livro de Gênesis por que ele era o preferido?  Porque José era muito leal.  Ele obedeceu ao pai.  Durante esse tempo de crescimento com os irmãos, ele teve alguns sonhos.  Ele sonhava que um dia ele seria o mais importante sobre a família.  Ele disse que iria reinar sobre a família.  Inclusive o pai e todos os irmãos mais velhos vão se submeter a ele.  E os irmãos mais velhos pensavam: “Quem ele pensa que é”?  “Nosso irmãozinho pensa que vai reinar sobre nós”?  E eles começaram a odiá-lo.  Eles também tinham ciúmes dele, por causa do jeito como o pai o cuidava.  Um dia os irmãos pegaram José no campo e decidiram matá-lo.  Eles o pegaram e o jogaram dentro de um poço e foram jantar com a intenção de matá-lo mais tarde.  O irmão mais velho Ruben disse: “Nós não podemos matar um irmão, simplesmente vamos colocá-lo num poço”.  Ruben estava planejando devolver José para seu pai.  Mas enquanto Ruben estava longe, os outros irmãos pegaram José e o venderam como escravo.  José foi levado para o Egito como escravo.  Os irmãos pegaram o casaco de várias cores e colocaram sangue de animal sobre ele e o levaram ao pai e disseram que um animal havia matado o seu filho preferido.  E o pai ficou com o coração partido.


          Mas José estava são e salvo lá no Egito e seu pai não sabia disso.  Por que acontecem tragédias na vida de pessoas tão boas, como José?  Nós vamos ver daqui a pouco.  José, lá no Egito, se tornou o escravo de um homem que se chamava Potifar.  Potifar era um bom homem e tratou José muito bem.  E José era um servo tão obediente a Deus e tão obediente ao mestre Potifar que Potifar colocou todos os seus bens para que ele administrasse.  Seria como se eu desse para você o meu cartão de crédito, meu talão de cheques e minha conta bancária para você cuidar, porque eu vou fazer outras coisas.  Esse era o tipo de confiança que Potifar tinha em José, porque ele era um homem excelente, uma boa pessoa e tudo que ele tocou era abençoado por Deus.  Mas a mulher de Potifar tentou seduzir José.  Ela achou José bonito e atraente e pediu que ele deitasse com ela.  Ele disse: “Eu não vou pecar contra Deus”.  Nós estamos vendo dois tipos de pessoas no mundo, há pessoas que obedecem a Deus e são abençoadas por Deus e nós temos pessoas que desobedecem a Deus e elas sofrem as conseqüências de suas ações.  É como um relacionamento de pai e filho.  Mas José obedeceu a Deus mesmo com essa mulher tentando seduzi-lo.  Um dia José estava na casa fazendo seu serviço e ela o pegou pela roupa e disse: “Vem deitar comigo”.  Ele saiu correndo, mas deixou a roupa na mão dela.  Quando o marido chegou em casa ela inverteu a história e disse que esse hebreu tentou deitar com ela.  E o que Potifar podia fazer?  Acreditar num escravo ou acreditar na sua mulher perante a sua cidade?  Ele tinha que acreditar na esposa.  Assim ele mandou prender José na prisão do faraó do Egito.  Novamente por que toda essa tragédia está acontecendo para uma pessoa boa, como José?  Nós sempre temos que lembrar, Deus tem planos.  Talvez nós não possamos ver o plano inteiro.  Nós só podemos ver hoje, mas Deus está vendo a cena total, passado, presente e futuro.


          José estava preso e encontrou na prisão dois ex-funcionários do faraó, o rei dos egípcios.  Um era o copeiro e outro era o padeiro.  Eles estavam tendo sonhos durante a noite e José disse que sabia o significado dos sonhos deles.  Deus revelou para ele o significado.  Para o copeiro, dentro de três dias iria voltar a trabalhar para o faraó, mas o padeiro dentro de três dias seria morto.  Dentro de três dias esses sonhos se cumpriram exatamente como José interpretou.  E José pediu para o copeiro lembrar dele perante o faraó, mas ele esqueceu.  


          Com a passagem de dois anos o faraó começou a ter alguns sonhos durante a noite.  Eram mais pesadelos do que sonhos.  Ele sonhava com sete vacas gordas subindo do rio e sete vacas magras subindo do rio e as sete vacas magras comeram as sete vacas gordas e continuavam magras.  Que sonho estranho!  E também sobre espigas gordas e espigas magras.  E toda noite a mesma coisa e ele estava ficando perturbado.  Ele não sabia o que significava.  Então o copeiro lembrou de José e disse: “Eu conheço alguém que pode interpretar seus sonhos”.  José foi chamado e falou para o faraó que pelo poder de Deus ele podia interpretar os seus sonhos.  Então o faraó contou os sonhos e José explicou que significam sete anos de fartura e sete anos de fome.  A terra dará uma abundancia de comida durante sete anos, depois disso não choverá e não crescerá nada.  E José disse: “Você deve escolher um homem muito sábio para administrar as coisas nos próximos sete anos”.  E o faraó disse: “Parece que você é o mais sábio de todos nós”, então José foi escolhido para ser o governador do Egito.  Isto é impressionante, porque nós temos um estrangeiro, com sotaque, escravo que era prisioneiro e agora é o vice-presidente do país.  Realmente aqueles sonhos que José teve antes que ele iria reinar aconteceram.  Deus é grande porque nós temos um homem obediente mesmo durante seus momentos de dificuldade na vida.  Agora como governador do Egito, essa é a primeira vez que nós encontramos o imposto de renda na Bíblia.  José obrigava o povo egípcio a pagar vinte por cento de toda a produção da terra, que era colocada em celeiros, a qual seria o suprimento para os dias ruins que estavam por vir.  Então, eles foram armazenando toda esta comida por sete anos.  Sabe uma coisa interessante, arqueólogos encontraram esses celeiros de José ainda com sementes de trigo lá dentro.  Esses sete anos de fome e fartura realmente aconteceram e temos provas arqueológicas.  Depois de sete anos de fartura o povo começou a viver desses celeiros, dessa poupança de trigo para sobreviver.  Agora Egito era o único país que sabia da fome que chegaria.  Eles foram os únicos que foram armazenando comida e as outras nações ao redor estavam começando a morrer de fome.  E todo mundo começou a viajar para o Egito para comprar comida.  Inclusive a família de José, os irmãos dele.  Eles também viajaram para o Egito e compraram alimento.  E é uma história interessante sobre a reconciliação entre José e seus irmãos.  José os perdoou.  Eles estavam tão assustados pensando que José faria algo drástico com eles porque eles venderam-no, mas José explicou para eles que foi o plano de Deus que eles o vendessem para a escravidão.  Você sabe o que está acontecendo aqui?  Satanás estava tentando destruir a descendência dessa mulher que vai pisar na cabeça dele.  Através da fome ele estava tentando destruir a descendência, mas Deus está bem na frente de Satanás.  Deus, que sabe do futuro, enviou José ao Egito, para armazenar comida, para cuidar dessa descendência de Jacó e seus doze filhos para que eles não morressem de fome.  Então essa descendência continuou viva,  porque Deus está a dois passos na frente de Satanás.  Satanás vai guerreando contra Deus pelo Velho Testamento inteiro tentando acabar com essa descendência, mas Deus ganha cada vez.  Nós vamos ver outros exemplos daqui para frente.  O resultado de José lá no Egito é que mudou a família de Israel para o Egito, agora com setenta e cinco pessoas.  Abraão e família se tornaram setenta e cinco pessoas agora.  Abraão e Sara já morreram e Isaque já morreu, mas Jacó, Israel agora, com setenta e cinco pessoas mudaram lá para o Egito e eles foram se multiplicando.


          Agora vamos para o livro de Êxodo.  Passamos muito tempo em Gênesis, porque é o alicerce de tudo que iria acontecer na Bíblia.  O restante desta linha de tempo é rápido. Depois de vários anos Jacó faleceu, José morreu e um outro faraó assumiu o trono do Egito.  E ele esqueceu de José e da bondade do passado e os egípcios começaram a ver que os israelitas estavam se multiplicando tanto que estava começando a ter mais israelitas no país do que egípcios.  E eles pensaram: “Os israelitas vão tomar nosso país.  Nós temos que fazer algo para eliminar este povo”.  Assim foi decidido que cada vez que um bebê menino dos israelitas nascesse ele deveria ser jogado no rio para morrer.  Mas uma mãe disse: “Eles não vão matar o meu filho”.  Ela pegou o filho e cuidou o máximo possível até que não desse para escondê-lo mais.  Ela então obedeceu a ordem do faraó e o colocou no rio, dentro de um cesto.  E como ele se chamava?  Você se lembra?   É Moisés.  Ele foi colocado no rio e essa mãe pediu para Deus cuidar dele.  E quem encontrou esse bebê foi a filha do faraó e ela o levou para casa e cuidou.  O nome Moisés significa “tirado da água”.  Novamente nós vemos Satanás tentando eliminar, com a matança dos bebês, a descendência, que vai produzir Jesus um dia.  O bebê que Satanás devia eliminar cresceu na casa do próprio faraó.  Deus tem um senso de humor.  Como Deus protege o Seu povo.  Deus está sempre na frente e Deus nunca vai perder, mesmo que Satanás ache que sim.


          Moisés cresceu na casa de faraó, e é uma história interessante sobre sua vida.  Quando Moisés tinha quarenta anos ele acabou matando um egípcio tentando ajudar o seu povo israelita e Moisés fugiu das autoridades e foi embora do país.  Depois de quarenta anos Deus o chamou de volta.  Com cerca de oitenta anos Deus o desafiou a liderar o povo fora do Egito.  Além de matar os bebês, os egípcios fizeram os israelitas de escravos.  Fizeram que os israelitas trabalhassem para eles e os israelitas estavam sofrendo.  A palavra “Êxodo” é uma palavra que significa “saída”.  Este livro vai mostrar a saída do povo da escravidão do Egito.  


          Deus escolheu Moisés para liderar o Seu povo fora dessa escravidão do Egito.  Moisés foi lá falar com o faraó, e o faraó não queria deixar o povo, seus escravos ir embora.  Portanto Deus usou dez pragas para convencer o faraó a deixar o povo ir.  E praga após praga atacou Egito.  A água virou sangue, os piolhos, as rãs, as moscas, pedra de chuva entre outras pragas castigaram o país.  Depois de cada uma dessas pragas o faraó diz: “Podem sair, mas, por favor, eliminem a praga”.  Mas, cada vez que parava uma praga o faraó mudava de idéia.  


          Deus tinha uma última praga para eles que era a morte do primogênito.  Deus falou através de Moisés para os israelitas pegarem um cordeiro macho sem defeito, matá-lo, tirar o sangue e colocar nos umbrais das portas porque o anjo destruidor iria passar pelo país.  Tudo isso é sombra do que vai acontecer em Cristo.  Ele está preparando a mente deles fisicamente para o que Cristo vai fazer futuramente por nós na libertação da escravidão do pecado.  Mas aqui refere-se a escravidão física lá no Egito.  Os israelitas colocaram o sangue do cordeiro nos umbrais das portas, mas os egípcios não sabiam que tinham que fazer isso e quando o anjo destruidor passou pelo país do Egito, ele matou o primogênito de todas as famílias dos egípcios.  Então houve muito choro no país naquela noite.  Deus falou para Moisés não só matar e comer o cordeiro, mas que ele colocasse sua roupa e se preparasse, porque naquela noite eles sairiam da escravidão.  Quando o filho do faraó morrer, ele vai libertar o povo.  Tudo o que está acontecendo aqui se chama a páscoa, a primeira páscoa.  Hoje em dia temos coelhos e ovos de chocolate, mas estas coisas não têm nada a ver com a páscoa.  Páscoa é um feriado dos israelitas, não tem nada a ver com cristãos hoje em dia.  A palavra páscoa significa “passar por cima” (Êxodo 12:27).  Quando os israelitas passaram o sangue na porta o anjo destruidor passou por cima de suas casas e foi dentro das casas dos egípcios e matou o primogênito deles.  Os egípcios foram castigados.  


          O povo israelita saiu do Egito e foi caminhando pelas montanhas.  Eles chegaram a um lugar chamado o Mar Vermelho.  Quando eles chegaram na praia do mar, ficaram pensando sobre como o atravessariam.  Há montanhas dos dois lados e o mar na frente, então o que vão fazer?  Lá no Egito o faraó mudou de idéia e disse: “Eu quero meus escravos de volta”.  Ele estava bravo, então ele foi atrás deles.  Os israelitas tinham vários problemas agora.  Eles tinham os egípcios chegando por trás, as montanhas dos lados e o mar na frente, o que vão fazer?  E nós conhecemos a história como Deus abriu o Mar Vermelho e os israelitas passaram em terra seca e os egípcios foram atrás e Deus fechou o mar em cima deles.  De novo algumas pessoas vão questionar será que isso aconteceu mesmo?  Hoje pela arqueologia, mergulhadores têm descido lá no Mar Vermelho, exatamente neste caminho que sai pelas montanhas e chega nesta praia e que cabe dois milhões de pessoas.  Eles mergulharam e encontraram esses carros de guerra dos egípcios da época. Mais um evento fantástico comprovado pela ciência.  Interessante, setenta e cinco pessoas mudaram para o Egito e dois milhões saíram do Egito.  A descendência de Abraão está produzindo uma grande nação, como Deus prometeu para Abraão.  Depois de sair do Mar Vermelho, Deus vai cumprir uma promessa para o povo que Ele fez enquanto os israelitas estavam no Egito.  Moisés não ia só levá-los para fora da escravidão do Egito, mas ia levá-los para a Terra Prometida que se chama Canaã.  Eles estavam voltando para casa, o lugar onde Abraão, Isaque e Jacó moravam antes de ir para o Egito.


          Então Deus estava os levando para esse terreno onde manam leite e mel, a Terra Prometida. Mas antes de chegar neste lugar que eu gosto de chamar “a casa de aluguel” que pertence a Deus, Deus parou o povo em um lugar que se chama o Monte Sinai, para fazer uma aliança com o povo.  E nós sabemos que Moisés subiu até o topo da montanha e Deus deu para ele os dez mandamentos.  Mas lembre-se com cuidado, Deus disse para Moisés que com o teor dessas dez palavras ele deveria escrever a lei de Deus.  Não foram somente dez mandamentos.  Foram dadas seiscentas e treze leis para o povo seguir.  Deus basicamente falou para eles: se vocês obedecerem a essas leis, então vocês vão morar na Terra Prometida e serão abençoados.  Mas se vocês desobedecerem a essas leis vocês vão voltar para escravidão.  O que vocês querem fazer?  E o povo fez uma aliança: “Nós vamos obedecer ao Senhor”.  Isso é um resume do restante do Velho Testamento.  Quando o povo obedeceu, Deus o abençoou e quando o povo desobedeceu, sofreu as conseqüências e voltou para a escravidão.


          Mas continuando a história a partir do Monte Sinai, eles chegaram à beira da Terra Prometida e foram escolhidos doze espiões para entrar na terra prometida e verificar se Deus estava falando mesmo a verdade de um lugar onde manam leite e mel.  Esses doze espiões entraram na terra.  Quando eles voltaram, disseram: “Realmente é um terreno maravilhoso, que tem frutas e fazendas e cidades construídas, e tudo do melhor que podemos imaginar, mas tem cidades fortificadas lá e exércitos gigantes”.  Dez dos espiões relataram: “Nós não temos poder para derrubá-los.  Eles são enormes e nós somos como gafanhotos”.  Dez dos espiões disseram que era impossível entrar na terra prometida.  Dois dos espiões, Calebe e Josué, disseram: “Nós podemos entrar e conquistar, é possível com o poder de Deus”.  Agora os dez espiões convenceram o povo a não entrar e basicamente resumindo a história Deus disse “morram”.  “Eu tenho cuidado de vocês aqui no deserto desde que os libertei do Egito e dei-lhes uma promessa e vocês não querem obedecer, então morram”.  E sabe quanto tempo levou para eles morrerem?  Quarenta anos.  O povo que devia fazer uma viagem de mais ou menos dois meses e chegar na Terra Prometida ficaram perambulando pelo deserto durante quarenta anos, porque Deus esperava essa geração antiga morrer e esperava a próxima geração crescer.  Deus não culpou as pessoas com menos de dezenove anos por esse pecado de desobediência, mas se alguém tinha mais de vinte anos Deus o culpou de desobediência e não deixou entrar na Terra Prometida.  Levou quarenta anos para os últimos morrerem.


          E essa próxima geração cresceu e as únicas pessoas que sobraram dos velhinhos eram aqueles dois espiões, Josué e Calebe para liderarem o povo.  E Deus repetiu para essa geração a aliança feita no Monte Sinai e disse: “Vocês querem entrar”?  Eles aceitaram e entraram na Terra Prometida e foram conquistando os povos de várias nações.  A terra foi dividida em treze partes.  Havia doze tribos, mas a família de José foi dividida em duas partes dos dois filhos dele.  Manasses recebeu duas partes da terra.  Havia treze grupos que iam herdar esse terreno.  Uma tribo não conseguiu uma parte.  Era a tribo de Levi.   Os levitas foram escolhidos como sacerdotes para fazerem a parte religiosa do povo.  As outras tribos, cada uma tirava dez por cento, o dízimo e ofertavam para os levitas para alimentar as suas famílias, enquanto eles ofereciam sacrifícios e faziam ensinamentos religiosos ao povo.


          Dentro da Terra Prometida, por uma época, Deus usou juízes para ensinar e comandar o povo para obedecer a Lei.  E esse é um tempo muito triste na época dos israelitas.  Por um tempo eles obedeceram e tudo foi bem.  Houve um tempo em que eles desobedeceram e tudo foi mau e teve muitas conseqüências, até as nações previamente conquistadas voltaram.  Eles se arrependeram e Deus enviou um juiz, um libertador para ajudá-los a afastarem estas nações pagãs.  Este ciclo repetiu-se muitas vezes, mas Deus aguardou com paciência.  E esses juizes continuavam aparecendo durante uma época de restauração e obediência para liderar o povo.


          Depois de um tempo o povo disse: “Nós queremos ter um rei”, e Deus disse: “Eu sou o seu Rei”.  “Nós sabemos, mas nós queremos um rei físico na terra, para sentar num trono para que possamos conversar pessoalmente com ele”.  Então Deus disse: “Tudo bem, mas Eu vou escolher quem será o rei”.  O primeiro rei foi Saul.  E no começo da vida de Saul, ele foi um homem que pela aparência seguia a vontade de Deus, mas logo ele ficou muito arrogante e desobediente.  Enquanto era obediente a Deus, a nação de Israel era a nação mais forte da terra, ninguém mexia com Saul.  Entretanto quando ele começou a desobedecer, aquelas pessoas que foram conquistadas e forçadas a sair fora da terra prometida, começaram a voltar e guerrear com Saul.  Nações como a dos filisteus.


          Há uma história na Bíblia quando os israelitas estavam com o rei Saul num lado do campo de batalha e os filisteus do outro lado.  Eles estavam prontos para a batalha, mas ninguém estava guerreando.  Um homem entre os filisteus veio até o meio do campo da batalha, um gigante que se chamava Golias, mais alto do que esta sala aqui, um homem enorme treinado em guerra, e ele disse: “Mande um homem guerrear comigo.  Se eu ganhar serão nossos escravos e se ele me derrotar seremos seus escravos”.  Os israelitas tremiam, porque ele era um homem gigante.  Chegou à cena Davi.  Davi era um jovem pequeno, mais ou menos do nosso tamanho.  Ele chegou lá e disse: “Onde está nossa fé no todo-poderoso Deus?  Deus pode derrotar esse filisteu.  “Eu vou lá hoje e este filisteu vai cair na minha mão”.  Ele pegou cinco pedras e sua atiradeira, foi lá e com uma pedra só, derrotou Golias.  Sabe o que estava acontecendo nesse campo de batalha?  Satanás estava trabalhando contra o descendente de Abraão.  Olhe o tamanho do soldado de Satanás, Golias; e olhe no soldado pequeno de Deus, Davi.  Quem ganhou?  Deus sempre ganha.  Imagine se Davi fosse eliminado naquele dia, Jesus não ia nascer.  Quem é o pai de Jesus?  Lendo na genealogia de Mateus 1 e Lucas 3, Jesus é descendente de Davi.  E se Davi fosse morto por Golias, nós não estaríamos sentados aqui hoje.  Satanás seria Deus, mas Deus nunca perde.  Não importa o gigante, Deus sempre ganha.  Essa é uma história repetida, Satanás sempre tentando eliminar o descendente profetizado de Gênesis 3:15.  Há muitas histórias sobre este segundo rei de Israel, Davi.  Aconteceram cerca de mil anos antes de Cristo.  E nós estamos andando desde Adão e Eva, cerca de quatro a cinco mil anos antes de Cristo e agora estamos cerca de mil anos antes de Cristo.  As histórias do rei Davi são interessantes, mas vamos pular na história.  


          Vamos lembrar de uma dica durante nossa leitura bíblica.  Lembra-se que o Velho Testamento não foi colocado em ordem cronológica, mas foi organizado como se fosse uma biblioteca: os livros da lei; os livros históricos; livros de poesia e os livros dos profetas.  Enquanto você está lendo é fácil se perder na história algumas vezes.  Nós estamos vendo a história bíblica em ordem cronológica, portanto, quando você está lendo 1 e 2 Samuel e 1 Crônicas, sobre Davi, pule e leia os Salmos, porque Davi escreveu muitos dos Salmos.  E mais tarde quando você chegar à vida do filho de Davi no final de Crônicas, pule e leia Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos, as escritas de Salomão.


          Depois de Davi, o filho dele, Salomão, se sentou no trono como o terceiro rei de Israel.  E Salomão foi um bom homem, muito sábio e abençoado por Deus.  A nação ficou rica, mas Salomão no final da vida fez algumas coisas não agradáveis a Deus.  Nós temos o reino de Israel, reino forte, invencível e obediente a Deus, mas com a morte de Salomão, o seu filho Roboão sentou no trono.  Roboão, um homem muito rígido, disse ao povo: “Vocês acham que meu pai era rígido, vocês não viram nada ainda”.  E o povo se rebelou contra ele e a nação ficou dividida em norte e sul.  Houve um reino dividido, houve guerra civil.  Isso me faz lembrar da guerra civil dos EUA há cem anos atrás, quando irmão matava irmão.  Um período triste na história americana e um período muito triste na época dos israelitas, porque era irmão matando irmão.  O que aconteceu?  Roboão ficou com duas tribos no sul, e começou a chamar essa nação de Judá.  Um outro homem importante de Israel que se chamava Jeroboão se tornou rei do norte e começaram a se chamar Israel.  Ele levou dez tribos com ele.  Alguns poucos fiéis de Israel abandonaram Jeroboão por causa da idolatria e mudaram para o sul, como por exemplo, os Levitas.  Lendo através do restante do Velho Testamento nós encontramos essa história sobre o norte e o sul.  No norte eles tinham dezenove reis de história.  Todos eles eram desobedientes e idolatras.  Ninguém queria obedecer a Deus.  


          Durante essa época Deus mandou os profetas, como Amós e Oséias para dizerem: “Parem de pecar, lembrem da aliança no Monte Sinai.  Por que vocês estão quebrando a aliança?  Se quebrar a aliança vocês têm que sair da Terra Prometida, a ‘casa de aluguel’.  Como Deus colocou Adão e Eva fora de casa, Ele vai colocar vocês para fora de casa.  Vocês vão voltar para a escravidão”, mas eles não ouviram e mataram os profetas.  Durante o ano 722 a.C, nessa época Deus mandou a nação de Assíria para derrotar Israel e fazê-la escrava.  A nação de Assíria tirou da terra os israelitas e colocou no seu lugar povos de outras nações.  Isso produziu o povo samaritano que encontramos nos dias de Jesus.  Nesse mesmo tempo os reis do sul também tinham dezenove reis e uma rainha na sua história.  Os primeiros reis eram obedientes a Deus e Deus os abençoou.  Mas com o tempo os últimos reis na história foram desobedientes a Deus e Deus mandou os profetas para eles como Isaias, Jeremias, Miquéias e Sofonias, dizendo: “Parem de pecar ou Deus vai mandar vocês para escravidão.  Olhem o que aconteceu com Israel”, mas eles não ouviram e Judá também matou os profetas.  


          Depois disso, Deus mandou Babilônia com Nabucodonosor escravizar a tribo de Judá.  Mas, lembre-se, mesmo o povo sendo desobediente, Deus fez uma promessa a Abraão abençoar toda terra por meio da sua descendência.  Analisando o povo de Judá, mesmo que a nação inteira estivesse sendo corrupta, havia um grupo pequeno de discípulos fiéis, do Pai, homens como Daniel, Sadraque, Mesaque, e Abede-Nego.  Eles eram obedientes a Deus.  E eles foram levados para a escravidão na Babilônia junto com o povo (606 a 586 a.C.).  Então o que nós temos sobrando deste povo de Abraão é a tribo de Judá e nós vamos ver que logo eles se tornaram os judeus que sobrou na época de Jesus.


          Na escravidão da Babilônia nós temos várias histórias sobre Daniel na cova dos leões, a fornalha acesa e muitas outras histórias interessantes para ler, mas durante a escravidão o rei dos Babilônios Nabucodonosor começou a ter sonhos toda noite.  Ele viu uma grande estátua com cabeça de ouro, peito de prata, quadris de bronze e pés de ferro misturado com barro.  Ele também viu uma grande pedra cortada da montanha que veio e esmagou a estátua.  Toda noite o mesmo sonho, e ele estava preocupado sobre o que significava, chamou todos os sábios do reino, os bruxos, encantadores, adivinhadores e médiuns, qualquer homem sábio para dar uma explicação sobre o seu sonho.  (Nós estamos em Daniel capitulo 2 agora, e é uma leitura fantástica para você fazer durante a semana para ver este acontecimento.  É uma das razões porque eu acredito em Deus e na Bíblia.  Daniel vai profetizar os próximos quatrocentos anos da história humana detalhadamente por nome).  Quando eles chegaram lá, Nabucodonosor disse: “Explique para mim o meu sonho”, então os sábios pediram para ele contar o sonho e ele disse: “Eu não vou contar meu sonho, porque se eu contar o sonho vocês vão me dar qualquer explicação e como vou saber que é verdadeiro?  Para eu saber que a explicação é verdadeira adivinhe o meu sonho”.  E todo mundo disse: “Não existe ninguém que pode saber o que o senhor sonhou ontem à noite”.  Você sabe o que eu sonhei ontem à noite?  E eu não sei o que você sonhou ontem à noite e nenhum desses homens sabia o que Nabucodonosor sonhou.  Nabucodonosor ficou tão bravo que ele mandou matar todos eles.  E Daniel foi para a casa e orou a Deus e disse: “Me ajude, ele vai me matar” e Deus revelou para Daniel o sonho e a interpretação.  Em Daniel capítulo 2 nós vemos Daniel voltando para Nabucodonosor e dizendo: “Eu sei qual é o sonho, pelo poder de Deus, Criador dos céus e a terra, este Deus revelou para mim.  O senhor viu uma grande estátua com cabeça de ouro, peito de prata, quadris de bronze e pés de ferro misturado com barro e veio uma grande pedra cortada da montanha que esmagou a estátua”.  Ele disse: “Isso mesmo, como soube disso”?  “O Deus todo-poderoso que colocou o senhor no trono, Ele revelou para mim e não só revelou para mim, mas deu a interpretação”.  “A cabeça de ouro representa um reino, o reino dos Babilônios”.  Ele disse em versículos 38 e 39: “Tu és a cabeça de ouro”.  “A cabeça representa o reinado dos babilônios, mas depois da Babilônia vem um reino inferior que é dos reis da Média e da Pérsia”.  Estes reis é o peito de prata, um reino inferior (Daniel 8:20-21).  “Os babilônicos serão derrotados e os reis da Média e da Pérsia vão reinar”.  Depois deles vem um terceiro reino mundial, mais inferior ainda o de bronze, os quadris.  Isso representa a Grécia.  Depois vem um quarto reino mundial ainda mais inferior, um reino de barro e ferro misturado, que mostra a fraqueza deste reino, que representa Roma.  E quando você vai lendo o livro de Daniel, especialmente capitulo 7 e 8, ele vai identificando Babilônia, Média e Pérsia e Grécia por nome.  Ele acabou de revelar os próximos quatrocentos anos da história humana detalhadamente.  Isso seria como eu profetizar que Bolívia vai reinar sobre mundo no ano que vem.  Nabucodonosor agradeceu a interpretação.  Nós sabemos que os reis da Média e da Pérsia derrotaram a Babilônia.  E por causa da bondade dos reis da Média e da Pérsia, eles até deixaram uma turma pequena dos judeus, na época de Neemias, Éster e Esdras, voltarem para a Terra Prometida e reconstruírem o templo e a cidade de Jerusalém que foi destruída por Babilônia durante o cativeiro.  O que aconteceu na história humana foi exatamente isso.  A Babilônia reinava e caiu, então vieram os reis da Media e da Pérsia; eles reinaram e caíram.  Aconteceu cerca de 332 a.C, a Grécia veio.  Já ouviu falar de Alexandre o Grande e os quatro generais?  Eles marcharam pela terra e dominaram o mundo.  Uma coisa interessante em Daniel 2:44 que eu vou estudar com você na lição cinco, é sobre o reino de Deus.  Daniel 2:44 diz: “Nos dias destes reis do quarto reino, Deus vai estabelecer o Seu reino”.  Aquela pedra que viria da montanha que esmagaria a estátua, ela iria eliminar todos esses reinos e Deus iria estabelecer o Seu reino, indestrutível e que durará para sempre.  E quem será o rei no final da história?  É Jesus Cristo.  Deus de volta no trono.  Então a Babilônia caiu, os reis da Média e da Pérsia caíram e a Grécia com Alexandre o Grande caíram.  Eles reinavam e dominavam a terra.  É por isso que todo mundo falava grego na época de Cristo, por causa da Grécia.  Nesta época não há profetas de Deus.  Deus está quieto e não revela nada por 400 anos.  Agora passou um tempo, chegando em 68 a.C, já ouviu falar de Júlio César e os romanos?  Eles derrotaram a Grécia, e Roma começou a reinar sobre o mundo.  Então o sonho de Nabucodonosor descreveu quatro reinos mundiais que aconteceriam antes que Jesus viesse para estabelecer o Seu reino.


          Durante a época dos romanos governando o mundo inteiro, quem nasceu numa manjedoura em Belém de acordo com as profecias do Velho Testamento?  Há mais de trezentas profecias sobre o Messias, esse descendente de Abraão que nasceria.  Jesus Cristo nasceu!  O Rei dos reis nasceu em Belém e Ele cresceu.  Mateus, Marcos, Lucas e João contam a história de Jesus, contam a vida Dele e contam as boas noticias de como Ele iria salvar a humanidade.  Ele foi morto numa cruz pelos nossos pecados, sepultado e ressuscitado.  A promessa de Abraão está se cumprindo.  Depois de ressuscitar passou quarenta dias na terra, antes da ascensão.  Ele enviou os discípulos para pregar as boas noticias pelo mundo inteiro.  Nós temos o livro de Atos que descreve o crescimento da igreja pelo mundo inteiro.  A igreja tinha alguns problemas e Deus pelo Espírito Santo deu os vinte e sete livros do Novo Testamento, toda a verdade para guiar a igreja, para ficar uma igreja só, que espalhe pelo mundo o povo de Deus.  As cartas foram escritas às igrejas estabelecidas durante a história de Atos.  O livro de Apocalipse termina a revelação de Deus, mostrando como o reino dos romanos foi eliminado por Deus.


          Vamos terminar nosso estudo e daqui a duas lições quando falarmos sobre autoridade bíblica, eu darei a continuação dessa história.  O que aconteceu desde o primeiro século quando tinha somente uma igreja, até hoje, no século vinte um quando temos milhares de igrejas diferentes.  
          O que aconteceu?
          Existiu somente uma igreja por seiscentos anos, seguindo vinte e sete livros do Novo Testamento.


          Esse é o final da nossa lição, e semana que vem vamos falar sobre outra lição.  Falaremos sobre Jesus Cristo o Rei que nasceu para salvar a humanidade, aquele Descendente o qual Satanás iria pegar no calcanhar, mas Jesus vai esmagar a cabeça dele.


          Para ver toda esta história em duas leituras breves, leia Atos 7 e Hebreus 11
          Deus abençoe nos estudos de Sua Palavra!

          LIÇÃO 1 – Quem é Jesus?





          O nosso estudo é para dois tipos de alunos (as):
          1) Pessoas que querem conhecer Jesus
          2) Pessoas que querem ser treinadas a levar outros para Jesus.

          O nosso estudo tem três propósitos:
          1) Aprender a mensagem de Jesus na Bíblia para a nossa vida.
          2) Aprender como estudar e compreender a mensagem de Jesus na Bíblia sozinho.
          3) Aprender como ensinar outros a mensagem de Jesus na Bíblia.

          O nosso tempo junto será concentrado somente no estudo da Bíblia, com comentários históricos e definições de palavras que ajudam entender um contexto bíblico. Uma pergunta que precisa ser respondida antes de iniciar o estudo hoje é:
          Por que existem várias traduções diferentes da Bíblia?
          De vez em quando ouvimos o comentário: “A leitura de sua Bíblia é diferente da minha”. Quero dar uma pequena explicação sobre isso para tirar uma idéia falsa na mente do povo. 
          Algumas pessoas acham que existem uma Bíblia Católica, uma Bíblia Protestante, uma Bíblia Evangélica, uma Bíblia Pentecostal, etc. A verdade é que existe uma só Bíblia, traduzida várias vezes e em várias épocas. A mensagem de cada tradução, não importa a época, é a mesma. A diferença principal entre as traduções é quando foram feitas. Por exemplo, se você ler uma tradução que foi feita oitenta e cinco anos atrás, o vocabulário e a gramática serão antiquados. O Novo Testamento foi traduzido para o Português em 1681 por João Ferreira de Almeida. Ele também trabalhou numa tradução do Velho Testamento mas não a terminou antes de sua morte. O vocabulário de sua tradução era moderno em 1681, mas hoje seria difícil para um brasileiro compreender aquela Bíblia, porque a língua portuguesa mudou muito. Em 1943, a tradução de João Ferreira passou por uma revisão para colocá-la em Português moderna, da época. 
          O resultado foi a versão Revista e Corrigida. É aquela tradução da Bíblia que você encontra numa gaveta nos hotéis do Brasil. Em 1960, esta tradução passou por outra revisão para modernizar o vocabulário de novo. O resultado foi a versão Revista e Atualizada. Desde então, esta tradução já passou por outras revisões e hoje temos a Revista e Atualizada Segunda Edição e Edição Contemporânea. 
           Em 1976 peritos da igreja Católica e das igrejas protestantes trabalharam juntos para lançar a Bíblia de Jerusalém. E esta versão está recebendo atualizações também de acordo com as mudanças na língua portuguesa. Há uma nova versão chamada Nova Versão Internacional (NVI), lançada em 1993, que está na linguagem de um brasileiro atual. 
          Há várias outras traduções além destas como a Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Você pode usar qualquer destas traduções com confiança. Quais são algumas diferenças entre elas? 
          Uma versão mais antiga vai usar vocabulário como “varão” e “varoa”. Se perguntar para um jovem o que é um “varão”, ele vai deduzir que é uma grande vara. Mas na realidade é a palavra que nossos avós usaram para disseram “homem”. E “varoa” é “mulher”. Ao invés de varão e varoa, uma tradução mais moderna usa as palavras homem e mulher.
          Outro exemplo é a palavra “primazia” numa tradução antiga e a expressão “mais importante” numa tradução mais moderna. Ambos têm o mesmo significado. Também traduções antigas usam pronomes como “tu” e “vós” e traduções modernas usam “você” e “vocês”. Uma tradução antiga diz: “cousa” e moderna diz: “coisa”.
          Uma outra diferença é da maneira que uma tradução foi feita. Uma maneira é traduzir literalmente ao pé da letra. A outra maneira é traduzir ou explicar uma expressão idiomática. Por exemplo, em Português falamos: “Ela tem dor de cotovelos”. Se esta expressão fosse traduzida literalmente para o inglês, um norte americano ou outro de uso da língua, vai entender que uma mulher machucou o cotovelo quando caiu. Se a expressão fosse traduzida ou explicada em inglês, seria: “Ela está com ciúmes”. 
          Por isso algumas traduções são um pouco diferentes uma das outras. Uma tradução é mais literal e a outra é explicada com uma expressão equivalente, mas no fim ambas têm a mesma mensagem. Eu me lembro quando cheguei no Brasil e perguntei para a minha primeira aluna da Bíblia:
          - “Qual é a sua profissão”?
          - Ela respondeu: “Eu estou quebrando galho”.
          O que você acha que um norte americano entendeu? Eu entendi que ela literalmente quebrava galhos para ganhar dinheiro. Um exemplo bíblico disso é Provérbios 5:15. Uma tradução literal diz: “Beba das águas da sua cisterna”. Uma tradução que explica a expressão diz: “Seja fiel a sua mulher e dê o seu amor somente a ela”. Significam a mesma coisa. 
          Se você prefere uma tradução mais antiga em Português prepare-se para levar seu dicionário junto. É útil ter várias traduções da Bíblia para comparar e assim a compreensão cresce na Palavra de Deus. Há três dicas porém, neste assunto de comprar uma Bíblia. Primeiro, quando vai comprar uma Bíblia, leia o prefácio da Bíblia para ver quando (antiquada ou moderna) e como foi traduzida. Segundo, uma boa tradução da Bíblia é sempre feita por uma comissão de eruditos nas línguas originais em que foi escrito a Bíblia (Hebraico e Grego). A razão é que os membros da comissão vão verificar o trabalho de um ao outro para exatidão na tradução. 
          Uma tradução feita por um homem ou por uma denominação nem sempre é de confiança, porque um homem ou uma denominação pode influenciar ou mudar partes da Bíblia para apoiar o seu ponto de vista doutrinária (exemplo: Tradução do Novo Mundo). 
          Terceiro, algumas Bíblias são paráfrases e não traduções. Isso significa que alguém resumiu a Bíblia e não é completa (exemplo: O Mais Importante é o Amor ou a Linguagem de Hoje). O ponto de toda esta informação é para o aluno ter confiança na sua Bíblia. Eu procuro usar a mesma tradução que meu aluno prefere. (Extra: Algumas pessoas vão perguntar sobre os livros extras no Velho Testamento, na edição Católica. Não precisa entrar neste assunto agora, a menos que você ache necessário. Uma resposta rápida para esta pergunta é o seguinte. Gênesis a Malaquias mostram o começo de tudo até quatrocentos anos antes do nascimento de Jesus. Os últimos profetas falaram que nada vai acontecer até o Elias chegar para preparar o caminho para o Messias. João Batista veio no espírito de Elias. Durante quatrocentos anos houve silêncio da parte de Deus. Depois disso o registro bíblico começa a revelar a Palavra de Deus durante um período de cem anos do nascimento do Messias até o final do primeiro século. Estes são os livros de Mateus até Apocalipse. 
          Os livros extras no Velho Testamento da edição Católica são livros históricos escritos durante os quatrocentos anos de silêncio da parte de Deus. Estes livros descrevem o dia a dia dos judeus tentando preservar a sua religião enquanto o mundo estava passando pelas transições dos reis da Média e da Pérsia, a Grécia e a Roma. Vale a pena ler e conhecer a história da época escrito por homens. Estes livros não são considerados inspirados por Deus por várias razões. Primeira, estes livros mesmos falam que não há profeta na sua época (1 Macabeus 4:46; 9:27; 14:41). Segunda, ninguém sabe quem escreveu. Terceira, não foram escritos em hebraico como o Velho Testamento. Quarta, há contradições entre estes livros e a Lei de Moisés (2 Macabeus 12:38-45; vs. Êxodo 33; Tobias 6:2-9 vs. Êxodo 22:18 e Deuteronômio 18:10; Baruc 3:1-8, etc.). Quinta, os judeus do primeiro século não aceitavam estes livros como inspirados, nem parte dos escritos do Velho Testamento (Filo - 20 a.C. a 40 d.C.; Josefo – 37-100 d.C.; O Talmud – 200 d.C.). Sexta, Jesus, nem a igreja do primeiro século, aceitaram estes livros como inspirados (Lucas 11:51). Sétima, os apóstolos citaram muito o Velho Testamento mas nunca citaram estes livros. Oitava, a igreja Católica insistiu que estes livros sejam considerados inspirados e incluídos na Bíblia a partir de 1546 no Concilio Tridentino. Nona, há erros de história, cronologia, e geografia. Por exemplo: Judite 1:1 disse que Nabucodonosor reinou sobre os assírios em Nínive. Na realidade ele era o rei dos babilônios).
          Quero dar algumas dicas para quem for ensinar este material para mais alguém. 
          Primeira, sempre leva uma folha em branco para ilustrar pontos do ensinamento. Quando você está desenhando os pontos principais, estamos ajudando a pessoa compreender a lição e também vai segurar a atenção da pessoa. Isso é importante, especialmente quando é tarde da noite e a pessoa está cansada.
          Segunda, ao invés de ensinar a lição, peça que o(a) seu(sua) aluno(a) leia o texto bíblico em voz alta e fazemos perguntas sobre o texto. Isso vai demonstrar para a pessoa que ela pode compreender sozinha a Bíblia e também verás se ela entendeu ou não a leitura. 
          Terceira, dê uma cópia do esboço simples da lição para o seu aluno, para que ele possa acompanhar e levar algo para casa para rever.
          Quarta, escreva versículos-chave na sua Bíblia, sublinhe frases e palavras importantes que vão ajudar você lembrar os pontos-chave que quer comunicar do texto.
          Quinta, passe para o seu aluno algumas regras simples de como estudar a Bíblia. Assim ele vai começar a ler a Bíblia sozinho em casa e compreender sozinho.
          O nosso estudo hoje é do Evangelho de João, capítulo um. O nosso alvo hoje é estudar um capítulo deste livro e desafiar o aluno a ler o restante do livro durante a semana. Leva mais ou menos duas horas para ler o livro de João. Daqui há três lições vamos passar um esboço do livro de João inteiro para ajudar o aluno no seu estudo deste livro fantástico. Queremos que o aluno entende livros inteiros da Bíblia e não apenas um versículo aqui ou lá. Depois da leitura de João, incentive o seu aluno a ler o livro de Atos, pois muitas das lições desta série vêm deste livro.
          Antes de analisar o capítulo um de João, versículo por versículo, vamos aprender três regras básicas para estudar a Bíblia. 1) Leia o livro todo. Muitos acham que a Bíblia é difícil entender porque não sabem onde começar. Eles oram: “Deus me ajude” e deixam a Bíblia cair aberto no meio, aponta com o dedo um versículo e começam a ler. Eles acabam não entendendo e desistindo. A razão porque não entendeu é porque tem que ler a Bíblia ou um livro dentro da Bíblia da mesma forma que leria qualquer livro ou carta, do começo ao fim.
          Por exemplo, quando um rapaz recebe uma carta de sua namorada, onde ele começa a leitura? No começo e ele lê até o fim e se a mensagem é boa, ele lê a carta várias vezes. A cada dois anos eu viajo para o exterior e deixo um amigo morando na minha casa. Eu escrevo uma carta para este amigo e peço, na introdução da carta, que ele cuide da casa, contas e cachorro. A carta tem muitos detalhes sobre como cuidar da casa (chaves, luzes, visitantes, etc.), contas (banco, contas, caixa postal, chaves, dinheiro, talão de cheques, etc.) e cachorro (ração, vacinas, veterinário, etc.). Pode imaginar este amigo dizendo: “Deus me ajude” e deixa a carta cair na mesa e aponta com um dedo um dos parágrafos e fala: “hoje vou cuidar das contas e na semana que vem vamos ver que mais a carta tem para explicar”. O que vai acontecer com o meu cachorro? Vai morrer de fome e sede.
          O ponto é que a pessoa precisa ler a carta toda para compreender a minha vontade e assim vou encontrar tudo em ordem quando chego em casa.
          2) Procure as palavras e idéias repetidas no livro. Esta é a mensagem, idéia central ou assunto do autor. Com a idéia central do livro em mente, uma pessoa vai conhecer o contexto geral, antes de tirar qualquer conclusão do seu estudo.
          Quando alguém conhece bem o tema do livro, então os versículos que pareciam difíceis ficam mais fáceis de compreender, pois fazem parte de um contexto maior. Por exemplo, no livro de João você vai encontrar as palavras, luz, vida, crer, sinal, testemunha repetidas várias vezes. 
          Primeiramente, leia João 1:7,8,15,19. “...7 Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem. 8 Ele próprio não era a luz, mas veio como testemunha da luz” (1:7-8). “João dá testemunho dele. Ele exclama: Este é aquele de quem eu falei: aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim” (1:15). “Este foi o testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para lhe perguntarem quem ele era” (1:19). Nestes versículos nós podemos ver a palavra “testemunha” repetida várias vezes. O que é um testemunho? É alguém que viu com seus próprios olhos e pode testificar sobre a verdade que viu. Nós temos no livro de João, vários testemunhos, para mostrar e provar quem é Jesus. No primeiro capítulo vamos ouvir o testemunho de João Batista e em cada capítulo, vamos ver outras testemunhas. As evidencias e provas vão fortalecer a nossa fé que Jesus é o Filho de Deus. 
          3) Compare as palavras repetidas para aprender o seu significado bíblico, ao invés do seu significado moderno. Assim a compreensão da verdade do livro fica mais clara, pois a Bíblia vai explicar si mesma. Palavras mudam de significado com a passagem de tempo. Por exemplo: a palavra “gay” significava “alegria” no passado, mas hoje significa alguém que é homossexual. A maneira de descobrir o significado original de palavras bíblicas é procurando-as dentro do seu contexto original e deixando a Bíblia defini-las. Eu darei uma demonstração de como fazer isso daqui a pouco no estudo.
          Eu já li este livro várias vezes. Descobri que o autor escreveu em poucas palavras o tema do livro em João 20:30-31. Vamos ler agora. “...30 Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. 31 Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome”. Cada vez que fazemos uma leitura é sempre bom fazermos perguntas sobre o texto, porque isso ajudará a pessoa a entender melhor a passagem. Então eu pergunto: “O que Jesus fez diante dos discípulos”? A passagem diz que Jesus, diante de seus discípulos, fez muitos outros sinais miraculosos. Podemos ver exemplos disso no livro: Em capítulo 2, Jesus transformou água em vinho. Em capítulo 5, Ele curou um paralítico. Em capítulo 6, Ele multiplicou os pães e peixes e andou na água. Em capitulo 9, Ele curou um cego. No capítulo 11, Ele ressuscitou um homem morto. Em capítulo 20, Ele mesmo foi ressuscitado dos mortos para nunca morrer de novo. Jesus fez muitos sinais miraculosos, mas este versículo diz que Jesus fez muitos outros sinais miraculosos que não estão escritos. 
          Por que estes sinais miraculosos foram escritos especificamente, mesmo que não temos um registro de todos os sinais miraculosos?
          Estes sinais miraculosos foram escritos para que os leitores possam crer que Jesus é o Filho de Deus e que tenham vida em Seu nome, inclusive a gente que está lendo hoje. Agora conhecemos o tema do livro: Jesus fez sinais miraculosos para que possamos crer e ter vida.
          Agora vamos voltar para João capítulo 1,  com essa idéia que Jesus fez sinais para que possamos crer e ter vida. Uma coisa que vamos perceber é que estas três palavras: sinais, crer e vida, são repetidas em quase todos os capítulos do livro de João. Então vamos ficar atentos para estas três palavras.
          Vamos esboçar este estudo em três pontos. O primeiro é: “Quem é a Palavra (o Verbo – nas traduções antigas)”? João 1:1-18 fala a respeito deste assunto. Em João 1:19-34 temos uma segunda pergunta: “Quem é João Batista”? E no outro lado da pagina do esboço simples temos a terceira pergunta: “Quem é um seguidor de Jesus”? Aqui são os pontos principais do capitulo.
          Em João 1:1-5 temos, (Pode ler em voz alta) “...1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. 2 Ele estava com Deus no princípio. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. 4 Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. 5 A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram”. 
          De acordo com versículo 1: “Quem é a Palavra” (o Verbo)?
          O versículo disse que a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Este versículo mostra que existe duas pessoas divinas que são iguais, a Palavra e Deus. Mais tarde no livro de João vamos descobrir uma terceira pessoa da divindade que é o Espírito Santo.
          No versículo 2 diz: Ele estava com Deus no principio.
          Então desde quando a Palavra existe?
          Desde sempre. Eu sei que é difícil para a gente compreender eternidade, mas a Bíblia afirma que Deus é de eternidade em eternidade, sem começo e sem fim. Através das testemunhas do livro e evidências de Sua existência podemos confiar no que Ele fala sobre si mesmo. 
          Vivendo num mundo físico é difícil compreender o mundo espiritual. E é bom que Ele é além de nossa compreensão. Porque se nós pudermos compreender Deus, nós seríamos Deus. Que pensamento assustador, porque nós somos tão pequenos e sem poder.
          Eu sei que enquanto lemos versículos 1-5 pode ser difícil compreender quem é Deus. Mas tenha paciência e leia o livro de João. João vai nos mostrar como compreender Deus de uma forma mais clara.
          No versículo 3, que mais aprendemos sobre a Palavra?
          Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e sem Ele nada do que existe teria sido feito”. Aqui diz que todas as coisas foram feitas por intermédio da Palavra, portanto a Palavra é o Criador de todas as coisas. E se nada foi feito sem Ele, então Ele não foi feito. 
          Algumas pessoas, erroneamente, dizem que a Palavra é uma criação de Deus. Veja uma coisa interessante em Gênesis 1:26.
          O texto diz: “Façamos o homem em nossa imagem”? Com quem Deus estava falando? Consigo mesmo. Deus é plural. A palavra Hebraica “Deus” é Elohim e é uma palavra plural. Deus é plural como vemos em João 1:1. É interessante que em Gênesis 1:1 diz que Deus criou todas as coisas, mas em João 1:3 diz que a Palavra criou todas as coisas.
          Não é uma contradição. A Palavra é Deus, o Criador. Em João 1:4 há mais duas palavras para descrever mais sobre quem é a Palavra, quais são estas palavras?
          A Palavra também é “vida” e “luz”. Sem Deus, sem a Palavra, não a vida e nem luz.
          No versículo 5, há duas palavras contrastadas. Quais são as duas palavras contrastadas?
          A palavra “luz”, e o seu oposto: “trevas” são duas palavras totalmente contrárias. 
          Sabemos quem é a luz, é Deus. Quem é o inimigo de Deus e representa as trevas? 
          Satanás, o diabo, o pai da mentira (João 8:44). (Enquanto falamos sobre estes versículos estou reproduzindo o desenho do esboço simples numa folha em branca).
          Vamos demonstrar que estas palavras são opostas. Se eu apagar a luz estamos na escuridão, estamos nas trevas. Se eu acender a luz o que acontece com as trevas?
          Elas somem. Agora, é possível acender as trevas para apagar a luz?
          Obviamente que não. O ponto é que João está descrevendo o poder que Deus tem, contra o poder de Satanás. Observe um outro exemplo sobre luz e trevas. Se você tiver duas salas lado ao lado, uma cheia de luz, e uma totalmente escura e você abrir a porta entre essas duas salas o que acontece?
          A luz vai entrar e eliminar as trevas. É possível a escuridão invadir um lugar com luz? 
          Não, pois não tem o poder da luz. Agora quero perguntar onde você quer viver?
          Na luz ou nas trevas?
          Acredito que todos nós queremos viver na luz. Onde você vive atualmente?
          Nunca existiu "em cima do muro"!
          Nos versículos 6 até 8, lemos sobre João Batista. “6 Surgiu um homem enviado por Deus, chamado João. 7 Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem. 8 Ele próprio não era a luz, mas veio como testemunha da luz”. João Batista era um homem que veio mostrar o caminho de Deus. Ele veio testificar e testemunhar, sobre quem era a luz, vida, Deus que são a Palavra. Nos versículos 19 até 34 veremos o testemunho dele em detalhe.
          Vamos ler versículos 9 até 11 e veremos mais sobre esta luz. “9 Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens. 10 Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. 11 Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam”. 
          Qual é a palavra no versículo 9 que descreve que tipo de luz a Palavra é?
          A “verdadeira” luz. Temos sobre nossas cabeças uma lâmpada, mas a luz dessa lâmpada pode nos ensinar sobre Deus?
          É uma luz, mas não é a luz verdadeira que pode nos iluminar espiritualmente sobre Deus. Será que os faróis do carro ou uma lanterna qualquer podem nos iluminar sobre Deus?  
          Não, tem que ser a luz verdadeira. Hoje em dia no mundo religioso existe muita divisão entre as pessoas. Muitas dizem: “Venha para minha igreja nós temos a luz”. E outras falam: “não, não vão para aquela igreja, somos nós que temos a luz”. E todo mundo está brigando por causa da luz da salvação.
          O que precisamos fazer é promover a união entre as pessoas. Mas isso só vai acontecer se seguirmos a luz verdadeira. E isso só vai acontecer quando pararmos de ouvir os homens e deixar a luz verdadeira falar e assim ficaremos sabendo da verdade. E como vamos fazer isso?
          Vamos abrir as nossas Bíblias e deixar Deus (luz, vida, a Palavra) falar para que possamos saber a verdade Dele, esquecendo as idéias e opiniões dos homens. Agora, o que a luz veio ao mundo para fazer?
          Segundo o versículo 9, foi para iluminar todos os homens. O homem que não é iluminado pela luz, pela Palavra, que não conhece a Palavra e quem Ele é, onde está este homem? Está nas trevas.
          No versículo 10 disse que mais alguma coisa está nas trevas. O que é e por que está nas trevas?
          O mundo está nas trevas porque não conheceu (reconheceu) a Palavra, não conheceu Deus. A gente conhece a Deus?
          Hoje em dia existem pessoas que “sabem” coisas sobre Deus, sobre Jesus, sobre a luz, a Bíblia, mas não “conhecem” a Deus. O que significa “conhecer” a Deus?
          Vamos aplicar a regra de estudo bíblico e procurar esta palavra repetida nos escritos de João. Veja João 17:3: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Alguém que conhece a Deus, tem vida eterna. Veja 1 João 2:3-4: “3 Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. 4 Aquele que diz: ‘Eu o conheço’, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele”. Quem conhece a Deus obedece os Seus mandamentos. Se alguém disser que conhece a Deus e não obedece os Seus mandamentos é um mentiroso.
          Conhecer a Deus é ter um relacionamento íntimo com Ele. Adão e Eva tinham esse relacionamento com Deus. Mas, quando pecaram, eles foram separados de Deus. O pecado se tornou uma barreira colocada entre Adão e Eva e Deus. Adão e Eva ficaram nas trevas, por não obedecerem a Deus.
          Vamos voltar para João 1. No versículo 11 descreveu mais alguém nas trevas. Quem é e por que está nas trevas?
          Os “seus” estão nas trevas, porque não O receberam. Eles não receberam a luz (Deus, vida, a Palavra). Quem são os “seus”?
          Pode ser mais uma referencia ao homem, ao mundo, a humanidade em geral como versículos 9 e 10. Algumas pessoas acham que é a raça judaica, que não recebeu Jesus quando Ele veio para Seu próprio povo, e este povo O colocou numa cruz. O ponto é que se uma pessoa não é iluminada por Deus, não conhece a Deus e não O recebe, está nas trevas.
          O propósito desta lição e o livro de João, é ensinar as pessoas a saírem das trevas e entrarem na luz.
          João, do versículo 12 até o final do livro vai mostrar como estes três: o homem, o mundo, e os seus podem sair das trevas e entrar na luz. Vamos ler os versículos 12 e 13.
          Estes dois versículos vão dar uma introdução e resumir a carta de João sobre como sair das trevas e entrar na luz. “12 Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, 13 os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus”.
          Há três verbos nesses versículos que o homem precisa fazer para ser filho de Deus. Acho que todos nós queremos ser filhos de Deus, não é verdade? Quais são os três verbos que esse versículo ensinou?
          Primeiro: “receber”. Nós temos que receber Deus e a Palavra.
          Segundo: “crer”. Nós precisamos crer em Seu nome.
          Terceiro: “nascer”. Nós temos que nascer de Deus, não do homem, nem da vontade da carne, mas de Deus.
          O que estas três palavras significam?
          Ninguém sabe sem ler o livro de João. Agora tem algumas pessoas que estão lendo esses versículos e tirando conclusões precipitadas e erradas, sobre o significado dessas três palavras. O único jeito de descobrirmos o significado delas é procurarmos estas palavras repetidas no livro de João. (Lembre-se da minha carta que escrevi para um amigo sobre como cuidar da minha casa, contas e cachorro? Tem que ler a carta toda para compreender a vontade do autor).
          Se você perguntar para uma pessoa que nunca ouviu falar de Jesus sobre o que significa “receber, crer e nascer”, o que você acha que ela responderia?
          Talvez a pessoa esticaria a sua mão, pronta para receber algo. Talvez perguntasse: “crer exatamente no que”? “E nascer de Deus? Eu nem entendo como nasci de minha mãe”. 
          Antes de demonstrar o significado destas três palavras no livro de João, eu gostaria de compartilhar o que algumas pessoas falam sobre o seu significado. Algumas pessoas falam que “receber, crer e nascer” significam: “Faça uma oração e aceite Jesus em seu coração como Salvador pessoal”. É uma expressão bonita, mas não consta na Bíblia. É uma frase inventada por homens.
          Algumas pessoas tentam usar Romanos 10:9-10 como base desta idéia, mas Romanos 10 não fala nada sobre “aceitar” ou “oração”. Além disso, para entender Romanos 10 no contexto, precisa estudar capítulos um a oito primeiro. Outras pessoas tentam basear esta idéia em Apocalipse 3:20. Mas em Apocalipse 3 Jesus não está ensinando alguém como tornar-se cristão, mas Ele estava falando com uma igreja que precisa arrepender-se.
          Vamos descobrir juntos o significado das palavras “receber” e “crer” no livro e depois você vai praticar a regra de estudo bíblico de procurar a palavra repetida e descobrir por si mesmo o que significa “nascer de Deus”. 
          Vamos começar com “receber”. João 12:48 define bem o que significa “receber” (“aceitar”) a Palavra. Leia e fale o que significa. “Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia”. Significa que devemos “receber” as palavras de Jesus. Devemos recebê-las e obedecê-las. (A mesma idéia está em João 17:8; Atos 2:41; Tiago 1:21 – eles receberam a mensagem).
          A idéia é que eu aceito a Palavra de Jesus como verdadeira e vou conformar a minha vida para o que Ele diz. Vamos ver a palavra “crer”. A palavra “crer” consta mais de noventa vezes no livro.
          Leia João 8:31: “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos”. Aqui disse que alguns judeus “creram” Nele, mas não são os discípulos de Jesus?
          Por que não?
          Eles não estavam permanecendo firmes, obedecendo a Palavra Dele. Só crer em Jesus sem obedecer, não leva a salvação.
          Veja João 12:42-43: “42 Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga; 43 pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus”. 
          Líderes dos judeus “creram” Nele, mas não tinham salvação. Por que?
          Porque não confessavam Jesus, por medo de serem expulsos da sinagoga. (Romanos 1:5; 6:17-18 e 16:26 ensina a mesma coisa sobre as palavras “crer” e “obedecer” andando juntas).
          Só crer em Jesus, reconhecer quem Ele é, não é suficiente para ser filho de Deus, mas é o segundo passo importante, depois de “receber” as Suas palavras. (João 3:16 está ficando mais claro agora).
          João 1:13 mostra o terceiro passo: “nascer de Deus”. Como alguém nasce de Deus? 
          Quero desafiar você a ir para casa depois desta lição e começar a ler o livro de João para descobrir por si mesmo o seu significado e nas próximas lições falaremos deste assunto de novo. Durante a sua leitura procure a palavra “nascer” repetida no livro de João e veja a explicação de João. Também pense sobre as diversas explicações que pessoas dão para o nascimento físico. Quais são algumas explicações hoje em dia de onde vem bebês?
          1) Da cegonha;
          2) Do hospital;
          3) De uma cabeça de repolho;
          4) Da barriga da mãe;
          5) Do útero da mãe, etc.
          Dá para perceber que existem várias explicações, mas só uma verdadeira.
          É a mesma coisa quando se fala de nascer de Deus. Há explicações Católicas, Protestantes, Pentecostais, Evangélicas etc. Mas o que a Bíblia fala? O que a luz verdadeira fala?
          Leia o livro de João e vai descobrir a verdade. “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” João 8:32. Fé falsa não liberta ninguém!
          Vamos continuar o nosso estudo lendo João 1:14-18. “14 Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. 15 João dá testemunho dele. Ele exclama: ‘Este é aquele de quem eu falei: aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim. 16 Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça. 17 Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo. 18 Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido”.
          Eu acredito que versículo 14 é um dos versículos mais incríveis da Bíblia toda. Ele diz que a Palavra (o Verbo) se fez carne. Quem é a Palavra? É Deus, nosso Criador. Ele se fez carne e habitou entre nós em forma de homem. E o povo podia ver o nosso Deus na carne.
          Os versículos 15 a 18, mostram a importância da Palavra, dão três razões da Sua importância e citam o nome Dele. João está dando uma parte do seu testemunho e afirma que a Palavra que se tornou carne é superior (primazia, primeiro). Esta pessoa superior veio depois de João, mas existia antes dele. O que significa a palavra “primazia”, como é usada numa tradução mais antiga?
          É uma palavra antiquada para descrever a importância da Palavra (do Verbo). A Palavra é superior a todas as coisas. A Palavra é mais importante do que qualquer coisa ou pessoa. O versículo 17, fala o nome Dele. Quem é a Palavra segundo o versículo 17?
          A Palavra (o Verbo) é Jesus Cristo. E como nós descobrimos isso? Lendo a Bíblia.
          Desde que Jesus é superior (tem a primazia), o lugar mais importante, nós devemos seguir o que Ele tem para falar. Ele é a luz verdadeira que vai nos iluminar e esclarecer sobre o nosso Deus e Seus planos para a nossa vida. Agora por que Ele é tão importante?
          O versículo 16 disse: “todos nós temos recebido de sua plenitude, graça sobre graça”. Se nós colocarmos Jesus em primeiro lugar em nossas vidas receberemos isso, graça sobre graça, bênçãos sobre bênçãos. Deus nos cuidará. Coloque Deus em primeiro lugar em sua vida ao invés de outras coisas como, trabalho, dinheiro, líderes religiosos e família. Coloque Deus em primeiro lugar, Jesus em primeiro lugar, e Eles vão te cuidar.
          O versículo 17 fala a segunda razão de porque Jesus é tão importante. “A Lei foi dada por intermédio de Moisés, já a graça e a verdade vieram por meio de Jesus”. Não só a graça, mas também a verdade veio por meio de Jesus Cristo. Se você não sabe a verdade sobre Deus, sobre Jesus Cristo, sobre salvação, vida eterna e como ter uma vida em abundancia, então está nas trevas.
          Ouça Jesus Cristo, nunca ouça homens. Só Jesus Cristo tem verdade. Só assim você estará na luz e não nas trevas. Ouvindo só Jesus vai te ajudar a evitar o engano religioso na praça. 
          Agora uma coisa interessante no versículo 17 é a Lei do Velho Testamento, a velha aliança. Deus fez uma aliança com os Israelitas através de Moisés, e agora Jesus trouxe a graça e a verdade para nós. Dentro do livro de João você verá uma divergência entre as pessoas que seguem a Lei de Moisés e as pessoas que vivem na Lei de Jesus. Mas quem nós vamos seguir: Moisés ou Jesus?
          Obviamente vamos seguir Jesus. Moisés era um homem de Deus, pregou a Palavra, mas o tempo dele já acabou. Agora Jesus veio com a nova aliança que se chama o “Novo Testamento”. Uma coisa que nós vamos perceber a partir da próxima aula é que muitas pessoas pregam Jesus Cristo, mas praticam Moisés. O que devemos fazer é deixar Moisés de lado e seguir a Jesus. A Bíblia vai explicar bem está idéia nas próximas aulas.
          Além da verdade que Ele nos dá e da graça, a terceira razão Dele ter a primazia, por Ele ser tão importante e superior está no versículo 18: “Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido”. Quem viu Deus?
          O único que viu Deus foi o Unigênito Jesus Cristo. Desde que Jesus foi o único que viu Deus, quem pode explicar Deus?
          Só Jesus é capaz de explicar o Deus incompreensível dos versículos 1 a 5. Portanto, vamos dar ouvidos a Ele, a Sua Palavra viva e assim vamos ter uma igreja unida e um povo salvo. 
          O versículo 18 diz que Jesus revelou o Pai, O tornou conhecido. Ele veio com este propósito de revelar Deus para que possamos conhecê-Lo. Uma outra leitura interessante é João 14:8-9, quando Filipe disse: “mostra-nos o Pai e isso nos basta”. Jesus respondeu: “Quem Me vê, vê o Pai”. Se nós queremos conhecer o Deus Pai, vamos olhar para Jesus. Jesus não é o Pai, mas Ele é uma representação exata Dele. E não está falando fisicamente. Está falando sobre a natureza, personalidade e caráter de Deus. Pois Jesus mostrou graça, misericórdia, amor, perdão, poder entre vários outros atributos. Ele é Deus em carne e osso.
          Bem, o nosso primeiro ponto foi: Quem é a Palavra (o Verbo)? A Palavra é Jesus. Ele é Deus, a vida, a luz, o Criador, e deve ter o lugar mais importante em nossas vidas para que possamos receber graça sobre graça. Nós precisamos ouvir a luz verdadeira para entrar na sua e ser filho de Deus.
          O segundo ponto da lição é “Quem é João Batista”? Vamos ler João 1:19-34 em voz alta. “19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para lhe perguntarem quem ele era. 20 Ele confessou e não negou; declarou abertamente: ‘Não sou o Cristo’. 21 Perguntaram-lhe: ‘E então, quem é você? É Elias?’ Ele disse: ‘Não sou’. ‘É o Profeta?’ Ele respondeu: ‘Não’. 22 Finalmente perguntaram: ‘Quem é você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio?’ 23 João respondeu com as palavras do profeta Isaías: ‘Eu sou a voz do que clama no deserto: Façam um caminho reto para o Senhor’. 24 Alguns fariseus que tinham sido enviados 25 interrogaram-no: ‘Então, por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta? 26 Respondeu João: ‘Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem. 27 Ele é aquele que vem depois de mim, e não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias’. 28 Tudo isso aconteceu em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando. 29 No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: ‘Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 30 Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim. 31 Eu mesmo não o conhecia, mas por isso é que vim batizando com água: para que ele viesse a ser revelado a Israel’. 32 Então João deu o seguinte testemunho: ‘Eu vi o Espírito descer dos céus como pomba e permanecer sobre ele. 33 Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’. 34 Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus”. 
          Os versículos 19 a 34 falam sobre João Batista. Já tivemos uma pequena introdução nos versículos 6 a 8, sobre um homem enviado por Deus cujo nome era João e que veio como testemunha para testificar sobre a luz. Ele veio testemunhar e dar fatos, evidências sobre quem é Jesus Cristo. O versículo 19 diz: “Este foi o testemunho de João”. Isto quer dizer: Eu O vi com meus próprios olhos e quero que vocês O conheçam. Então desde que ele estava testemunhando da luz de Deus, enviaram sacerdotes, e os levitas para lhe perguntar, quem ele era (vs. 19)? Quem é você (vs. 21-22)? Os judeus estavam perguntando a sua identidade, pois estavam aguardando o cumprimento das profecias do Velho Testamento sobre a vinda do Cristo, do Profeta e de Elias que prepararia o caminho Dele. Ele respondeu: “Eu não sou o Cristo! Eu sou a voz do que clama no deserto: Façam um caminho reto para o Senhor” (vs. 23). Ele estava demonstrando que ele era o cumprimento da profecia de Isaías 40:3. Ele se referia ao Velho Testamento, aos profetas que previam a vinda dele. Eu sou aquele homem que Isaias profetizou que viria para preparar o caminho para a chegada do Messias. E João preparou o caminho pela pregação de arrependimento e logo disse no versículo 29: “Vejam! É o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”! Ele é o Messias! Sigam Jesus. Ele é a luz. Ele é a vida. Eu estou aqui somente para apresentá-Lo a vocês. Nos versículos 32 a 34, João disse: “Eu vi o Espírito descer dos céus como pomba e permanecer sobre Ele”. João está dando o seu testemunho ocular e identificando Jesus como a Palavra, Deus. Agora como ele já falou no versículo 15, dizendo que Jesus tem a primazia, o lugar superior, João repete a mesma coisa nos versículos 27 e 30.
          Agora, leia o versículo 26, para ver um outro ponto importante desta lição. “Respondeu João: ‘Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem”. Com quem João está falando neste versículo?
          Com os sacerdotes, os levitas, os judeus, o povo mais religioso da terra (vs. 19-28). E ele disse: “Vocês não conhecem Jesus, não conhecem a Palavra (o Verbo)”. Se eles não conhecem (vs. 10) Jesus, onde está este povo religioso?
          Está nas trevas.
          O que nós podemos aprender aqui é que só porque você é uma pessoa religiosa não significa que você está na luz! Que você está salvo! Você tem que conhecer a Palavra, (o Verbo), conhecer Jesus. Este é o propósito de João, nos trazer para ouvir e conhecer a luz verdadeira que ilumina a todos os homens. (Há outras coisas que você pode estudar sobre a identidade de João desta leitura, mas não são importantes neste momento. Veja estas referências: João 1:21; 2 Reis 1:8; Malaquias 4:3-6; Mateus 17:9-13; Lucas 1:15-17).
          Vamos ver o terceiro ponto, que está no outro lado da pagina do esboço simples. “Quem é um seguidor de Jesus”? 
          Vamos ler os versículos 35 a 51. “35 No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos. 36 Quando viu Jesus passando, disse: ‘Vejam! É o Cordeiro de Deus!’ 37 Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram Jesus. 38 Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: ‘O que vocês querem?’ Eles disseram: ‘Rabi’ (que significa ‘Mestre’), ‘onde estás hospedado?’ 39 Respondeu ele: ‘Venham e verão’. Então foram, por volta das quatro horas da tarde, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia. 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido Jesus. 41 O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: ‘Achamos o Messias’ (isto é, o Cristo). 42 E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: ‘Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas’ (que traduzido é ‘Pedro’). 43 No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: ‘Siga-me’. 44 Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida. 45 Filipe encontrou Natanael e lhe disse: ‘Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José’. 46 Perguntou Natanael: ‘Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?’ Disse Filipe: ‘Venha e veja’. 47 Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: ‘Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade’. 48 Perguntou Natanael: ‘De onde me conheces?’ Jesus respondeu: ‘Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar’. 49 Então Natanael declarou: ‘Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!’ 50 Jesus disse: ‘Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa!’ 51 E então acrescentou: ‘Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem’”.
          Várias pessoas nesta leitura receberam e acreditaram no testemunho de João sobre a Palavra e começaram a seguir Jesus Cristo. Há três idéias repetidas nesta leitura: “Venha e veja”; “Creu e seguiu” e “Trouxe outro”. Pessoas como João, André, Pedro, Felipe, Natanael, que são pessoas que começaram a seguir Jesus, receberam a Sua Palavra e acreditaram Nele (vs. 12), e trouxeram outras pessoas.
          Eles vão aprender sobre o novo nascimento mais tarde (vs. 13). Primeiramente, João viu a verdade sobre Jesus (vs. 32-36) que Ele é o Cristo, o Filho de Deus. E ele trouxe duas pessoas para seguirem Jesus (vs. 37). Agora estas duas pessoas começaram a seguí-Lo (vs. 38). E Jesus disse: “O que vocês querem”? “Eles disseram, Rabi, (que quer significa Mestre) onde estás hospedado”?
          É interessante que no versículo 39 Jesus disse: “Venha e verão”. E eles viram onde Jesus estava morando. Agora no versículo 40, André irmão de Simão Pedro, um dos que haviam ouvido o testemunho de João, veio, viu, recebeu e acreditou no testemunho de Jesus, agora está trazendo uma outra pessoa para seguir Jesus. Quem foi (vs. 41)?
          Foi seu próprio irmão Simão (Pedro). Então Pedro veio, viu, recebeu, acreditou e seguiu. Nós não sabemos se ele trouxe mais alguém para seguir Jesus imediatamente. Mas nós vemos em Atos capítulo 2, quando Pedro pregou, três anos mais tarde, quase três mil pessoas batizaram-se no mesmo dia. Então Pedro trouxe várias pessoas a Cristo.
          A partir do versículo 43, Felipe também veio, viu, recebeu, acreditou e seguiu. E ele trouxe uma pessoa para conhecer Jesus. Quem foi? Foi Natanael. Agora Natanael acreditou em Filipe? Não. Leia a resposta dele no versículo 46: “Perguntou Natanael: ‘Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?’” Quando alguém não acredita na mensagem de Jesus, o que devemos falar para esta pessoa?
          Venha e veja” a Palavra de Deus com seus próprios olhos e você ficará convencido. Então Natanael veio, viu, recebeu, acreditou e seguiu (vs. 49). Algo aconteceu debaixo da figueira que somente Natanael e Deus sabiam. Jesus, sendo Deus, pela aparência, revelou o que aconteceu e isso convenceu Natanael. Talvez fosse uma oração dele. Pois ele disse: “Tu és o Filho de Deus, o Rei de Israel”.
          Natanael também trouxe outros para seguirem. Dá para deduzir isso porque ele é de Cana da Galiléia (João 21:2) e depois que ele começou a seguir Jesus, esta turma de discípulos foi para um casamento em Cana da Galiléia (2:1), o local onde os amigos de Natanael moravam. 
          Idéia extra: Em João capitulo 4 vemos está idéia repetida de novo. Leia João 4:5-42. Aprendemos sobre uma mulher samaritana que veio e viu Jesus no poço de Jacó, voltou para a cidade dela e disse: “Venham ver . . . o Cristo” (vs. 29). E muitos samaritanos daquela cidade creram Nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher (vs. 39).
          Nós precisamos aplicar o que estamos aprendendo. Nós estamos vendo Jesus, recebendo a Sua Palavra e aumentando a nossa fé Nele e procurando seguí-Lo. Quem nós vamos trazer para seguir Jesus?
          Agora vamos ler a conclusão do capítulo no versículo 51: 
          “E então acrescentou: ‘Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem’”.
          Na verdade o versículo 51 é a introdução para o resto do livro. Eu faço um desenho deste versículo na minha folha em branca (veja esboço simples). 


          Neste versículo, Jesus disse uma coisa que é difícil de entender na primeira leitura para alguém do século vinte um. O que você acha que isso quer dizer? 

          Tenho recebido várias respostas diferentes (oração, a volta de Cristo, etc). Uma coisa que ajuda compreender o que significa é lembrar com quem Jesus está falando. Jesus estava falando com Natanael. Natanael, que era judeu, sabia exatamente o que Jesus queria dizer, porque ele já ouviu isso antes. 

          Ele já lia esta profecia sobre o Messias na Bíblia desde criança na sinagoga. Vamos voltar e ler Gênesis 28:12-17.
          “12 E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 Ao lado dele estava o SENHOR, que lhe disse: ‘Eu sou o SENHOR, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado. 14 Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência. 15 Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi’. 16 Quando Jacó acordou do sono, disse: ‘Sem dúvida o SENHOR está neste lugar, mas eu não sabia!’ 17 Teve medo e disse: ‘Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus’”. 
          Esta é uma leitura que qualquer criança judaica conhece desde pequenininho. É uma repetição da promessa feita a Abraão que a sua descendência vai abençoar todas as nações. Em outras palavras, é uma profecia da vinda futuro do Messias. Jacó teve um sonho e viu algo. Qual é diferença entre Gênesis 28:12 no sonho de Jacó e João 1:51 e aquilo que Nathanael viu?

          Só existe uma diferença. Gênesis tem uma escada ao invés do Filho do homem. O ponto é quando os anjos saíram da presença de Deus no céu e foram para a terra, tinham de passar pela escada. A ilustração de João 1:51 é que Jesus é a escada, o único caminho para chegar da terra para a presença de Deus. 

          Em Gênesis 28:17 aprendemos mais sobre este lugar no topo da escada. É a porta do céu, a casa de Deus. Vamos voltar para o livro de João e ver estas idéias sobre Jesus a escada, caminho e porta para os céus. Leia João 14:6: 
          “Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim’”.
          Jesus é o caminho para Deus. Ninguém vem ao Pai, a não ser por Jesus. Temos que receber e obedecer todas as Suas palavras. Agora leia João 10:9-10: 
          “9 Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. 10 O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”. 
          Jesus é a porta para a salvação, não há outra. Agora João 1:51 faz sentido. Como os anjos estão subindo e descendo no Filho do homem, nós também temos que usar Jesus como a nossa única escada e única porta. Não há vários caminhos para o céu. (A frase “Filho do homem” é uma expressão que vem de Daniel 7:13-14. Mais uma profecia sobre o Messias. O Rei que vai sentar no trono para sempre se chama o “Filho do homem”.)

          Veja a Aplicação e Desafio da lição no esboço simples.
          O que aprendemos do livro de João é que o livro inteiro fala sobre Jesus Cristo, o caminho para a salvação. Se você tiver tempo leia todo o livro de João e começa a escrever todas as características de Jesus Cristo. Por exemplo: vida, luz, Deus, bom pastor, porta, ressurreição, entre outras palavras no livro de João que descreve quem Jesus é, para que possamos compreender e conhecê-Lo cada vez mais.
          Uma boa prática na sua leitura é anotar uma estrela “*” ao lado das verdades que você aprendeu pela primeira vez, anotar uma letra “A” ao lado das coisas que você precisa aplicar na sua vida e anotar uma marca de interrogação “?” ao lado das coisas que não entendeu.
          Continue a sua leitura, procurando estas idéias difíceis de entender até você encontrar num outro lugar repetido e a Bíblia vai explicar si mesma.
          Para terminar leia João 17:3:
          Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. O que é a vida eterna?
          A vida eterna é conhecer o Deus verdadeiro e Jesus Cristo quem Ele enviou. Leia de novo 1 João 2:3-4.
          3 Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. 4 Aquele que diz: ‘Eu o conheço’, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele”.
          Conhecer a Deus significa obedecê-Lo e guardar Seus mandamentos. Aquele que diz, eu conheço a Deus, eu sou religioso, mas não guarda Seus mandamentos, não acredita em Jesus. É um mentiroso. Eu não quero que ninguém seja mentiroso, então vamos obedecê-Lo, seguí-Lo, receber a Sua Palavra e acreditar Nele e assim seremos seguidores de Jesus. 
          Mateus 7:21 diz:
          Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”.
          Vamos aprender nas próximas lições qual é à vontade do Pai, para que possamos sair das trevas e entrar na luz e sermos salvos.
          EXTRAS: De vez em quando vai falar com alguém que não aceita Jesus como Deus ou como o mais importante. O seguinte vai te ajudar.
          1. Quando falar com alguém que insiste que Nossa Senhora é mais importante do que Jesus, leia: Marcos 9:1-7; Lucas 1:46-47; João 2:1-5; 6:45,68; Atos 4:12; 1 Timóteo 2:5 e Deuteronômio 18:15-18. Nestas leituras, Deus, Maria, Pedro, Jesus, Paulo e Moisés todos afirmam que devemos ouvir Jesus e mais ninguém.
          2. Quando falar com alguém que insiste que Jesus é uma criatura de Deus e não Deus,  estão pregando um outro Jesus (2 Coríntios 11:3-6) (como os da igreja Testemunha de Jeová), leia e compare os textos bíblicos sobre Deus e Jesus:

          DEUS PAI DEUS FILHO
          Ambos são eternos
          Salmos 90:2; Gênesis 21:33 Miquéias 5:2; Isaías 9:6-7; 7:14; Mateus 1:23
          Ambos são “Eu Sou”. 
          Êxodo 3:14 (ego eimi) Mt. 22:32 João 8:24,28,58; 13:19; 18:5-6 (ego eimi); Colossenses 2:9
          Ambos são o Criador.  
          Gênesis 1:1,26; Isaías 44:24 João 1:1-3 
          Ambos são Jeová (YHWH) 
          Isaías 40:3 Mateus 3:3 – YHWH tetragrama traduzida em algumas traduções como “Senhor” é usada para falar de Jesus. 
          Ambos são Deus 
          Isaías 43:10-11 Tito 2:13 
          Ambos são o Primeiro e o Último. 
          Isaías 44:6; 48:12; Apocalipse 21:5-6 Apocalipse 1:8,17-18; 3:14 
          Todos vão dobrar o joelho diante de Ambos 
          Isaías 45:23 Filipenses 2:5-11, Apocalipse 5:13 
          Ambos são o Santo 
          Isaías 30:15 Atos 3:13-15 
          Ambos são adorados 
          Romanos 1:25; Mateus 4:10 Mateus 2:11; 8:2; 9:18; 14:33; 15:25; 28:9;Atos 10:25-26; Êxodo 34:14 Apocalipse 22:8-9; 5:12-14 
          Ambos ressuscitou o corpo morto de Jesus 
          Atos 2:22-24 João 2:19-21 
          A igreja é de Deus que Ele comprou com Seu próprio sangue. 
          Atos 20:28
          Pode usar até a tradução (comentário) do Novo Mundo, feita pelas Testemunhas de Jeová. Quando há uma pequena diferença entre uma boa tradução e essa, compare o texto no grego e verá as inconsistências da tradução do Novo Mundo. Como por exemplo, em Mateus 4:10; 2:11; Apocalipse 22:8-9. Num lugar traduziram a palavra grega “adorar” para falar de Deus e na outra passagem como “prestar homenagem” para falar de Jesus.